O presidente Sindhotéis, Carlos Silva, assumiu a presidência do Fundo Iguaçu (Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu). O novo compromisso confirma a representatividade da entidade no município. O ato foi durante reunião dos representantes da Gestão Integrada do Turismo na última sexta-feira. Participou, também, a vice-prefeita Ivone Barofaldi.

Carlos Silva substitui o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que vai continuar no Fundo Iguaçu, principalmente para acompanhar alguns dos projetos mais importantes desenvolvidos ao longo do período de seis anos em que ele ficou na presidência. Carlos Silva disse que o Fundo “não é do Carlos nem é do Piolla, é da cidade”. E que, “com Piolla nos auxiliando, podemos fazer muito mais”.

 

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, passou nesta sexta-feira (11) à noite o cargo de presidente do Fundo Iguaçu para Carlos Silva, que vai acumular com a presidência do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhotéis).

 Em artigo, Piolla fez um balanço das atividades e conquistas do Fundo Iguaçu desde sua criação.

Foz do Iguaçu, no Paraná, é um dos dez destinos turísticos mundiais em alta para 2016, de acordo com o site de viagens Trip Advisor, que publicou nesta terça-feira os vencedores do prêmio Travelers' Choice — Destinos em Alta. Foz é o único representante brasileiro na lista. Da América do Sul, também aparecem Cartagena, na Colômbia, e Lima, no Peru.

A lista foi feita a partir de um algoritmo utilizado pelo Trip Advisor, que mede o aumento, ano a ano, do número de avaliações positivas dos viajantes e o interesse demonstrado em atrações, acomodações e restaurantes de destinos do mundo inteiro. Essa avaliação mostra que o interesse por Foz do Iguaçu aumentou 34% este ano.

Repercussão

A lista dos destinos em alta repercutiu na imprensa mundial. O weblog Mashable, dos Estados Unidos, por exemplo, que tem 50 milhões de visualizações por mês e é considerado um dos melhores blogs noticiosos do mundo, diz que a relação dos destinos premiados permitirá que o viajante “encontre um lugar perfeito para as férias”.

O texto classifica Foz do Iguaçu como um “destino deslumbrante” e informa que as Cataratas do Iguaçu, “uma verdadeira maravilha natural do mundo”, são acessíveis tanto pelo Brasil como pela Argentina. Informa, ainda, que “são cerca de 275 cachoeiras ao longo da fronteira dos dois parques nacionais: o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, Argentina, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, Brasil”.

América do Sul

Na relação feita pelo Trip Advisor apenas para os destinos da América do Sul, Foz do Iguaçu ficou terceiro lugar, atrás de Cartagena, na Colômbia, e de Lima, no Peru. Na lista, estão ainda Medellin, Colômbia;  Ubatuba, Brasil; Ushuaia, Argentina; El Calafate, Argentina; Montevidéu, Uruguai; Pucon, Chile; e Valparaiso, Chile;

Já na lista mundial, Foz do Iguaçu é o único destino brasileiro e conquistou o 10º lugar. Veja a lista completa:

 1. Tulum, México

 2. Cartagena, Colômbia

 3. Porto, Portugal

 4. Gatlinburg, Tennessee (EUA)

 5. Moscou, Rússia

 6. Brighton, Inglaterra

 7. New Delhi, Índia

 8. Banff, Canadá

 9. Lima, Peru

 10. Foz do Iguacu, Brasil

 

Fonte: Assessoria

 

Foto: Marcos Labanca

A região trinacional entre a Argentina, Brasil e Paraguai viveu um verdadeiro congraçamento na entrega do 1º Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca. Moradores de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, de diversas nacionalidades, celebraram o turismo homenageando as personalidades e as boas práticas corporativas, ambientais e sociais desenvolvidos nos três países. 

O grande momento da noite de gala na última sexta, no Wish Resort Golf Convention, foi o anúncio dos cases avaliados pela comissão composta por diferentes entidades das três fronteiras e um júri externo. Também foi anunciada a lista das dez personalidades brasileiras, quatro argentinas e cinco paraguaias, com contribuição relevante para o desenvolvimento do setor.

Os projetos do Amérian Portal del Iguazú Hotel (AR), Parque das Aves (BR) e Reserva Privada Maharishi (PY) venceram na categoria Compromisso Ambiental. Duty Free Shop (AR), Parque Tecnológico Itaipu (BR) e Camara de Empresarios de Ciudad del Leste (PY) tiveram seus projetos sociais eleitos na categoria Compromisso Social.

Já na categoria Inovação, os ganhadores foram os projetos da La Toscana Trattoria (AR), Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (BR) e Jesuitas Plaza (PY). E em Projeto Integrador, os eleitos foram a Feira de Artesanías del Mercosur (AR), o Festival de Turismo das Cataratas (BR) e a Fundación Moisés Bertoni (PY).

Personalidades

Os homenageados na categoria Personalidade do Turismo, no Brasil, foram Ademilde da Rosa Morales, Alex Peter Schorch, Anna-Sophie Helene Croukamp, Carlos Silva, Felipe Gonzalez, Gilmar Piolla, Jaime Nascimento, Maria José Portinho, Paulo Angeli e Vilson dos Santos. 

 

Os homenageados da Argentina foram Claudio Alvarez (Iturem), Lilian Zakidalski (Vinoteca Oda), Patricia Durán (Turismo Cuenca del Plata) e Otto Waidelich (La Aripuca). E no Paraguai: Aberto Cabrera (Amaszonas), Natalia Ramirez Chan (Codeleste), Faisal Hammoud (Monalisa), Oscar Sanchez (Aqua Parana Tour) e Víctor González Acosta (arquiteto).

A indicação dos nomes, com posterior votação na primeira etapa para a categoria de pessoa física, ocorreu pela internet de setembro a novembro. O 1º Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca prestou uma homenagem ainda aos “Amigos da Fronteira”, com a entrega de um troféu para o governador argentino da província de Misiones, Maurice Fabián Closs, o Sebrae PR, o IDESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras) e a Revista 100 Fronteiras, do Brasil, e a DTP Tour Operator (Desarrollo Turístico Paraguayo), a Lleva Tour Operator e a Mavani Tour Operator, do Paraguai.

O que é?

O Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca é uma realização do POLOIGUASSU em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Paraná Turismo, o Ente Municipal de Turismo de Puerto Iguazú (Iturem) e a Senatur, de Ciudad del Este. A Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Fundo Iguaçu são apoiadores.

 

Patrocinadores – O evento não teria o alcance e a importância que teve para a difusão das boas práticas inscritas das empresas e instituições participantes e o reconhecimento das personalidades da região sem o apoio de nossos patrocinadores. 

A Cataratas S/A, o Duty Free Shop e o Fundo Iguaçu foram patrocinadores na categoria “Cedro” do evento. O Parque das Aves, a Frontur e o Iguassu Convention & Visitors Bureau também patrocinaram o evento, na categoria “Ipê”. E na condição de patrocinadores “Erva-Mate” estiveram o La Rueda Restaurante, Loumar Turismo, Hotel Del Rey, Dy Produções Artísticas, El Quinco Del Tio Querido, Foz Outdoor, Aripuca e Caracol Internacional.

 

Foto: Nilton Rolin

A tradicional chegada do Papai Noel, seguida de queima de fogos, abrirá, às 20h desta sexta-feira (27), a programação do Natal das Cataratas 2015, em Foz do Iguaçu. O evento deve atrair milhares de pessoas à Praça do Mitre até o dia 23 de dezembro. 

A abertura das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atraiu um público recorde à usina. Até as 17h deste domingo, 22, mais de 10 mil pessoas passaram pela atração. A vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. Essa água é excedente, isto é, não pode ser usada para a geração de energia elétrica, porque o reservatório está no nível máximo.

Nos dois lados do atrativo, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens o vertimento nas três calhas. A cena rara que não ocorria havia mais de quatro anos, virou uma grande atração.

Munidos de câmaras fotográficas, smartphones e paus de selfies, cada um procurava o melhor espaço para garantir o ângulo perfeito, mas o que importava mesmo era caber na foto.

Comunidade em peso

 Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. Para atender ao grande fluxo de visitas foram colocados ônibus extras. A procura superou a expectativa. Para o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu, o movimento surpreendente deste domingo mostra uma grande aproximação de Itaipu com a região.

“A cada evento, os moradores têm comparecido em grande número. Organizamos uma logística especial para atender turistas e moradores de Foz e região. Mais de 25 ônibus foram mobilizados para fazer o leva e traz das pessoas do Centro de Recepção de Visitante até o mirante do vertedouro”.

Emoção revivida

 O aposentado Ivo Santos, que trabalhou durante 35 anos na usina e viu pela primeira vez o vertedouro aberto, em 1982, fez questão de trazer a família inteira para assistir ao vertimento com três calhas abertas. Acompanhado da mulher, Cristina, da filha, Keila, do genro, Fábio, e do netinho, Pedro Otávio, ele reviveu um pouco aquele acontecimento.

“É como se eu tivesse voltado no tempo. Naquela época, eu estava trabalhando e foi bem impactante, ver aquele vertimento. Hoje, estou aqui com a minha família reunida, é uma emoção diferente, mas Itaipu sempre no surpreende, ainda mais numa oportunidade como essa. Não poderia perder”, afirmou Ivo.  A filha disse: “É uma grande emoção estar aqui com o meu pai, que trabalhou tantos anos nessa empresa. Já tínhamos vindo aqui para passear, mas nunca tínhamos tido a sorte de ver as três calhas abertas. É incrível”. Dona Cristina resumiu: “Sou apaixonada por Itaipu”.

Muito mais bonito ao vivo

Para a cirurgiã dentista Luciana Mattias, de Foz do Iguaçu, que viu na fanpage da Itaipu a informação de que o vertedouro estaria com as três calhas abertas, esse era um convite irrecusável para visitar o atrativo. Acompanhada da filha, Amanda, veio assistir ao espetáculo e ficou maravilhada. “Achei que seria uma oportunidade única. Não queria perder de jeito nenhum e valeu muito a pena.” Amanda complementou: “ Não imaginava a força da água. De perto é bem diferente do que ver pela televisão ou em fotografia. Ao vivo é muito mais bonito”.

O corretor Rudinei Carboni, a esposa, Vilma, e o afilhado Samuel, também aproveitaram o domingo de atração no vertedouro para um passeio em família.  Eles nunca tinham visitado a usina de dia – só foram em um evento à noite. Eles ficaram maravilhados com o espetáculo das águas. Desde que souberam que o vertedouro estaria com as três calhas abertas, se programaram para ver o atrativo. Até deixaram outros compromissos para trás, mas não se arrependeram. “A gente não sabe quando isso vai voltar a acontecer, melhor é garantir agora”, disse Vilma. Os três adoraram o passeio.

A turista alemã Annelie Heyn, que está visitando o Brasil pela primeira vez, está encantada com o País. “Eu não podeia estar mais feliz, além de encontrar tanta gente hospitaleira, tenho a sorte de vir para a Itaipu num momento raro como esse. É maravilhoso. Vou recomendar esse passeio para todos que conheço”, disse.

Vertimento

 A Itaipu abriu as três calhas neste domingo para testes operacionais. O vertimento começou às 10h e prosseguiu até pouco mais das 14h. O máximo de vertimento chegou a 11.158 metros cúbicos de água por segundo, pela manhã. A vazão permanece em uma das calhas pelo menos pela próxima semana. Em condições normais de operação, a abertura de três calhas só acontece com vertimento acima de 30 mil metros cúbicos de água por segundo.

Turismo Itaipu

 A usina de Itaipu é uma atração por si só, um passeio que vale a pena ser feito em qualquer época do ano.  Outras informações podem ser conferidas no site https://www.turismoitaipu.com.br/pt/ingressos

Fonte: Assessoria

Foto: Marcos Labanca

O Parque Nacional do Iguaçu realizará duas edições do Passeio da Lua Cheia em novembro, na sexta (27) e no sábado (28). O ingresso on-line para a atividade noturna já pode ser adquirido pelo site da Cataratas do Iguaçu (www.cataratasdoiguacu.com.br). O participante também tem a opção de compra do tíquete nas bilheterias da unidade no dia da visita.

Foto: Beto Issa/ GP Brasil

O Observatório de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de divulgar os resultados do levantamento realizado durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que aconteceu neste domingo no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. Foram realizadas mais de 1,2 mil entrevistas com uma equipe de 16 pesquisadores em vários setores do circuito.

Com a proposta de marcar o dia 11 de novembro, data em que, há quatro anos, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, o Brasil e a Argentina lançaram a campanha "CataratasDay", com dois grandes objetivos: impactar 50 milhões de pessoas pelas mídias sociais, no mundo inteiro; e bater o recorde brasileiro de selfies (autorretratos), em um mesmo dia, num único atrativo turístico. O recorde será auditado por fiscais do RankBrasil – Sistema de Homologação de Recordes Brasileiros.

Centro de Capacitação

O Sindhotéis parabeniza os profissionais dos meios de hospedagem e gastronomia pelo Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro, comemorado nesta segunda-feira, 9. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região destaca nesta data festiva a importância de empresários e trabalhadores de setor para o desenvolvimento do turismo local e regional.

Gestores de entidades ligadas ao turismo de negócios e eventos, o Turismo MICE, operadores de turismo, autoridades e empresários ligados do setor em Cascavel têm encontro marcado no próximo dia 9, no escritório do Sebrae/PR no município. Ocasião que vai marcar a primeira edição do Seminário de Turismo Cascavel MICE, evento que prevê palestras, painéis para troca de experiências e, ainda, a apresentação de estudo da demanda do setor no Paraná e em Cascavel.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR Nara Regiane Pick, o seminário deve reunir cerca de 60 pessoas, ‘atores’ ligados ao turismo de negócios e eventos da cidade. “Será um grande evento técnico preparado com ações de capacitação e integração dos atores turísticos cascavelenses. A ideia é discutir sobre o setor e sobre as novas possibilidades de geração de negócios em nosso destino”, enfatiza.

Sobre a importância de Cascavel sediar o encontro, a consultora destaca que estão o aperfeiçoamento do setor na cidade e o intercâmbio de experiências. “Além da integração, queremos promover a aproximação de empresários e lideranças de entidades daqui com outros destinos que são referência nacional no MICE. Desta forma, unidos, poderemos identificar e discutir o desenvolvimento do setor”, contextualiza a consultora do Sebrae/PR.

A expectativa para o evento é grande por parte dos empresários. Felipe Casagrande, empresário do setor hoteleiro em Cascavel, já garantiu sua participação no encontro. “É muito bom que tenhamos eventos como estes, que trazem pessoas de renome e com vasta experiência para nos aprimorarmos cada vez mais, trazer mais fôlego e novas ideias. Espero aproveitar bastante, visto que, além de tudo, terei a presença dos palestrantes em estadia no meu hotel”, comenta Casagrande.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas limitadas. Interessados podem confirmar presença por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (45) 3321-7057, com Gisele Bridi. Informações adicionais estão disponíveis no site www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Seminário-de-turismo-Cascavel-MICE.

Fonte: Assessoria

:: 

 

 

Em Cascavel, o evento também conta com o apoio das empresas participantes do Projeto Cascavel MICE, da Prefeitura Municipal de Cascavel por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Conselho Municipal de Turismo de Cascavel (Comtur) e do Cascavel Convention & Visitours Bureau (Cascavel CVB).