Turismo em alta: Refúgio de Itaipu vai atender turistas em dia extra

Turismo
Typography

Época de férias é época de visitar os atrativos da usina de Itaipu. E os turistas estão fazendo “bombar” o movimento no local. A demanda tem sido tão grande neste mês, que o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) vai abrir na próxima segunda-feira (24), em quatro horários extras: 9h30, 10h30, 14h30 e 15h30.  Normalmente, às segundas, o espaço fica fechado para manutenção.

 

Os números ainda não foram fechados, mas o Complexo Turístico Itaipu (CTI) estima que o aumento tem sido de quase 25% a mais quando comparado com o mesmo período de 2016. Neste final de semana, o RBV vai ficar lotado.  Todas as reservas foram vendidas.

Quem aproveitar “esse dia a mais de visitação” na segunda-feira, terá a oportunidade de conhecer a oncinha mais pop-star da unidade de conservação.  Ela é a primeira onça nascida no local. Há uma campanha na fanpage da Itaipu Binacional para a escolha do nome dela. Essa é a última etapa do concurso iniciado no dia 27 de junho. Cinco estão no páreo: Amora, Bela, Cacau, Gaya ou Jade. A votação vai até 31 de julho, às 17h, pelo link https://goo.gl/forms/0qPnive9LF2cD1WB2. O anúncio do nome vencedor será feito no dia 1º de agosto.

Para segunda-feira, foram abertos os quatro horários, mas o CTI poderá repetir a mesma operação na próxima semana. Desde o nascimento da oncinha, que tem pouco mais de seis meses, o local tem cada vez mais caído nas graças dos turistas e moradores da região. Os preços promocionais e as campanhas de incentivo à visitação também têm colaborado para o aumento da procura.

Turismo: usina oferece opções

A Itaipu Binacional é o segundo destino turístico mais importante da região, só perde para o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu.

Em 2016, as atrações turísticas da usina receberam 954.572 pessoas, estabelecendo novo recorde de visitação. O número contempla as visitas turísticas e institucionais, das margens brasileira e paraguaia.

Neste ano de 2017, as perspectivas continuam altas: em junho, por exemplo, o número de turistas foi 27,8% maior do que em igual período do ano passado.

No lado brasileiro, a responsabilidade para administrar o setor é do Complexo Turístico Itaipu (CTI), vencedor em 2016 na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), um dos mais importantes do mundo.

Moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu têm isenção total ou parcial da tarifa na maioria dos passeios. Crianças menores de 6 anos de idade e pessoas com deficiência física também não pagam.

O passeio mais procurado é a Visita Panorâmica, que leva o visitante pelos principais pontos da usina, incluindo uma parada no Mirante Central. No local, é possível ter uma ampla visão da barragem de aproximadamente oito mil metros de extensão e 196 metros de altura.

Se o interesse é conhecer a usina por dentro, há a opção do Circuito Especial, que foi premiado pelo Ministério do Turismo como uma das melhores práticas em atrativos turísticos do País. Nele, o visitante pode observar o eixo da turbina em plena operação, gerando energia para milhões de brasileiros.

Há também opções para quem prefere um contato mais próximo com a natureza, como o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), unidade de conservação mantida pela binacional e que reúne parte da rica biodiversidade da região.

No passeio, o visitante pode conhecer o recinto das onças-pintadas (e chegar bem perto do animal) e o recém-inaugurado viveiro coletivo de harpias, o único do mundo em que várias aves da espécie dividem o mesmo espaço. A harpia (Harpia harpyja) é um dos maiores e mais fortes gaviões do planeta.

As atrações do Completo Turístico Itaipu incluem ainda a Iluminação da Barragem, o Ecomuseu, o Polo Astronômico e o Porto Kattamaram, que oferece um belíssimo passeio pelo Lago Itaipu.

Como visitar

Mais informações e reservas de passeios turísticos na usina podem ser obtidas no site do Complexo Turístico Itaipu (www.turismoitaipu.com.br) ou pelos telefones 0800 645 4645 e 55 45 3529-2892.

Fonte: Assessoria 

e-max.it: your social media marketing partner