O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior conjunto de quedas d´água do planeta, está prestes a bater seu próprio recorde de visitação. A marca deve ser atingida nesta quarta quarta-feira, 6 de dezembro. A maior visitação foi registrada em 2015, 1.642.093. Até esse domingo, 3, 1.633.091 pessoas já haviam visito a reserva este ano. 

A magia do Natal começa em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (30) com a iluminação das principais avenidas, da Praça da Paz e do Gramadão da Vila A, além de uma programação recheada de atrações. A primeira apresentação será do auto de Natal da Companhia Arte & Manha, de Guarapuava, e prossegue até dia 22 de dezembro. 

O Iguassu Convention & Visitors Bureau elegeu sua nova Diretoria e Conselhos para o biênio 2018/2019. Jaime Nascimento assume a presidência a partir de 1º de janeiro, tendo como vice-presidente Paulo Angeli. A eleição da chapa única foi durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 16 deste mês no Recanto Cataratas Resort & Convention.

Altino Voltolini, que esteve na presidência nos últimos dois anos, passa a ocupar o cargo de diretor-administrativo do Instituto. Em seu discurso, ele agradeceu ao apoio dos mantenedores, diretores e conselheiros e lembrou que “a gestão foi num momento delicado econômico e político, tanto na cidade, quanto no País e no mundo, nem por isso deixamos de lutar, de buscar e de fazer”. O atual presidente elogiou o desempenho da equipe executiva do Iguassu CVB e se diz confiante no trabalho da próxima gestão, pois “Foz do Iguaçu tem um potencial muito maior”, pontuou.

Integração

À frente da Chapa Integração, Jaime Nascimento é formado em Ciência da Computação, porém nos últimos anos tem dedicado seu conhecimento e experiência em gestão pública e de projetos para o desenvolvimento regional, sobretudo no que diz respeito ao turismo. Entre elas estão o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz), Programa Oeste em Desenvolvimento e Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar). Até o mês de dezembro, ele responde pela coordenação do Complexo Turístico Itaipu, do qual foi um dos responsáveis por sua implementação. Nascimento foi Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e diretor-técnico da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI).

Segundo Jaime, o Iguassu CVB desenvolve um trabalho com grande repercussão para a cidade e também há um grande número de associados que tem no Iguassu CVB uma ferramenta importante para o desenvolvimento do destino. “A marca da gestão nesses próximos dois anos à frente do Iguassu CVB será de integração. Vamos permanecer unidos e com o Projeto Visão Iguaçu, que auxiliará no planejamento de ações do Destino Iguaçu para os próximos dez anos, vamos avançar ainda mais a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu”, declarou. 

Composição

A Diretoria ficou composta da seguinte forma: Presidente, Jaime Nelson Nascimento – Fundação PTI; vice-presidente Paulo Angeli – De Angeli Feiras e Eventos; diretora-financeira, Jurema Fernandes – Parque das Aves; diretor-administrativo, Altino Voltolini – Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention; diretor de eventos, Giovani Rafagnin – Rafain Palace Hotel & Convention; diretor de visitors, Adélio Demeterko – Cataratas do Iguaçu S/A; diretor de relacionamento, Fernando Martin – Martin Travel.

Conselho Deliberativo: Eduardo Bressane, Belmond Hotel das Cataratas; David de Brito, Hotéis Bourbon; Wellington Estruquel, Mabu Hotéis & Resorts; Carlos Silva, Hotel Rafain Centro; Felipe Gonzalez, Natural Travel; Licério dos Santos, All Brazil Tours; Manuele Fritzen, Continental Inn Hotel.

Conselho Fiscal: Nilson de Nadai, Hotel Nadai; Jaime Mendes, Del Rey Hotel; Fernando Coutinho, Espaço das Américas S/A e Moacir Domingos dos Santos, Projeto Stands.

Participaram da assembleia, mantenedores da instituição. O encontro também marcou a apresentação do diretor-executivo Basileu Tavares, que expôs o plano de ações do Iguassu CVB para o próximo ano.

 Fonte: Assessoria

Foz do Iguaçu ganhará o maior bar de gelo do mundo. O “Dream sIce Bar”, previsto para ser inaugurado na primeira quinzena de dezembro, integrará o “Complexo Foz do Iguaçu Park Show”, que, hoje, já conta com outras quatro atrações: Vale dos Dinossauros, Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Super Carros e recebe cerca de 300 mil visitantes por ano.

O fim de semana foi bastante movimentado e teve arquibancadas lotadas no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) com a realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Mais uma vez o Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo), realizou pesquisa para avaliar o perfil do público.

Durante sábado e domingo (11 e 12 de novembro) foram entrevistadas mais de 1,1 mil pessoas e os resultados mostram aumento de turistas de quase 50% em relação ao último levantamento de 2015, representando 2/3 do público presente no local este ano. Na comparação do mesmo período, o número de visitantes estrangeiros que assistiram à corrida em São Paulo aumentou 42%.

Para o presidente da SPTuris, David Barioni, o GP Brasil é um dos eventos mais importantes para o turismo da cidade. “Está entre os top três eventos, juntamente com o Carnaval e a Parada LGBT. Os três têm características e público com perfil bastante diferente, o que é ótimo, porque movimenta todos os tipos de estabelecimentos da cadeia turística da capital paulista”, diz. Segundo estimativa do Observatório, o GP Brasil de 2017 movimentou cerca de R$ 280 milhões na cidade com turismo.

Estrangeiros ficam mais tempo

Em relação à permanência média, os visitantes brasileiros continuaram ficando três dias na cidade. Já os turistas estrangeiros tiveram um aumento de 3,4 dias em 2015 para 3,9 dias este ano.

Além disso, os meios de hospedagem apontaram uma tendência na procura por opções a preços mais acessíveis, já que a procura por hostels teve aumento de quase 100% na comparação entre 2015 e 2017, passando de 1,5% para quase 3%. Para aqueles visitantes que moram mais perto, a escolha pelo “bate-volta” subiu de 20% para 27%.

Mais mulheres

Já o perfil do público geral teve um representativo aumento de mais de 100% na presença de mulheres em relação a 2015, e passaram de 11,6% para 23,6% do total. Ainda assim, as características principais das pessoas que vão ao GP Brasil de Fórmula 1 são:

Homens – 76,4%

Idade média de 30 a 39 anos – 36,6%

Grau de instrução superior completo – 61,9%

Renda familiar entre 7 e 12 salários mínimos – 53,2%

Fonte: Assessoria 

Hoje é dia de participar da mobilização mundial que celebra a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, há seis anos. O #CataratasDay2017 convida pessoas de todos os lugares do planeta a postarem fotos no atrativo acompanhadas de #cataratasday2017.

A partir de quarta-feira, 15, Foz do Iguaçu ganha novo atrativo turístico. O Iguassu River Tour é um passeio a bordo do Macuco Aventura X com muita informação e curiosidades sobre as nossas fronteiras e pontes. Dura cerca de 1h e o roteiro tem como saída da base náutica do Echaporã Navegação e Turismo, no rio Paraná, Ponte da Amizade (BR-PY), vista panorâmica da usina hidrelétrica Acaray, vista panorâmica da barragem de Itaipu Binacional, encontro do rio Iguaçu com o Rio Paraná e Ponte da Fraternidade (BR-AR)

“Queremos mostrar que os nossos rios devem ser contemplados e vivos. O rio Iguaçu e o Paraná têm muitas histórias que precisam ser contadas e as nossas pontes respiram curiosidades. Navegar em nossas fronteiras é uma das coisas mais belas que a nossa região proporciona e queremos mostrar isso”, conta Marcelo Valente. 

O passeio será diário, com saídas da Av. Brasil, 106, às 17h30. Turistas pagam R$ 89. Até 3 anos de idade cortesia. Até 11 anos R$ 50. Moradores R$ 50. Todos os passageiros contam com seguro. A embarcação tem capacidade para 20 pessoas. 

Fonte: Assessoria 

Foto: Nilton Rolin

Você já visitou as Cataratas do Iguaçu alguma vez? Então você pode participar do #CataratasDay2017. A ideia é que pessoas do mundo inteiro que já visitaram as Cataratas do Iguaçu compartilhem com seus amigos, nas mídias sociais, fotos e vídeos da experiência de conhecer essa maravilha natural. A postagem deve estar acompanhada da hashtag #CataratasDay2017.

A segunda, exclusiva do lado brasileiro, é um convite para a população de Foz do Iguaçu e região fazer selfies nas Cataratas do Iguaçu e compartilhar nas redes sociais com a hashtag da campanha.

O #CataratasDay2017 ocorrerá no próximo sábado, 11 de novembro, data que marca o aniversário de seis anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, todo o trade turístico da fronteira do Brasil com a Argentina trabalha na mobilização da campanha. A expectativa é atingir 140 milhões de pessoas em todo o mundo, nas mídias sociais e convencionais, um milhão a mais do que em 2016. O tema da campanha deste ano – Conecte-se à natureza – está ligado à promoção do Ano Internacional do Turismo Sustentável, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Entrada grátis no dia

Como nas edições anteriores, o acesso da comunidade local ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI) será gratuito. A Prefeitura de Foz do Iguaçu disponibilizará 50 ônibus para fazer o transporte até o Parque, a partir de cinco pontos da cidade. A Itaipu também atuará na coordenação da campanha.

Entre as novidades deste ano estão um passeio de bicicleta ao pôr do sol, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e a participação de grupos da terceira idade – parte da estratégia de diversificar o público de Foz engajado na divulgação.

Para a comunidade

Com transporte e ingressos gratuitos, o #CataratasDay2017 é uma oportunidade para muitos moradores de Foz do Iguaçu e região visitarem pela primeira vez ou reverem depois de muito tempo o atrativo mais famoso da fronteira. O passeio está limitado ao número de vagas disponíveis. É preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

A Prefeitura vai disponibilizar 50 ônibus, em dois horários: pela manhã, com saída prevista às 8h30; e à tarde, às 14h. Os locais de embarque são: Gramadão da Vila A, Terminal de Transporte Urbano (TTU), Praça da Bíblia, Uniamérica da Avenida das Cataratas e Parque Remador (no Porto Meira). O retorno deve acontecer em torno de uma hora após a chegada ao parque, nos mesmos veículos.

Também será possível ir com veículo próprio e, mediante identificação e apresentação do comprovante de residência no Centro de Visitantes do PNI, entrar com o transporte usado nas visitas turísticas convencionais.

No fim da tarde será liberada a entrada de até 500 ciclistas. O passeio de bicicleta ao pôr do sol no #CataratasDay2017 será organizado pela Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (ACCI). Para se inscrever entre em contato a entidade pelo telefone (45) 98801-8326.

 

Apoio 

Desde a campanha para eleger o atrativo como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, em 2011, a Itaipu Binacional, que tem em sua missão ampliada incentivar e desenvolver o turismo regional, é uma das principais apoiadoras do Dia das Cataratas, que já faz parte do calendário oficial de eventos de Foz do Iguaçu.

“A continuação dessa parceria no Cataratas Day demonstra nosso compromisso reforçado de divulgar e dar visibilidade ao principal atrativo de Foz. Apoiando essa ação, todo o Destino Iguaçu ganha”, diz o gestor do turismo na Itaipu, Alexandre Pacheco. Ele lembra que "a própria usina de Itaipu, eleita uma das Sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno, é também uma atração turística”.

Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, o Dia das Cataratas já se tornou um marco para a unidade de conservação. “É uma ação que se consolidou também como o dia de abrir as portas e festejar com a comunidade local, o que fazemos com prazer, pois esta é, inclusive, uma oportunidade para muitos moradores da região visitarem e terem contato com a riqueza deste patrimônio pela primeira vez.”

O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, convoca todos os internautas e moradores de Foz do Iguaçu e região para que participem da campanha. A iniciativa, diz Piolla, tem o objetivo de manter a conquista viva na lembrança e também de divulgar o atrativo pelo mundo, com a proposta de atrair mais visitantes para a região. "O #CataratasDay é a maior ação de buzz marketing [marketing viral] organizada por um atrativo turístico", diz.

Brasil e Argentina juntos

A ação é uma iniciativa dos comitês brasileiro e argentino que trabalharam em conjunto para eleger as Cataratas como uma das sete maravilhas naturais. No lado brasileiro, a campanha é promovida pelas entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu (Prefeitura, Itaipu Binacional e Iguassu Convention & Visitors Bureau e Fundo Iguaçu, com o apoio do ICMBio e da Cataratas S/A).

Foto: Nilton Rolin

A partir desta sexta-feira (3) e até o final do mês, os 747 refletores e 112 luminárias do show da Iluminação da Barragem de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), refletirão a cor da campanha Novembro Azul, mês dedicado em todo o mundo às ações de conscientização relacionadas ao câncer de próstata.

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

Foz do Iguaçu ganha nesta quarta-feira (1º) um serviço existente nos principais pontos turísticos do mundo. O Passaporte 3 Maravilhas permite que o turista compre, de uma só vez, a entrada para três atrativos da cidade: a Itaipu Binacional, as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras. Somando os descontos e outras vantagens, a economia passa dos 30%.

Foto: Nilton Rolin

A previsão de hospedagem divulgada pelo Sindicato dos Hoteis de Foz do Iguaçu, onde a ocupação média de 89% dos hotéis durante o Feriado do Dia das Crianças se confirmou. A Usina de Itaipu e as Cataratas, os principais atrativos turísticos, anunciaram os números. Foram mais de 45 mil visitas.

Esses números apenas confirmaram o que turistas e iguaçuenses viveram ao longo dos quatro dais. Foram longas filas para ir ao Paraguai e à Argentina. Também tinham filas em restaurantes e muito congestionamento. 

Contabilizados

Passaram pelos portões do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior conjunto de quedas d´a´gua do mundo, 33.614 turistas. Já 11.796 pessoas visitaram a Usina de itaipu, entre quinta-feira (12) e domingo (15). Quinta-feira (12) e domingo (15).

Nas Cataratas e na Itaipu, o dia de maior movimento foi o sábado. Nas Cataratas 10.009 visitantes e na Itaipu 4.372.