Foto: Nilton Rolin

A Itaipu Binacional está no clima dos Jogos Olímpicos 2016. O turista que visita a usina poderá ver de pertinho, fazer fotos e até tocar um exemplar da Tocha Olímpica, que Foz do Iguaçu recebeu nos dias 30 de junho e 1º de julho. A tocha foi fixada num pedestal, instalado no Mirante Central, o principal ponto de parada dos ônibus que percorrem o circuito turístico da usina.

Foto: Rubens Fraulini

Os atrativos turísticos de Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai, receberam 390.303 visitantes no primeiro semestre deste ano, volume 6,42% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O número contempla as visitas institucionais e turísticas de ambos os países.

O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (5), pela Assessoria de Comunicação Social de Itaipu, área gestora do turismo na usina.

Apesar da retração na economia brasileira, o balanço mostra que o setor segue fortalecido na região. A Visita Panorâmica, por exemplo, responsável pelo maior movimento no complexo turístico, recebeu 167.286 visitantes, ante 165.527 do primeiro semestre de 2015 – variação positiva de 1%.

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, avalia que as campanhas de divulgação do turismo na usina e do Destino Iguaçu ajudaram a impulsionar a visitação. Uma delas foi veiculada no início do ano, com forte impacto nas redes sociais – um vídeo relacionando oito motivos para o turista visitar Itaipu.

A outra campanha, “Meu Refúgio”, que continua sendo veiculada, é direcionada à divulgação do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). Estrelada pelo alpinista iguaçuense Waldemar Niclevicz, a ação convida o turista a plantar uma semente de árvore nativa e a participar do maior programa de reflorestamento do mundo realizado por uma usina hidrelétrica.

O resultado foi um salto de 30,87% na visitação do refúgio neste semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os destaques são os visitantes dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu (acréscimo de 53,13% em relação ao primeiro semestre de 2015) e estrangeiros (54,09% a mais).

No lado paraguaio, a reabertura do Museu da Terra Guarani, em Hernandárias, também ajudou a elevar a visitação da usina. O atrativo permaneceu fechado no ano passado para reforma e voltou a receber turistas neste ano.

“As visitas dos moradores de Foz do Iguaçu, da região e também do Paraguai, que não pagam ingresso, foram as responsáveis pelo resultado positivo”, afirmou Piolla.

Para o segundo semestre, a expectativa é que os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto, ampliem a visibilidade do Brasil no exterior como importante destino turístico e estimulem a visitação.

Como visitar

Mais informações e reservas sobre os atrativos turísticos da usina podem ser obtidas pelo telefone do Turismo Itaipu (0800 645 4645) ou no site www.turismoitaipu.com.br.

Fonte: Assessoria

As obras de revitalização do Complexo Turístico Marco das América foram retomadas nesta terça-feira, 5 de julho. Nesta nova etapa, uma considerável área ganhará uma vila de entretenimento inspirada nas Missões Jesuíticas. 

Serão realizadas instalações cenográficas históricas para celebrar a arquitetura dos antigos povoados indígenas. A estrutura irá agregar ainda mais valor cultural ao nosso destino turístico - um marco geográfico único no país que merece um projeto arrojado e envolvente. 

O Grupo Cataratas, responsável pela gestão e operação do atrativo, irá além do resgate desse atrativo turístico histórico. A empresa proporcionará aos visitantes e moradores da cidade uma condição especial para interagir e apreciar o espaço. 

Durante o período de obras o atrativo permanece aberto à visitação turística. Uma logística especial será disponibilizada para manter o atendimento aos turistas e moradores, enquanto as equipes de obras trabalharão na segunda fase do projeto. 

Nesta etapa serão executados os seguintes projetos: 

Construção:

* Praça de entrada

* Bicicletário

* Praça da Vila de Entretenimento

* Memorial Cabeza de Vaca

* Praça do Marco das Três Fronteiras

* Mirante das Três Fronteiras

* Paisagismo 

Cenografia:

* Fachada temática hall principal

* Vila de Entretenimento

* Restaurante Cabeza de Vaca 

Faltando pouco mais de um mês para o início das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o consumidor que busca passagens aéreas para assistir ao evento já sente uma grande diferença nos valores. De acordo com pesquisa realizada pelo ViajaNet, agência de viagens online, o aumento médio nos valores é de 84% para o período dos Jogos Olímpicos.

No entanto, para alguns trechos o valor está ainda maior, como no caso da viagem entre Fortaleza e Rio de Janeiro. O ticket médio no ano passado para esse trecho era de R$ 408, enquanto para o mesmo período deste ano já chega a R$ 1.544, indicando um aumento de 278%, o maior em todo o país. “O aumento se baseia principalmente na alta procura”, afirma Gustavo Mariotto, marketing manager do ViajaNet.

“No entanto, ainda é possível encontrar alguns bilhetes com preços mais acessíveis, principalmente em promoções-relâmpago ou outras ofertas especiais oferecidas pelas companhias aéreas”, sugere Mariotto. Afinal, os altos preços das passagens aéreas não devem desmotivar os brasileiros a acompanhar os Jogos Olímpicos de 2016, principalmente para aqueles que precisam economizar tempo de viagem.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Instituto Polo Internacional Iguassu assinaram, nesta quinta-feira (16), uma carta de intenções para aproximar as instituições e permitir que a região fronteiriça de Foz do Iguaçu integre, em breve, uma seleta rede internacional de observatórios de turismo sustentável. A iniciativa tem o apoio da Itaipu Binacional.

Foto: Nilton Rolin

Foz do Iguaçu será o único destino turístico brasileiro que contará com um estande na Casa Brasil, durante a Olimpíada e Paraolimpíada do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo presidente da Embratur, José Parente, na abertura da 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, nessa quarta-feira (15), à noite, no Rafain Palace Hotel & Convention. O evento continua até sexta-feira (17) e deve receber mais de 6 mil pessoas.

As Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza, encantam pelo seu volume de água. Imagine sete cataratas. É esse espetáculo que os turistas e iguaçuenses poderão conferir esta semana na Usina de Itaipu. Estão abertas as três calhas do vertedouro. Embora tenham sido abertas por questões técnicas, o espetáculo não tem nada de operacional.

As três calhas do vertedouro de Itaipu foram abertas neste domingo, 12, pela manhã. A abertura simultânea de todas as 14 comportas havia ocorrido pela última vez há quase sete meses, pelo mesmo motivo. Foi no dia 22 de novembro e virou uma atração a mais na usina, com visitação recorde de mais de dez mil pessoas.

No domingo, a cena, que normalmente ocorre em grandes cheias, já que cada uma das três calhas suporta em média dez mil metros cúbicos de água por segundo, ocorreu em meio a uma intensa bruma gigantesca. Pela manhã, no cenário congelante do dia mais frio do ano na fronteira, um grau negativo, o vertimento atingiu 9.299 metros cúbicos de água por shttps://we.tl/k0xDSc0WIPegundo, quase sete vezes a vazão média das Cataratas.

Itaipu opera em carga máxima com sucessivos recordes de produção desde o início do ano. Mesmo assim, está tendo sobra de água. A usina deve fechar o semestre com a produção de aproximadamente 51 milhões de megawatts-hora, nova  marca histórica para o período.  

Com informações da Assessoria

No dia do aniversário de 102 anos, Foz do Iguaçu ganhou um grande presente: o Shopping Catuaí Palladium. O novo Shopping teve suas portas abertas nesta sexta-feira (10/6) com a presença dos empreendedores dos Grupos Catuaí e Tacla, lojistas, autoridades,  imprensa e um grande público desde às 14 horas. No período da manhã, os lojistas foram recepcionados pelos empreendedores com um café da manhã exclusivo para os convidados do evento. Na ocasião foi realizado o sorteio de dois pacotes de viagens (Miami e  Paris) para os lojistas que inauguraram suas lojas neste dia 10 de junho. O casal Igor Cardoso e Cinthia Andrade, do Cariri Bistrô, ganhou a viagem para Paris. Os lojistas Taiwan Fernando Gerhardt e Margareth Krauser ganharam a viagem para Miami.

Nas primeiras horas de funcionamento já era grande a movimentação nas lojas, praça de alimentação e nos dois pisos do mall. Os visitantes formam recepcionados com o cortejo dos artistas de Curitiba e Guarapuava, da Felchak Produções, com elegância, música, teatro e dança. A energia foi contagiante envolvendo o público e os lojistas.

Sobre o Catuaí Palladium

Com investimentos de aproximadamente R$ 350 milhões, o empreendimento tem 90 mil metros quadrados de área construída em dois pisos. Com o mais completo mix de lojas em todos os segmentos, arquitetura do Shopping Catuaí Palladium é dedicada ao conforto dos seus frequentadores e à total funcionalidade para os lojistas. O projeto arquitetônico, desenvolvido por Manoel Dória, e de iluminação, pelo renomado lightdesigner Theo Kondos, são inovadores no conceito de sustentabilidade, valorizando a iluminação natural do ambiente e a diversidade de atrações para que seja sempre um prazer passar mais tempo no Shopping.

É o primeiro shopping do Brasil a implantar o sistema de cancelas da SKI DATA, importadas da Áustria, e uma área exclusiva com vagas de cadeirante e idoso, todas cobertas, mais seguras e com elevador para os dois pisos de mall. A área destinada ao estacionamento de ônibus e vãs de turismo possui embarque e desembarque de passageiros com todo o conforto. Outro benefício para o público é que temporariamente o estacionamento será gratuito.

Entre as grandes marcas que compõem as opções de compra e entretenimento do complexo estão o Cinemark, com seis salas de cinema com projeção 3D, Lojas Renner, Riachuelo, Le Lis Blanc, For Boys For Girls, Polo Wear, Jump Mania, Studio Z Calçados, Toni Toys, Livrarias Curitiba, Burger King, Magic Games e muito mais. A praça de alimentação, com 20 opções de fast-food,  será um diferencial do Shopping com quase 1.000 lugares e pé direito de 14 metros de altura, além de uma bela vista panorâmica com iluminação natural.

Horário do Shopping Catuaí Palladium

O Shopping Catuaí Palladium está localizado na Avenida das Cataratas, principal corredor turístico próximo da aduana Argentina. Confira o horário de funcionamento:

Praça de Alimentação, Restaurantes e Lazer

Segunda a Domingo das 11h às 23h

Lojas

Segunda a Sábado das 10h as 22h

Domingos e Feriados das 14h às 20h                                                                                  

Estacionamento

Gratuito

Fonte: Assessoria 

Em uma estrutura de mais 70 metros quadrados, os visitantes poderão conhecer e degustar bebidas produzidas em regiões como Salta, San Juan, Mendoza, Neuquen e Rio Negro. Segundo Liliam Zakidalsky, proprietária da ODA Vinoteca de Puerto Iguazú, a ideia do evento surgiu no ano passado e a expectativa é de poder difundir as qualidades do vinho argentino no Brasil. "Participamos do Festival desde as primeiras edições e detectamos que o púbico brasileiro está cada vez mais informado sobre os vinhos argentinos. As nossas expectativas são muito positivas devido a grande variedade e qualidade dos vinhos que levaremos ao Salão", explicou.

No Salão estarão presentes profissionais capacitados para esclarecer as dúvidas dos visitantes e explicar as qualidades de cada um dos produtos expostos. "Serão servidos vinhos para todos os gostos. A Argentina tem uma região privilegiada para o cultivo de uvas que não existe em outros lugares do mundo. Muitos dos vinhos argentinos já receberam medalhas de ouro e prata, além de pontuações máximas em vários concursos internacionais", destacou a empresária.

A Argentina possui mais de 210 mil hectares de vinhedos plantados e exporta aproximadamente 25% de sua produção anual para a Europa. Grande parte do sucesso de seus vinhos se dá pela qualidade de suas uvas Malbec e Cabernet Sauvignon. Além de sua produção considerável, a Argentina também é uma das grandes consumidoras da bebida no mundo. Além do Salão de Vinhos Argentinos, como parte do calendário de atividades do setor, nos dias 2 e 3 de setembro será realizada a segunda edição da feira Oda al Vino, em Puerto Iguazú.

11º Festival de Turismo das Cataratas
Dias: 15, 16 e 17 de junho de 2016
Local: Rafain Palace Hotel & Convention
Foz do Iguaçu - PR
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, um dos principais eventos técnico-científicos de turismo do Brasil, terá como tema, este ano, "Turismo e Megaeventos". Ano passado o evento bateu o recorde com  194 trabalhos submetidos, produzidos por estudantes e pesquisadores.

Criado para "dar oportunidade de a academia interagir com o mercado do turismo", como define o coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, o Fórum abre espaço à participação de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, possibilitando ainda que os estudantes possam se desenvolver pessoal e profissionalmente.

O Fórum será nos mesmos dias do Festival,  15, 16 e 17 de junho em Foz do Iguaçu - PR. No dia 16, haverá uma palestra sobre "Turismo e Megaeventos" com palestra da especialista sul-africana Mathilda Van Niekerk. Ela é PhD em Gestão de Turismo e é autora ou co-autora de quase 90 publicações acadêmicas sobre o assunto.

Na programação consta a Mesa de Debates sobre o tema "Turismo e os megaeventos no Brasil", e também Oficinas e Minicursos.

Publicação

Nos últimos anos, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu vem possibilitando uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais registrados.

Para que os trabalhos possam ser apresentados, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no encontro, por meio do preenchimento da ficha e do pagamento da taxa.

Fonte: Assessoria

O maior site do mundo para procura de hotéis, o Trivago, postou em seu blog um “Guia Completo de Foz do Iguaçu: aonde ir, onde comer e onde ficar”. Além do conteúdo, o material dispõe de inúmeras imagens do Destino Iguaçu, desde as Cataratas do Iguaçu, a diversidade da fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu, os rios, a Usina de Itaipu, o Parque das Aves, além de atrativos culturais e opções de entretenimentos. 

O trabalho, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) no envio de fotos e informações sobre os atrativos, apresenta também sugestões de gastronomia e hospedagem. O endereço para acessar o conteúdo sobre Foz do Iguaçu é: http://checkin.trivago.com.br/2016/03/04/guia-de-foz-do-iguacu/.

A editoria do blog informou à SMTU que irá promover o post também em sua newsletter e nas mídias sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/trivagobrazi

Twitter: https://twitter.com/trivago_br

Flipboard: https://flipboard.com/@trivago_br

As publicações são gratuitas e oferecem grande exposição para o destino.

Ranking

O trivago divulgou em fevereiro deste ano um ranking que contemplou Foz do Iguaçu entre as 4 cidades brasileiras com os melhores hotéis do mundo. Realizado anualmente, o ranking mundial mostrou Foz do Iguaçu, na 59ª. posição, além de Paraty (RJ), em 80º lugar, Campos do Jordão (SP), em 31º e Gramado (RS), em 4º lugar.  

Fundado em 2005, em Dusseldorf, na Alemanha, o trivago (www.trivago.com.br) atualmente opera mais de 50 plataformas internacionais em mais de 30 idiomas. O site compara preços de mais de 900 mil hotéis em mais de 250 sites de reserva do mundo inteiro. 

Fonte: AMN