Por dentro de um carro da Stock Car

Esporte
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Piloto Valdeno Brito, paraibano radicado em Londrina, abre sua máquina para a reportagem da Revista Sobre Rodas

 

A carcaça é de um Chevrolet Cruze, mas só a carcaça. Um carro de Stock Car em nada lembra o sedã cupê da GM. Conhecemos de perto o carro #77 do piloto Valdeno Brito, paraibano radicado em Londrina há 12 anos, e ele nos explicou: "É um protótipo. A equipe recebe apenas a gaiola (chassi) e vai montando em cima".

A estrutura é em fibra de carbono, o que garante mais leveza e segurança.

Se no modelo de rua o Cruze entrega 150 cv, o carro de Valdeno entrega 550 cv. A velocidade máxima pode chegar a 270 km/h - ou 250 km/h, no Autódromo de Londrina - segundo o piloto. No momento em que visitamos o box da equipe Eisenbahn Racing Team, os mecânicos trabalhavam na melhoria do carro, após o primeiro dia de treinos livres. Por isso, bolsas ocupavam o espaço do motorista, simulando o peso do piloto, para garantir o melhor acerto.

"(Depois dos treinos) a gente faz reunião com chefe de engenharia sobre que direção tomar para o dia seguinte", explica o piloto.

Internamente, o carro em nada lembra um modelo de rua. Além de não ter bancos traseiros (claro), nada de manopla de câmbio. No lugar dela, duas barras - uma amarela e outra vermelha - controlam a firmeza da suspensão.

"São barras estabilizadoras", diz Valdeno. No painel, adesivos com a inscrição "Duro" e "Mole" indicam o sentido correto para cada ajuste.

As marchas são trocadas por aletas atrás do volante, os "paddle shifts", cada vez mais comuns nos carros de passeio. O volante é "pelado". Nas portas, que se abrem para cima, duas aberturas permitem a entrada de ar para refrescar a "sauna" em que pode se transformar o cockpit em um dia quente. Ontem (5), durante o treino classificatório, a medição apontava 49 graus no interior da cabine.

"Com o calor fica desconfortável e o desgaste do carro é maior também", garante Valdeno.

Detalhes

No site oficial da Stock Car é possível conhecer cada detalhe dos carros utilizados pelos pilotos nas pistas. 

Texto e Vídeo: Cecília França - Fotos: Divulgação

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