Elétricos e híbridos são as grandes estrelas do Salão de São Paulo: Zoe e LEAF já estão sendo vendidos  

Lançamentos
Typography

O que parecia muito distante, agora é real. Os veículos movidos a eletricidade e os híbridos (combustão e energia) são as grandes estrelas da 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. As 30 montadoras que expõem na maior feira do setor automobilístico do mundo apresentaram modelos 100% elétricos e outros híbridos.

A Lexus, afirmou que 100% da sua linha, é híbrida. A Renault e a Nissan anunciaram o início das vendas de seus modelos zero emissão: Zoe e LEAF. Já a Chevrolet prometeu a venda do Bolt para o início de 2019.

O evento foi aberto nessa quinta-feira (8) no São Paulo Expo, em São Paulo e prossegue até dia 18. A expectativa da organização é receber 700 mil visitantes.  Mas antes da abertura oficial, a reportagem do portal Revista Sobre Rodas participou das coletivas de imprensa. 

Zoe

Pioneira e líder na venda de veículos elétricos na Europa, a Renault já começou a vender o Zoe ao público em concessionarias: a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, por R$ 149 mil. 

Até então, o veículo era comercializado no Brasil somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão. O cliente que se interessar pode fazer a reserva no site www.eletricos.renault.com.br.

O compacto Zoe, possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.

LEAF

Já, o Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo, já pode ser reservado pela internet para clientes do Brasil, Chile e Colômbia. A primeiras unidades começarão a ser entregues no início de 2019, por R$ 178.400.

O processo de compra do Nissan LEAF será tão inovador quanto a tecnologia que o veículo incorpora, já que poderá ser iniciado online por meio da seleção do modelo através dos sites oficiais da marca em cada um dos países. 

No Brasil, os interessados em adquirir um Nissan LEAF podem acessar o site loja.nissan.com.br, selecionar a cor da sua preferência e fazer o pagamento da reserva com cartão de crédito Visa ou Mastercard.

O compacto está na segunda geração e desde seu lançamento em 2010 já foram comercializadas 365 mil unidades. O veículo tem 150cv de potência e 32,6kgfm de torque. Existem duas opções de conjunto de baterias, que fornecem autonomia de 320 ou 240 quilômetros. A recarga das baterias é feita em oito horas.

Bolt EV

O Chevrolet Bolt EV é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias. A média diária de rodagem do brasileira é de 40 km.

A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. No caso de um carregador semirrápido, uma hora garante 40 km de autonomia. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 145 km.

De acordo com os especialistas, até 2025 serão produzidos cerca de 20 milhões de veículos híbridos e elétricos.  

Abilene Rodrigues

 

 

e-max.it: your social media marketing partner