Ar-condicionado pode interferir na saúde de motoristas e passageiros

Lançamentos
Typography

No Brasil e sobretudo na região da Tríplice Fronteira o ar-condicionado veicular é um item indispensável praticamente o ano inteiro, por conta das altas temperaturas em quase todas as estações. Em Foz do Iguaçu, no verão, a temperatura ultrapassa os 40 graus na sombra.

 

Também é item de segurança, já que cada vez mais pessoas preferem manter os vidros fechados quando o veículo está parado. Assim, mantê-lo em boas condições é essencial para que o sistema funcione com eficiência, evitando maus odores e, principalmente, protegendo a saúde dos ocupantes dos veículos contra contaminantes atmosféricos. 

Como já estamos entrando no período mais quente do ano, a tendência é intensificar o uso do ar-condicionado, por isso um item a ser observado é o filtro de cabine. Ele é responsável pela filtragem e purificação do ar no interior do veículo, pois absorve as substâncias nocivas presentes no ambiente, sobretudo em áreas com trânsito intenso. 

Conferir o estado do filtro e efetuar a troca periodicamente é imprescindível para a saúde, segurança e o bem-estar dos ocupantes dos automóveis. Para isso, é preciso certificar que os produtos tenha qualidade e tecnologia capazes de reduzir a concentração de partículas e resíduos cancerígenos derivados da combustão e do ar aspirado da atmosfera. A concentração desses poluentes é ainda mais alta no interior da cabine do veículo e chega a ser até seis vezes superior em relação ao ar externo. 

Saúde em foco 

Diretamente relacionados à qualidade do ar, que pode interferir na saúde dos motoristas e passageiros, os filtros de cabine contribuem para evitar possíveis complicações respiratórias, principalmente para quem passa horas no trânsito, portanto, é indicado conferir e trocar este componente conforme a recomendação das montadoras, o que poderá acontecer a cada 10 mil quilômetros, seis meses ou conforme indicado pela montadora. 

Vale ressaltar que o período de substituição do item pode variar de acordo com o local onde o veículo trafega. Em estradas de terra, por exemplo, as trocas do filtro de cabine devem ser mais frequentes.

Paralelamente a troca dos filtros, ao realizar a manutenção preventiva outras ações são importantes para garantir o pleno funcionamento do ar-condicionado e prevenir problemas de saúde, entre elas realizar a higienização do sistema. 

 

e-max.it: your social media marketing partner