No“Garupa” eles conseguem uma renda extra. E nós embarcamos!

Variedades
Typography

Garupers, motoristas, empresários? Não importa. O que vale é ter uma renda extra no final do mês. Mayson Marques é empresário. Ele é dono da pizzaria Papizza em Foz do Iguaçu. Mas como o estabelecimento abre somente à noite, Mayson passava o dia um pouco ocioso. Na tentativa de ocupar o tempo e, ainda, ganhar uma renda extra, resolveu ser garuper

Ele não é o passageiro de um motociclista. Pelo contrário, Mayson é quem leva as pessoas de um ponto a outro na cidade, e de carro. Há em uma semana cadastrado no aplicativo de carona, Garupa, ele já fez 31 corridas.

“Resolvi ser garuper, porque tinha uma boa parte do meu tempo livre e, claro, a necessidade de aumentar meus ganhos. Está dando certo. Consigo tirar as despesas do veículo, como IPVA, lavagem de carro, gasolina, e ainda sobra para alguns extras”, contou.

Outro garuper é Cleomar Dante Estrazulas. Ele é carreteiro há 12 anos, mas de tempo em tempo ficava sem ganho por vários motivos, inclusive, por causa das greves dos auditores fiscais. “Utilizei o UBER em São Paulo. Gostei da experiência. E pensei, quando o aplicativo estiver disponível em Foz, quero trabalhar. Em janeiro, descobri Garupa, me cadastrei e comecei a trabalhar”, disse.

Embora Cleomar chegue a ganhar até R$ 1.400 por mês, trabalhando apenas nas horas vagas, o mais interessante para ele, são as histórias que ouve dos passageiros. “Não há regra. Há todos os tipos de caronas, desde crianças indo à escola até mulheres grávidas prestes a dar à luz”, contou.

Ele também faz amizades. “Hoje levei um casal de turistas cariocas até o Marco das Três Fronteiras. Quando cheguei lá, um outro casal que me aguardava também era do Rio. Ficamos todos os amigos pela coincidência”. Para Cleomar esse é o melhor trabalho que poderia ter. “Adoro dirigir e ganho para fazer o que gosto. Tem emprego melhor?”.

O Garupa 

O Garupa é um aplicativo de caronas que está disponível em várias cidades paranaenses como Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.

O sistema é bem semelhante ao popular Uber. Quem quiser ser garuper, pode fazer cadastro pelo site garupa.co ou baixar o aplicativo 'Garupa App', nas lojas Google Play e App Store, escolhendo a opção "Quero dirigir um Garupa". Já os usuários podem baixar o aplicativo, efetuar o cadastro e chamar a carona.

Para agendar a corrida, basta acessar o aplicativo. Na opção de Garupa Pré-Pago viabiliza a compra de crédito para corrida de pessoa física ou empresa, com valor com desconto (conforme plano de adesão). Garupa Empresas garante uma maior economia e flexibilidade para empresas, através de contrato exclusivo.

Já no Garupa Pet e Garupa Seu Objeto, os garupers transportam animais de pequeno porte ou pequenos volumes como caixas, compras, roupas de lavanderia e documentos.

O cadastro

Para se cadastrar como motorista (garuper), é necessário:

- Ter carteira de habilitação B definitiva;

- O veículo usado nas caronas precisa ter ar-condicionado e quatro portas;

- O ano do veículo precisa ser acima de 2008.

Abilene Rodrigues

e-max.it: your social media marketing partner