Foto: Marcos Labanca

Foz do Iguaçu terá alta ocupação na rede hoteleira no Natal e no Réveillon. Pesquisa realizada pelo Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região) revela que o setor terá melhor movimento dos últimos cinco anos em ambos os feriados.

Foto: Kiko Sierich

Mais de 200 pessoas entre entre empresários, guias de turismo, lideranças políticas e imprensa participaram na noite desta terça-feira (12) da inauguração do maior bar de gelo do mundo: o Dreams ice bar.  Com uma temperatura de  -11ºC o público pode se divertir na pista de dança de 150 metros quadrados. Ao todo o bar conta com 300 metros. 

O Dreams Ice Bar, considerado o maior bar de gelo do mundo, será inaugurado na próxima terça-feira (12), às 20h30. O bar gelado, integrará o “Complexo Foz do Iguaçu Park Show”, que, hoje, já conta com outras quatro atrações: Vale dos Dinossauros, Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Super Carros e, recebe cerca de 300 mil visitantes por ano.

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior conjunto de quedas d´água do planeta, está prestes a bater seu próprio recorde de visitação. A marca deve ser atingida nesta quarta quarta-feira, 6 de dezembro. A maior visitação foi registrada em 2015, 1.642.093. Até esse domingo, 3, 1.633.091 pessoas já haviam visito a reserva este ano. 

A magia do Natal começa em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (30) com a iluminação das principais avenidas, da Praça da Paz e do Gramadão da Vila A, além de uma programação recheada de atrações. A primeira apresentação será do auto de Natal da Companhia Arte & Manha, de Guarapuava, e prossegue até dia 22 de dezembro. 

O Iguassu Convention & Visitors Bureau elegeu sua nova Diretoria e Conselhos para o biênio 2018/2019. Jaime Nascimento assume a presidência a partir de 1º de janeiro, tendo como vice-presidente Paulo Angeli. A eleição da chapa única foi durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 16 deste mês no Recanto Cataratas Resort & Convention.

Altino Voltolini, que esteve na presidência nos últimos dois anos, passa a ocupar o cargo de diretor-administrativo do Instituto. Em seu discurso, ele agradeceu ao apoio dos mantenedores, diretores e conselheiros e lembrou que “a gestão foi num momento delicado econômico e político, tanto na cidade, quanto no País e no mundo, nem por isso deixamos de lutar, de buscar e de fazer”. O atual presidente elogiou o desempenho da equipe executiva do Iguassu CVB e se diz confiante no trabalho da próxima gestão, pois “Foz do Iguaçu tem um potencial muito maior”, pontuou.

Integração

À frente da Chapa Integração, Jaime Nascimento é formado em Ciência da Computação, porém nos últimos anos tem dedicado seu conhecimento e experiência em gestão pública e de projetos para o desenvolvimento regional, sobretudo no que diz respeito ao turismo. Entre elas estão o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz), Programa Oeste em Desenvolvimento e Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar). Até o mês de dezembro, ele responde pela coordenação do Complexo Turístico Itaipu, do qual foi um dos responsáveis por sua implementação. Nascimento foi Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e diretor-técnico da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI).

Segundo Jaime, o Iguassu CVB desenvolve um trabalho com grande repercussão para a cidade e também há um grande número de associados que tem no Iguassu CVB uma ferramenta importante para o desenvolvimento do destino. “A marca da gestão nesses próximos dois anos à frente do Iguassu CVB será de integração. Vamos permanecer unidos e com o Projeto Visão Iguaçu, que auxiliará no planejamento de ações do Destino Iguaçu para os próximos dez anos, vamos avançar ainda mais a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu”, declarou. 

Composição

A Diretoria ficou composta da seguinte forma: Presidente, Jaime Nelson Nascimento – Fundação PTI; vice-presidente Paulo Angeli – De Angeli Feiras e Eventos; diretora-financeira, Jurema Fernandes – Parque das Aves; diretor-administrativo, Altino Voltolini – Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention; diretor de eventos, Giovani Rafagnin – Rafain Palace Hotel & Convention; diretor de visitors, Adélio Demeterko – Cataratas do Iguaçu S/A; diretor de relacionamento, Fernando Martin – Martin Travel.

Conselho Deliberativo: Eduardo Bressane, Belmond Hotel das Cataratas; David de Brito, Hotéis Bourbon; Wellington Estruquel, Mabu Hotéis & Resorts; Carlos Silva, Hotel Rafain Centro; Felipe Gonzalez, Natural Travel; Licério dos Santos, All Brazil Tours; Manuele Fritzen, Continental Inn Hotel.

Conselho Fiscal: Nilson de Nadai, Hotel Nadai; Jaime Mendes, Del Rey Hotel; Fernando Coutinho, Espaço das Américas S/A e Moacir Domingos dos Santos, Projeto Stands.

Participaram da assembleia, mantenedores da instituição. O encontro também marcou a apresentação do diretor-executivo Basileu Tavares, que expôs o plano de ações do Iguassu CVB para o próximo ano.

 Fonte: Assessoria

Foz do Iguaçu ganhará o maior bar de gelo do mundo. O “Dream sIce Bar”, previsto para ser inaugurado na primeira quinzena de dezembro, integrará o “Complexo Foz do Iguaçu Park Show”, que, hoje, já conta com outras quatro atrações: Vale dos Dinossauros, Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Super Carros e recebe cerca de 300 mil visitantes por ano.

O fim de semana foi bastante movimentado e teve arquibancadas lotadas no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) com a realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Mais uma vez o Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo), realizou pesquisa para avaliar o perfil do público.

Durante sábado e domingo (11 e 12 de novembro) foram entrevistadas mais de 1,1 mil pessoas e os resultados mostram aumento de turistas de quase 50% em relação ao último levantamento de 2015, representando 2/3 do público presente no local este ano. Na comparação do mesmo período, o número de visitantes estrangeiros que assistiram à corrida em São Paulo aumentou 42%.

Para o presidente da SPTuris, David Barioni, o GP Brasil é um dos eventos mais importantes para o turismo da cidade. “Está entre os top três eventos, juntamente com o Carnaval e a Parada LGBT. Os três têm características e público com perfil bastante diferente, o que é ótimo, porque movimenta todos os tipos de estabelecimentos da cadeia turística da capital paulista”, diz. Segundo estimativa do Observatório, o GP Brasil de 2017 movimentou cerca de R$ 280 milhões na cidade com turismo.

Estrangeiros ficam mais tempo

Em relação à permanência média, os visitantes brasileiros continuaram ficando três dias na cidade. Já os turistas estrangeiros tiveram um aumento de 3,4 dias em 2015 para 3,9 dias este ano.

Além disso, os meios de hospedagem apontaram uma tendência na procura por opções a preços mais acessíveis, já que a procura por hostels teve aumento de quase 100% na comparação entre 2015 e 2017, passando de 1,5% para quase 3%. Para aqueles visitantes que moram mais perto, a escolha pelo “bate-volta” subiu de 20% para 27%.

Mais mulheres

Já o perfil do público geral teve um representativo aumento de mais de 100% na presença de mulheres em relação a 2015, e passaram de 11,6% para 23,6% do total. Ainda assim, as características principais das pessoas que vão ao GP Brasil de Fórmula 1 são:

Homens – 76,4%

Idade média de 30 a 39 anos – 36,6%

Grau de instrução superior completo – 61,9%

Renda familiar entre 7 e 12 salários mínimos – 53,2%

Fonte: Assessoria 

Hoje é dia de participar da mobilização mundial que celebra a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, há seis anos. O #CataratasDay2017 convida pessoas de todos os lugares do planeta a postarem fotos no atrativo acompanhadas de #cataratasday2017.