Testamos: Yaris XLS sedã é bom para estrada, ideal para a cidade

Lançamentos
Typography

Lançado em junho, o Yaris chegou como aposta da Toyota para enfrentar seus rivais hatches (Argo e Polo) e sedãs compactos (Virtus e City). A Sobre Rodas testou a versão sedã XLS, topo de linha da categoria. A briga é boa. O Yaris sedã é bom para estrada, ideal para a cidade. O carro foi cedido pela concessionária Zeni Motors, em Foz do Iguaçu. 

A versão XLS vem equipada com motor 1.5 flex e transmissão automática CVT de seis velocidade, o mesmo já consolidado Etios. A versão está sendo vendida por R$ 85 mil.

O conjunto do carro atende às exigências do mercado, pois os brasileiros estão mais criteriosos e conscientes. Querem carros confortáveis, rápidos, econômicos que servem tanto para viajar com a família como para o trânsito caótico do dia a dia. O Yaris sedã atende bem a essas necessidades. 

Com motor 1.5 com o sistema Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 110 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 14,9 kgfm, ele responde bem nas arrancadas, pois não basta ser rápido, precisa de torque no momento das ultrapassagens. A direção é leve, oferecendo mais conforto ao motorista. O piloto automático com borboletas no volante facilita a vida do motorista em viagens longas. Poder tirar o pé do acelerador por alguns minutos pode parecer besteira, mas com certeza não é. 

Mas o pacote de conveniência do Yaris não para por aí. Ele vem com ABS, sete air bags , vidros e travas elétricos, controle de estabilidade e de tração, assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, além de roda de liga leve de 15” e faróis de neblina. Ainda fazem parte do pacote descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC). Há a eficiente direção eletroassistida progressiva (EPS) que funciona em plena sintonia tanto com o motor  1.5 . Há ainda ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã).

Para viagem, ele é espaçoso. O porta-malas tem 473 litros no compartimento de carga. O tanque de combustível comporta 45 litros.

A grande sacada da Toyota é usar sua excelente reputação nos quesitos segurança, qualidade de produção e, principalmente, na mecânica com motores eficientes e suspensão bem ajustada para os nossos terrenos e estradas com muitas irregularidades e buracos. 

O computador de bordo conta com uma tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução e muitas funções. Um detalhe que chama a atenção é o resumo da viagem. O motorista consegue ver inclusive quanto gastou de combustível naquele trajeto e também durante o mês.

Visual 

O visual do Yaris Sedã XLS é moderno. Na frente, o destaque fica por conta dos faróis com desenho esportivo. Há ainda rodas de liga leve de 15” com acabamento Dual Tone (preto e prata) e pneus são 185/60, lanternas com LED, faróis de neblina e parachoque mais robusto. O acabamento de couro tanto nos bancos como no volante e portas dão um ar mais sofisticado que ganha mais glamour com o teto-solar. 

Outra característica do Yaris é o assoalho traseiro plano, que contribui para uma viagem mais confortável quando há três ocupantes nos bancos traseiros. 

O carro está disponível nas cores: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã. A garantia do Yaris é de três anos.

A Zeni Motors está localizada na Avenida Costa e Silva, 1555. O telefone é o (45) 3025-9000.

Abilene Rodrigues

 

e-max.it: your social media marketing partner