Foz 104 anos: Uma cidade e muitos desejos!

Variedades
Typography

Foz do Iguaçu completa 104 anos neste domingo, dia 10 de junho. Como uma cidade é feita de gente envolvida, que sonha com o desenvolvimento, presta atenção no futuro, por isso trabalha bem no presente, a reportagem da Sobre Rodas conversou com várias pessoas do cotidiano. Iguaçuenses de naturalidade ou só de coração para saber o que elas desejam para Foz do Iguaçu, neste aniversário. 

Ouviu pessoas que construíram suas vidas aqui. Um lugar que abriga uma das sete maravilhas da natureza. Conta com a maior usina geradora de energia do planeta. A energia já produzida por Itaipu é capaz de iluminar o planeta por 40 dias. 

É uma cidade com dezenas de atrativos turísticos. Que apesar de ter uma população de 270 mil habitantes, passam por ela diariamente pelo menos o dobro de pessoas, sejam de seus vizinhos argentinos ou paraguaios. E seus visitantes. 

A personalidade é formada por um caleidoscópio de culturas, e de gente apaixonada. Pessoas que estudam, lutam, trabalham. 

Diferente de outras regiões do Paraná e até do país, mesmo em greve ou em crise, a economia segue em ritmo acelerado com a geração de empregos e profissionais cada vez mais capacitados para o mercado. 

Ao olhar para trás, fica cada vez mais distante a imagem de uma cidade repleta de muambeiros e sacoleiros cruzando a Ponte Internacional da Amizade de um lado para outro. De uma cidade violenta.

Mas Foz não vive só de alegrias. É uma cidade que exige investimentos em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura.

Confira o que os iguaçuenses desejam para Foz do Iguaçu nesses seus 104 anos! 

Yoná, Hélio e Patrícia

Eu desejo que a cidade se torne tão boa para os moradores quanto para os turistas. Foz é uma cidade extremamente receptiva, que dá oportunidades pra muita gente, como é o meu caso, mas precisa estar preparada para os jovens que estão começando a buscar uma chance de trabalho ou crescimento de carreira; diversificar os cursos universitários, melhorar os serviços de atendimento e executar os projetos que foram propagados nos últimos anos, mas não saíram do papel, Patrícia Iunovich, jornalista, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu.

Foz do Iguaçu de tantas conquistas e realizações! Desejo o que há de melhor para ti! Ainda temos muito a avançar, mas com cuidados especiais às nossas crianças e adolescentes, dando prioridade à educação, vamos progredir! E devemos também lembrar de nossas pessoas idosas, que com determinação construíram teus 104 anos de glórias e igualmente merecem nossa atenção! Feliz aniversário!, Hélio Cândido do Carmo, presidente da Guarda Mirim.

Desejo à Foz muita união, muita solidariedade e empatia. E que a cada ano, essa cidade tão diversa possa ter pertencimento sobre quem somos! E claro, desejo muita arte, cultura e cores, Yoná Castilho, atriz e contadora de histórias.

Eu desejo que os governantes não usem seus cargos políticos só para proveito próprio pois o povo iguaçuense não merece ter uma cidade do porte da nossa, abandonada, com ruas esburacadas, ainda mais para nós que temos carros antigos. Acredito que se conseguíssemos promover mais eventos, geraríamos mais recursos para a cidade,  Sônia Januário, presidente do grupo “Antigos Foz”. 

Felipe, Douglas e Carolina

Desejo que Foz continue sendo esta cidade cosmopolita, agradável aos moradores e simpática aos visitantes. Que seja sempre conduzida com responsabilidade e receba a atenção necessária para seu crescimento por parte das autoridades, em todos os níveis, dos poderes Executivo e Legislativo. Que a população possa prosperar juntamente com a cidade e colaborar no desenvolvimento e engrandecimento dela. Que Foz continue amada e abençoada!, Douglas Furiatti, jornalista

Desejo que Foz se torne referência em atendimento de Saúde da Região, com um olhar especial a saúde integral das mulheres e crianças, Carolina Oderich, médica.

Desejo estabilidade política e social, muito entendimento e colaboração entre as pessoas. Um desenvolvimento sustentável em todas as áreas”, Felipe González, empresário. 

Desejo que Foz do Iguaçu se torne um polo educacional referência no Brasil. A cidade está caminhando rumo a essa realidade, e existem vários projetos em andamento para tornar isso possível. A melhoria da educação, principalmente da Rede Pública brasileira, é o primeiro passo para que uma mudança geral comece. Acredito que ela começa quando nos preocupamos em preparar as gerações que estão por vir, dando a elas oportunidades de se desenvolver plenamente, Ana Beatriz Carrijo, estudante 

Eu desejo para esta minha cidade muito progresso, mas com justiça social. Que seja uma cidade desenvolvida, mas que seus cidadãos consigam usufruir adequadamente, Edinalva Severo, servidora municipal .

Abilene Rodrigues

e-max.it: your social media marketing partner