Protetor solar para carro? Parece que já existe. Indústria lança produto que reduz o efeito solar

Lançamentos
Typography

Quem nunca entrou no carro e não conseguiu colocar as mãos no volante ou fechar a porta porque a maçaneta estava muito quente? Com certeza alguns mil iguaçuenses já passaram por essa experiência, principalmente os donos de veículos escuros. Pensando em reduzir a temperatura dentro dos carros a  indústria química, BASF, acaba de lançar uma linha especial de produto para aplicar no interior dos automóveis. Uma espécie de protetor solar. 

 

Um dos produtos é o Tinuvin® 880, um aditivo para plastico, um dos materiais mais usados hoje em dia na produção de automóveis, por conta de suas vantagens como peso reduzido, versatilidade no design do projeto e custos mais baixos. Essa solução proporciona resistência aos raios UV, bem como melhora na estabilidade térmica, crucial para aplicações em interiores. Ele também é projetado para melhorar as propriedades secundárias, relacionadas à produção industrial, eliminando defeitos como deposição no molde e pegajosidade superficial, mesmo em materiais que contenham antirrisco.

Para os carros escuros que absorvem mais a radiação solar, há dois produtos o Lumogen® Black e Sicopal® Black que reduzem o aquecimento indesejado dos tons escuros. Segundo a fábrica, em alguns casos é possível cortar quase pela metade o efeito da luz solar, o que significa uma diferença considerável, uma vez que a cor branca reflete 80% da luz solar visível enquanto a preta, apenas 5%. Esses pigmentos podem ser utilizados na pintura interna e externa dos plásticos e auxiliam ainda a manter a força da construção e a durabilidade do material, podendo ser responsáveis pela diminuição de cerca de 10º C da temperatura no habitáculo*.

Vale lembrar que as altas temperaturas exigem mais consumo combustível, especialmente em países tropicais com temperaturas altas, como o Brasil, uma vez que automóveis com cores escuras exigem mais energia do ar condicionado para chegar à temperatura ideal, o que influencia o consumo. 

 

e-max.it: your social media marketing partner