Goleada na abertura da Copa de Beach Soccer marca a estreia da nova quadra de futebol de areia da Vila A

Esporte
Typography

A nova quadra de futebol de areia da Vila A foi inaugurada com uma sonora goleada, na noite desta terça-feira (27), em Foz do Iguaçu. O duelo entre Os Intocáveis e São Roque, pela rodada inicial da Copa de Beach Soccer, marcou a estreia da nova cancha – que já pode ser considerada uma das melhores do Brasil e vai colocar a cidade no circuito nacional do futebol de areia. A construção do espaço teve a supervisão e o patrocínio da Itaipu Binacional. No placar, 8 a 1 para Os Intocáveis.

"Queremos que vocês aproveitem este momento, que é bastante importante para nós, da Itaipu, e também para o esporte da cidade, com a inauguração de um espaço que vai se tornar efetivamente uma referência para a modalidade, no município, no Paraná e até no Brasil”, disse o diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, um pouco antes de dar o pontapé inicial da partida. 

Segundo o dirigente da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) e da Federação Paranaense de Beach Soccer (Febespa), Alekssandro Fogagnoli, a nova quadra será utilizada em forma de comodato pela Federação Paranaense e vai sediar muitos eventos em Foz do Iguaçu. “Ela ficou perfeita. Segue toda a estrutura que a Fifa determina. Está preparada para receber qualquer campeonato de nível mundial.”

O torneio

A Copa de Beach Soccer, que inicia a programação esportiva da quadra, reúne 12 equipes de Foz do Iguaçu e continua até 9 de dezembro. Os jogos acontecerão ao longo da semana, após as 19h. Nos fins de semana, as partidas começam às 16h. 

A primeira fase reúne os 12 times em três chaves de quatro equipes, com jogos de todos contra todos. As partidas das quartas-de-final começam no dia 8 de dezembro, um sábado. A grande final está marcada para as 17h30 do dia 9, no domingo. Os finalistas participarão da Copa Paraná, em fevereiro de 2019, em Matinhos-PR.

Um dos favoritos ao título, Os Intocáveis (time da região da Vila C) chega com uma credencial de respeito: foi o campeão da 1ª Copa Foz do Iguaçu de Beach Soccer – competição que, em janeiro de 2017, aconteceu no primeiro endereço da quadra de areia construída pela Itaipu, no Gramadão da Vila A.

Um novo local, o mesmo bairro

As obras da nova quadra de beach soccer começaram em 27 de agosto com prazo de entrega de três meses. Elas foram coordenadas pela Divisão de Infraestrutura e Manutenção da Itaipu e teve um custo de cerca de 250 mil reais. A quadra tem uma área total de 31x43 metros, incluindo os 500 metros quadrados de alambrado e espaço para área técnica. Foram colocados 600 metros cúbicos de areia.

Os próximos investimentos no novo espaço serão a construção de arquibancadas e a colocação de postes de iluminação. Está prevista, ainda, a criação do paisagismo no entorno da quadra e a construção de infraestrutura fixa, como vestiário e banheiros para uso dos atletas e do público. 

A antiga quadra foi instalada no início de 2017, no Gramadão da Vila A, para receber a 1ª Copa Foz do Iguaçu de Beach Soccer, além de jogos da seleção brasileira. Após os campeonatos, a cancha ficou subutilizada. O pedido de mudança para o novo local foi feito pela Liga Iguaçuense de Futebol, considerando o novo endereço – entre as avenidas Gramado e Anhembi – mais adequado para a prática esportiva.

O futuro da quadra

Segundo Fogagnoli, a expectativa é de um calendário repleto de eventos na nova cancha. Ainda em 2018, nos dias 15 e 16 de dezembro, vai acontecer o desafio Costa Oeste x Costa Leste de Beach Soccer. As partidas vão colocar frente a frente a Liga Oeste de Beach Soccer, que reúne atletas de Foz e região, contra a Spartanos, de Matinhos, atual campeã paranaense, que representa os times do litoral. 

Para 2019, já estão previstos campeonatos regionais, o circuito paranaense, jogos escolares e universitários, além dos torneios de base, nas categorias 13, 15 e 17 anos. “Queremos utilizar a quadra para um projeto social, com uma escolinha de beach soccer”, acrescenta Fogagnoli. Segundo ele, será o primeiro projeto do CBF Social, braço de responsabilidade social da Confederação Brasileira de Futebol.

Fonte: Assessoria 

e-max.it: your social media marketing partner