Diretor da Itaipu e três iguaçuenses são investidos cavaleiros da Ordem de Santiago

Turismo
Typography

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, foi investido cavaleiro da Ordem do Caminho de Santiago, durante o 17º Capítulo Extraordinário da Ordem, realizado no sábado (16), no Hotel Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu.

O ato solene da instituição ocorre duas vezes ao ano, uma na Espanha e uma em outro país, mas pela primeira vez, a investidura de damas e cavaleiros aconteceu no Brasil.

Junto com Stamm, outros 18 cavaleiros e damas de vários países da América Latina receberam a honraria. Entre eles, três iguaçuenses: os empresários Altino Voltolini e Armando Nasser e o coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli.

A mãe do ex-diretor geral da Itaipu, Léa Leone Vianna foi investida dama da Ordem, que teve como padrinho, o filho Luiz Fernando Vianna. Vianna recebeu a honraria em 2017, em Ourense, na Espanha. O primeiro representante da Itaipu a ser investido cavaleiro foi Gilmar Piolla, em 2015, na época, Superintendente de Comunicação Social.

Entre outras exigências, para receber o título, o cavaleiro precisa se comprometer, a pelo menos uma vez na vida, percorrer um dos Caminho de Santiago, na Espanha, como peregrino.

Segundo o vice-presidente da Ordem, Alejandro Carballo Rubin, Stamm foi escolhido por ser um mobilizador. Pelo trabalho que vem fazendo em prol da comunidade da região, como diretor da Itaipu Binacional. “Para ser dama e cavaleiro é preciso acima de tudo, ter a capacidade de superar as dificuldades e espírito preparado para ajudar o próximo. Princípios dos peregrinos que fazem o caminho”, afirmou Rubin.

“Receber uma honraria como essa nos faz querer ser uma pessoa ainda melhor e mais justa. Quero continuar no caminho do bem. Agora, com ainda mais responsabilidade. Pensando em como posso colaborar para uma sociedade com mais amor, tolerância e paz”, disse Stamm.

A solenidade encerrou as atividades da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar (Termatalia), que também, pela primeira vez, aconteceu no Brasil.

Critérios

A Ordem é um clube exclusivo, com menos de mil integrantes, representando 25 países. 

Para se tornar membro é preciso ser indicado por um integrante da instituição, avaliado por dois cavaleiros e aprovado por todo o conselho.

Caminho de Santiago

Os caminhos de Santiago são percursos que os peregrinos fazem para chegar a Santiago de Compostela e poder venerar as relíquias do apóstolo Santiago. Desde o período medieval os percursos são muito concorridos. Inclusive por brasileiros. Em 2017, dos 300 mil peregrinos de 160 países que chegaram a Compostela, 5.100 eram brasileiros. Os caminhos têm em média 100 quilômetros.

Abilene Rodrigues

Fotos: Adenésio Zanella

e-max.it: your social media marketing partner