Carro automático ou manual? Entenda a diferença entre os dois sistemas no momento da revisão e manutenção

Lançamentos
Typography

Não é de hoje que a tecnologia tem provado que seu uso pode facilitar e muito a vida de quem dirige. Os carros automáticos são maioria nas ruas da Europa e Estados Unidos e no Brasil, tem ganhado cada vez mais adeptos. Entre prós e contras, os automáticos provam que o conforto de aposentar a embreagem também pode ser sinônimo de bons resultados tanto na estrada quanto nas vias locais. Mas, os automóveis manuais e automáticos tem diferenças que vão além do momento de dirigir, mas também na manutenção e revisão.

Por não precisar trocar de marcha, o automóvel que possui câmbio automático oferece maior conforto em congestionamentos, entretanto, em muitas vezes, a atenção em relação a manutenção precisa ser maior. Já o câmbio manual apresenta um gasto pouco menor de combustível, mas exige mais do condutor nas trocas de marchas. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o funcionamento de ambas opções, o coordenador dos Centros Automotivos Porto Seguro, Cláudio Cardoso, dá dicas dos cuidados necessários ao levar o automóvel para conserto e manutenção.

 

O cuidado do câmbio automático deve ser maior?

A atenção do nível de óleo de câmbio é essencial para o bom desempenho e também durabilidade da peça. A falta de cuidado pode resultar em falhas ou em danos maiores como quebra de alguns componentes. Nível baixo pode significar vazamentos, fique atento.

Pesa no bolso ter um carro com câmbio automático?

Depende, se as verificações quanto à sua utilização e manutenção forem respeitadas, o dono do carro não terá problemas. Contudo, se o condutor negligenciar esses cuidados, o custo de manutenção será significativo, iniciando, em média, a partir de R$ 4.000,00.

Pensando na utilização do combustível, a opção automática, quando bem utilizada, consome quase que a mesma quantidade de combustível de um veículo manual.

Como saber quais cuidados deve-se ter com o câmbio de um automóvel?

Todas as informações sobre o câmbio de um automóvel encontram-se no Manual do Proprietário, informa Cláudio. É ali que o motorista verifica com quantos quilômetros o carro deve ter para realizar a revisão e manutenção e para fazer uma possível substituição do lubrificante, por exemplo. Dessa forma, é essencial utilizar o material para consulta, evitando o risco de prejudicar a atuação da peça.

Além da manutenção do câmbio, que é diferente entre os modelos automáticos e manuais, existem outras diferenças na manutenção das demais peças do automóvel?

Apesar de terem diferenças por conta do mecanismo, a atenção em relação a revisão e a manutenção do carro é igual para ambos. “Ambos devem ser tratados da mesma forma no momento da manutenção ou revisão”, afirma Cláudio.

Outro ponto de atenção é o local onde seu carro passará pela manutenção. “É essencial levar seu veículo em oficinas especializadas, com profissionais qualificados, dessa forma o motorista garante um trabalho de qualidade e tranquilidade na condução”, finaliza.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner