Março Mês da Mulher: A dama e o rei

Variedades
Typography

Com carisma e empatia, Daniela Lopes comanda a P.B. Lopes, uma das maiores concessionárias Scania do País

 

O empresário Pedro Barboza Lopes tem três filhos, sendo dois homens e uma mulher. Talvez fosse de se esperar que um dos dois rapazes assumisse a direção da empresa fundada por ele após sua aposentadoria, no entanto, coube a Daniela de Andrade Lopes Gomes - a filha - a diretoria de uma das maiores concessionárias Scania do País, a P.B. Lopes.

A rede atua nas regiões de Londrina, Maringá, Mato Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo com os veículos pesados da marca Scania. Se o caminhão da marca é conhecido como o “Rei da Estrada”, esta verdadeira dama gerencia os mais de 400 funcionários com o carisma e a empatia adquiridos durante seus 21 anos de atuação na empresa.

Mas Daniela costuma dizer que aprendeu a trabalhar antes da entrada na concessionária, em uma agência de turismo que fundou com a mãe quando ainda cursava Administração de Empresas e na qual “fazia de tudo, desde o cafezinho até o fluxo de caixa.”

“Quando aconteceu a cisão dos negócios (entre os pais e os irmãos, em 1997) e meu pai me chamou para trabalhar com ele, eu fui diminuindo meu expediente na agência e comecei aqui”, relembra. Foi quando Daniela teve seu primeiro contato com o ambiente corporativo de fato.

“Na agência meus clientes eram meus amigos, eram as pessoas do meu convívio, e quando eu entrei aqui conheci todo tipo de clientes, desde o autônomo até o frotista, o caminhoneiro independente, e acho que isso foi o mais relevante”, afirma.

Ainda hoje, ela conta com a experiência do pai como um conselheiro na tomada de decisões estratégicas.

 

 

Histórico

A Scania completou 60 anos de Brasil em 2017. Sete anos antes da chegada da marca sueca de veículos pesados ao País nascia, no norte do Paraná, a Irmãos Lopes, então revendedora da extinta De Soto. Os irmãos chegaram a trabalhar com a marca Mercedes-Benz, mas em 1966 assumiram a bandeira Scania.

Em 1997, porém, os filhos de José Lopez Lopez e Amélia Barbosa Lopes -  Pedro, Manoel, Maria e Zeca – decidiram dividir os negócios e iniciar uma nova etapa. Foi quando teve origem a P. B. Lopes & Cia. Ltda.

 

Ser mulher

Daniela encara com muita leveza o fato de atuar em um mercado essencialmente masculino. Garante que nunca passou por situações extremas de preconceito e acredita que uma postura profissional pode afastar possíveis detratores.

“Muitas mulheres têm postura de autodefesa e acabam criando um escudo que dificulta o relacionamento. Quando eu entrei na empresa havia pouquíssimas mulheres, hoje já tem bem mais. Mas no mundo corporativo você tem que saber como se colocar, assim como um homem também tem que saber”, acredita.

Para Daniela, além da qualificação, a profissional mulher que busca alcançar postos de gestão deve desenvolver uma habilidade essencial: a inteligência emocional. Mas sempre sem esquecer da qualificação.

“E não apenas a qualificação formal: seja uma boa observadora, seja curiosa, tente se informar do que acontece ao seu redor. Não adianta ficar com aquela posição crítica sobre as coisas e as situações ou se colocando sempre em posição inferior”, aconselha. “Não há espaço para se tomar, ele está ali disponível e você pode conquistar”, conclui a empresária.

 

Mercado

O mercado de veículos pesados sofreu grandes quedas nas vendas nos últimos anos. Em 2017, no entanto, as vendas de caminhões fecharam com leve alta de 2,7% e, em janeiro deste ano, o crescimento passou dos 54%. Está certo que as bases de comparação são muito baixas, mas os números trazem certo alívio ao setor.

Daniela vê sinais de mudança no cenário econômico, mas nada que seja muito relevante ainda. Ela comenta que a facilidade extrema de acesso ao crédito, nos anos passados, propiciou que muitos antecipassem as compras.

“Havia a necessidade de renovação de produto no mercado, como ainda há - uma vez que a idade média da frota brasileira ainda é muito alta - mas o crédito dado indistintamente acabou provocando essa dificuldade hoje. O crescimento agora vai ser mais equilibrado”, prevê.”

Cecília França 

e-max.it: your social media marketing partner