Indústria automotiva reage e produção de veículos volta a crescer

Lançamentos
Typography

Tradicionalmente, a indústria automotiva tem impacto direto no comportamento da economia brasileira, dada a sua importância para o mercado nacional. Sua extensa cadeia de produção e a enorme quantidade de empregos que proporciona, diretos e indiretos, são fatores determinantes para o país, capazes de movimentar inúmeros outros segmentos industriais. Em 2017, o setor recuperou o fôlego e passou a acumular sucessivas altas na produção de veículos, principalmente no segundo semestre.

 

Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelam que, de janeiro a novembro de 2017, a produção de veículos cresceu 27,1% em relação a 2016. Foram 2,5 milhões de unidades produzidas, enquanto no mesmo período do ano anterior foi 1,6 milhão.

Um dos principais motivos para essa elevação foi a demanda do mercado externo e o consequente desempenho das exportações. Segundo levantamento do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), no acumulado de janeiro a outubro de 2017 as exportações de veículos registraram crescimento de 52,7% na comparação com o mesmo período de 2016. Essa movimentação foi responsável por gerar uma receita total de US$ 5,471 bilhões.

Ainda de acordo com o órgão federal, tal desempenho catapultou os veículos automotivos à liderança do ranking de exportações de produtos manufaturados no período e ao quinto lugar na lista de exportações totais do país.

e-max.it: your social media marketing partner