Vem refrescância por aí! Foz do Iguaçu, uma das cidades mais quentes do Brasil (no verão os termômetros registram quase todos os dias mais de 40 graus) ganhará, ainda este ano, dois bares de gelo: um no Complexo Dreams, na Avenida das Cataratas, e, outro Shopping Catuaí Palladium. E para os amantes do motociclismo, em 2018, será inaugurado o Bar da Harley-Davidson.

As Cataratas do Iguaçu e belezas de outras qautro regiões brasileiras estamparão os selos do Correio, na Serie "Regiões do Brasil". O objetivo é valorizar as riquezas naturais e a biodiversidade.  O lançamento ocorreu no Parque Nacional do Iguaçu, nesta quarta-feira (27).

O Wish Resort Golf & Convention Foz do Iguaçu, hotel da GJP Hotels & Resorts, acaba de ganhar uma importante premiação do mercado turístico-hoteleiro: o prêmio de Melhor Resort para Famílias da América do Sul, concedido pelo World Travel Awards 2017, considerado o Oscar do turismo mundial.

A cerimônia de premiação da 24ª edição do WTA ocorreu na Riviera Maya, no México, e contou também com prêmios para diversas outras categorias e homenagens para os destaques do turismo em todo o mundo. O hotel da marca “Wish”, bandeira cinco estrelas da rede, já é bicampeão nesta premiação:  recebeu em 2016 o prêmio de Melhor Resort do Brasil.

O Wish Resort Foz do Iguaçu passou por grande reestruturação desde a sua aquisição pelo Grupo GJP e conta hoje com uma área total de 225 hectares de diversão, lazer e diversidade gastronômica para todos os gostos.

São mais de 10 piscinas para adultos e crianças, jacuzzis, trilhas, salão de beleza, pista de cooper, parede de escalada, sauna, três restaurantes, sendo um deles de culinária italiana (Forneria di Como), outro de carnes nobres argentinas (Frontera Sur) e o Golf Grill (café da manhã, almoço e jantar buffet), adega, serviço de mordomos, além de um dos maiores Kids Club do Brasil, com quase 1.000 metros quadrados, e uma grande novidade: um moderno campo de golfe profissional com 18 buracos e 80 hectares.

O World Travel Awards é reconhecido mundialmente como o maior prêmio em viagens e turismo. Os indicados participam de uma votação pública que leva em consideração fatores como a excelência no atendimento ao cliente, desenvolvimento de produto e desempenho dos negócios. 

Fonte: Assessoria

 

 

A Harley-Davidson escolheu Foz do Iguaçu para realizar seu encontro nacional de harleiros devido às suas características. No material enviado aos participantes, a Harley destaca a cidade leva esse nome desde 1918, por conta do deságue do rio Iguaçu (que em Guarani significa “rio grande”) no rio Paraná. A região é conhecida internacionalmente por suas atrações turísticas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, que estão entre as sete maravilhas da natureza do mundo e contam com mais de 270 quedas d’água, grande parte localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, área de preservação ambiental.

Foz, como é conhecida por seus habitantes, é a cidade fronteiriça mais conhecida no Brasil e conta também com a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, uma das maiores obras de engenharia do planeta Terra, além de ser a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia e a segunda maior em tamanho. Localizada no rio Paraná, tem sua administração dividida entre os governos brasileiro e paraguaio.

O município está no extremo oeste do Paraná e marca a fronteira do Brasil com outros dois países da América do Sul. A divisa a oeste marca o limite de território com Ciudade del Este (Paraguai) e, a sul, com Puerto Iguazú, na nação argentina.

Com uma população de quase 270 mil habitantes, Foz do Iguaçu possui uma enorme diversidade étnica e cultural, com uma grande presença de argentinos, paraguaios, japoneses, chineses, além de comunidades indígenas. Também é considerada a maior comunidade islâmica no Brasil, reunindo, então, uma grande quantidade de “tribos”.

Foz também tem um dos mais reconhecidos santuários ecológicos do País, o Parque das Aves, que une ecoturismo com conservação ambiental. Se trata de um imenso viveiro composto por aves do Brasil, Austrália, África e Ásia e que proporciona conhecimento básico de aproximadamente 900 aves, de 150 espécies diferentes.

 

Época de férias é época de visitar os atrativos da usina de Itaipu. E os turistas estão fazendo “bombar” o movimento no local. A demanda tem sido tão grande neste mês, que o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) vai abrir na próxima segunda-feira (24), em quatro horários extras: 9h30, 10h30, 14h30 e 15h30.  Normalmente, às segundas, o espaço fica fechado para manutenção.

O Festival de Turismo das Cataratas já tem datas e novidades para 2018. A 13ª edição será nos dias 20, 21 e 22 de junho, com pelo menos mais dois novos salões, que se somarão aos oito já tradicionais na Feira de Turismo e Negócios: um dos países árabes, que têm uma forte comunidade em Foz do Iguaçu e região; e outro para equipamentos de hotelaria, motelaria e equipamentos para o turismo de experiência.

O organizador do festival, Paulo Angeli, diz que a edição deste ano foi a maior da história, com 8.180 participantes e 54 caravanas (incluindo a de 44 jornalistas convidados), vindas de vários estados e dos países vizinhos. A Feira de Turismo e Negócios, entre as mais de 800 marcas, teve pela primeira vez um estande de um país africano, Angola, e do Ministério do Turismo da Argentina. As lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, ocuparam mais estandes e trouxeram atrativos para conquistar o público – entre eles, até um robô.Na solenidade de abertura, na quarta-feira (28), estavam presentes dez ministros de Turismo, inclusive o do Brasil, Marx Beltrão. As autoridades vieram a Foz do Iguaçu para o Encontro de Ministros de Turismo dos Países de Língua Portuguesa, evento atraído para a cidade justamente pela realização do Festival.

Itaipu e PTI

O Festival de Turismo das Cataratas conta com o patrocínio máster da Itaipu Binacional, que também apresentou o seu novo estande na Feira de Turismo, nos salões do Rafain Palace Hotel. O Parque Tecnológico Itaipu, que este ano fez parceria na promoção da maratona de programação de computadores Hackatour, também teve um estande muito procurado, que dividiu com o Complexo Turístico Itaipu.

Este estande, de 48 m², tinha uma réplica de três condutos forçados da usina (pelos condutos passa a água que vai movimentar as turbinas; na Itaipu, são 20 unidades geradoras e, portanto, 20 condutos). O espaço foi muito procurado para fotografias. O estande tinha ainda outro atrativo: óculos em 3D que oferecem um passeio virtual à usina.

Paraguai

O aumento na participação de comerciantes de Ciudad del Este na Feira de Turismo e Negócios, segundo Paulo Angeli, mostra que eles já compreenderam a importância de conquistar os turistas brasileiros, cuja vinda beneficia todo o Destino Iguaçu. Cinco shoppings de Ciudad del Este montaram estandes e outras lojas vieram em parceria com o órgão oficial de turismo do Paraguai, Senatur.

Num dos estandes, uma loja de produtos de informática e celulares conquistou o público com um robô, que dançava e se movimentava aparentemente ao comando de um controle remoto. Muita gente saiu dali na dúvida se era realmente uma máquina ou se dentro do “traje” do robô havia alguém. A cada apresentação mais pessoas se concentravam em frente ao estande, disputando espaço.

fonte: Assessoria 

Com a presença de autoridades como o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o 12º Festival das Cataratas será aberto oficialmente nesta quarta-feira (28). A solenidade será realizada às 19 horas, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), mas desde o início da manhã já são realizadas palestras e bate-papos.

Mais de 7,5 mil pessoas são esperadas para esta edição do evento que já é considerada a maior da história e será palco de importantes discussões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o turismo com a participação de representantes dos nove países pertencentes ao grupo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Durante os trabalhos, o Brasil irá assumir a presidência pro tempore do grupo de trabalho, que até então era liderado por Timor Leste.

Esta edição do Festival também quebrou recordes no número de caravanas - 52 provenientes de 11 estados brasileiros, além de Uruguai, Paraguai e Argentina - e de trabalhos submetidos para o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (270) - o maior evento técnico-científico sobre turismo do Brasil.

Entre os principais eventos complementares do Festival está a Feira de Turismo e Negócios, que será aberta na quinta-feira (29) no Hotel Rafain Palace & Convention. Mais de 800 marcas estarão representadas no espaço, entre operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, até destinos e atrativos turísticos de todo o Brasil. Além disso, pela primeira vez a África estará representada, com um estande de Angola.

Paralelamente a isso, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a missão de desenvolvedores, designers, analistas de sistemas e empreendedores da área da tecnologia será apresentar soluções inovadoras para o mercado do turismo que atendam necessidades previamente validadas. A ideia do Hackatour Cataratas é baseada em maratonas de programação de software, conhecidas como 'hackathons'. O termo é formado a partir das palavras 'hack' (programar de maneira excepcional) e "marathon" (maratona). No caso do Hackatour, a diferença é que a disputa será focada exclusivamente em demandas voltadas ao turismo.

Além da Feira de Turismo e Negócios, do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e do Hackatour Cataratas, durante a programação do Festival serão promovidos as seguintes atrações: Salão do Vinho Argentino, Salão MICE Cataratas, Salão de Turismo Termal & Spa, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis e Expo Hotel Cataratas.

 

As férias de julho estão chegando e muitos pais aproveitam o período para viajar e aproveitar com as crianças. Não existe segredo para uma viagem de sucesso, mas segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, Maria Inês Borges da Silveira, professora do ISAE – Escola de Negócios, levar em consideração alguns pontos importantes pode facilitar ainda mais a diversão.

 A primeira coisa a ser feita é a programação. Quantos dias pretendemos ficar fora? Quais os passeios? Qual o clima da região para onde estamos indo?  Com todas essas informações previamente acertadas, você conseguirá aproveitar a viagem da melhor forma possível e sem sustos. Depois disso, é hora de arrumar a mala, a dica da consultora aqui é colocar todas as peças que você pretender levar na cama. “Quando colocamos as roupas que pretendemos levar em cima da cama, conseguimos ter uma ideia do que estamos levando e assim evitamos exageros”, explica.

Mesmo que o destino seja uma cidade com temperaturas mais elevadas, um agasalho nunca é demais. De preferência à roupas que não amassam e ornam entre si. Segundo Maria Inês é bom evitar sapatos novos, porque podem machucar, e roupas muito claras porque sujam mais facilidade. Vale apostar ainda em acessórios que acrescentem ou mudem o visual. Agora, se você pretende ir à uma praia ou resort, roupas práticas e confrontáveis são ideais. Porém, um traje do gênero esporte fino ou passeio, para acontecimentos eventuais, não faz mal a ninguém.

 “É bom estarmos preparados para qualquer tipo de acontecimento, em navios por exemplo, não são permitidos o uso de bermudas ou shorts nos restaurantes durante a noite, detalha. Por fim, sempre tenha uma mala de mão, ela facilita e muito o trajeto até o local desejado, se for de avião cuidado, materiais cortantes ou acima de 100ml não são permitidos. “E leve também uma muda de roupa, pois qualquer problema de extravio você tem como se virar ate que o tudo seja resolvido”, completa a especialista.

Não ser capaz de falar línguas estrangeiras impede mais de 33 milhões de cidadãos brasileiros (16%) de viajar para o exterior. A conclusão é de um estudo internacional do Hostelworld, plataforma líder mundial de reserva de hostels e albergues, que utilizou o Google Surveys para questionar mais de 8.000 pessoas de seis países sobre suas habilidades linguísticas e como elas impactam nos planos de viagem.

Para ajudar os viajantes a superar as barreiras linguísticas, o Hostelworld desenvolveu o recurso “Speak the World” em seu aplicativo, que usa a tecnologia de tradução do Google Cloud para traduzir instantaneamente até 43 idiomas. Este recurso gratuito no aplicativo ajudará as pessoas a viajar sem medo com relação a dificuldade com alguns idiomas, permitindo-lhes ir ainda mais longe nas suas viagens e ir além dos lugares mais popularmente turísticos.

Os Estados Unidos da América seria o destino eleito pelos brasileiros se a língua não fosse um problema (14%), seguido da França, Alemanha, Japão e Itália (todos 4%). Os EUA (junto com o Japão) seriam também o destino principal para franceses, enquanto os americanos preferiam ir até à Itália, e britânicos, italianos e espanhóis optariam viajar ao Japão.

“A capacidade de falar outras línguas não é essencial quando se viaja e ninguém deveria sentir-se excluído por não falar um idioma - mas a verdade é que pode fazer uma grande diferença, ajudando-o a mergulhar totalmente na cultura do país visitado de uma forma que você não poderia de outra maneira. Tudo isso é reforçado pelas pessoas incríveis que você será capaz de encontrar ao longo do caminho”, explica Otto Rosenberger, diretor de marketing do Hostelworld.

Enquanto metade dos brasileiros (49%) são capazes de falar uma segunda língua, mais de dois terços da população (68%) ainda deseja melhorar numa segunda língua. As principais razões para aprender um novo idioma são visitar um país em particular (30%), aprofundar-se em outras culturas (20%) ou conhecer novas pessoas (19%).

Há ainda os que querem ser melhores em línguas para evitar contratempos como "se perder com tradução de línguas". Em viagens anteriores ao exterior, um em cada sete brasileiros (14%) diz que se perdeu enquanto viajava porque não sabia falar a língua, e um número similar achou que não conseguia encomendar a comida que queria (12%). Um em cada 14 entrou no trem, avião ou outro meio de transporte errado (7%).

Outras obstáculos de linguagem incluem comprar coisas que eles não queriam ou não ser capaz de encontrar um banheiro, acidentalmente flertar ou insultar alguém (todos, 5%). Isso significa que um em cada dez brasileiros (12%) fica mesmo constrangido tentando falar outra língua.

"Viajar pelo mundo é uma das experiências mais gratificantes na vida, mas muitos ainda se preocupam que suas habilidades de linguagem os deixem mal quando viajam para o exterior. É por isso que adicionamos a tecnologia de tradução do Google Cloud no nosso aplicativo, para que as pessoas não só possam encontrar incríveis hostels/albergues, mas também conversar perfeitamente em 43 idiomas de uma forma divertida - ajudar a abrir o mundo e permitir que os viajantes possam ir ainda mais longe nas suas viagens”, acrescenta Otto Rosenberger.

Com apenas alguns toques o tradutor está pronto para funcionar; basta falar para o microfone do dispositivo e aguardar que as palavras sejam traduzidas. Em seguida a funcionalidade “ouve” a resposta e traduz de volta para o utilizador, e assim sucessivamente. Além disso, é possível definir a tela do dispositivo para apresentar uma boca e lábios cômicos que se movem com as palavras, criando climas descontraídos para conhecer novas pessoas. Tal como demonstrado neste vídeo gravado com o comediante Phil Wang na Indonésia: https://www.youtube.com/embed/ogUn4rIMnkk. O Hostelworld está disponível para download na Apple AppStore e no Google Play.

A visitação ao Complexo Turístico Itaipu (CTI) superou as expectativas nesse feriadão de Corpus Christi (de 15 a 18 de junho). O total de turistas que passou pelos atrativos do complexo chegou a 10.757, quase 20% a mais do que a estimativa para o período, de 9.000 visitantes. O número de 2017 também superou em 31% o total de 2016, quando o feriado ocorreu entre os dias 26 e 29 de maio e 8.219 pessoas passaram pela usina.

O CTI, que é administrado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), conta com os seguintes atrativos: Visita Panorâmica, Circuito Especial, Refúgio Biológico Bela Vista, Polo Astronômico, Kattamaran, Ecomuseu e Iluminação da Barragem. Desses, o Polo Astronômico e o Kattamaran foram os que apresentaram maior crescimento, de 118% e 106%, respectivamente, em relação ao mesmo período no ano passado.

Porém, o atrativo mais procurado continua sendo a Visita Panorâmica, que recebeu quase 7 mil visitantes (22% a mais do que em 2016). Também foi expressivo o incremento dos visitantes de municípios lindeiros, que não pagam ou têm desconto de 50%, dependendo do passeio. O número praticamente dobrou: foram 826 em 2016 e 1.584 neste ano.

“Acreditamos que o aumento da visitação se deve a um maior otimismo com a economia e à grande procura dos turistas por Foz do Iguaçu. Percebemos que o destino está cada vez mais consolidado entre as principais escolhas dos turistas brasileiros. Com esse aumento e com uma maior divulgação de nossos atrativos, Itaipu se fortalece no cenário turístico local, se confirmando não apenas como uma opção a mais, mas como roteiro obrigatório no Destino Iguaçu”, avalia Yuri Benites, gerente do CTI.

Fonte: Assessoria 

Fotos: Alexandre Marchetti.