Aedes aegypti, o mosquito que mudará o Brasil em 2016

Editorial
Typography

O Aedes aegypti, tão conhecido como transmissor da dengue, não é um bichinho novo no país. Há anos autoridades de saúde estudam e trabalham para exterminá-lo, mas ao invés de reduzir sua infestação, ele tem ganhado força, para não dizer que está vencendo a batalha contra os humanos. Antes, só aparecia no verão e proliferava-se em água suja. Hoje, está presente o ano todo e procria em água limpa.

A dengue já não é a doença mais perigosa causada pelo Aedes, embora mate. Hoje, o mosquito listradinho precisa ser exterminado por causar a chikungunya e transmitir o zika vírus. Este último talvez provoque a doença mais leve, porém pode deixar sequelas para o resto da vida, sobretudo em bebês.

Médicos, estudiosos e cientistas buscam alternativas para eliminar o mosquito e desenvolver vacinas contra as doenças transmitidas pela fêmea do Aedes. Se antes a preocupação com o zika vírus era apenas em mulheres grávidas, agora isso mudou, pois já é uma doença sexualmente transmissível.

De tempos em tempos surge uma praga. Já foi a gripe suína, gripe A, ebola e poliomielite. Atualmente a epidemia vem do listradinho. A solução para exterminar de vez o mosquito que mudará a história do Brasil é a união. Crianças, homens e mulheres precisam ficar atentos. Nada de criadouros. Os pneus dos carros, que tanto amamos, são um deles. Mas também há vasos de plantas, tampinhas de refrigerantes, piscinas...

Por que mudar o Brasil? A taxa de natalidade deve reduzir-se, pois quem planeja ter filhos vai pensar várias vezes, e muitas crianças nascidas nos próximos meses terão a microcefalia, sequela deixada pelo zika vírus.

Outro detalhe é a queda no turismo. O Brasil e Foz do Iguaçu vinham superando-se, recebendo mais turistas ano a ano. O que acontecerá nos próximos meses? Quem virá ao Brasil? E dentro do país, quem sairá de sua casa para visitar outros estados onde a incidência do mosquito é maior?

Vamos nos cuidar! Vamos nos unir! Vamos acabar com o Aedes!

 

e-max.it: your social media marketing partner