Empresários destacam avanço na vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu

O setor produtivo está entusiasmado com a vacinação extra contra a covid em Foz do Iguaçu. Só neste sábado (17) e domingo (18) foram aplicadas 19 mil vacinas do lote extra de 37 mil doses enviadas. Parte dos empresários até declinou da análise do impacto e importância na escalada da imunização para setores como turismo, comércio e serviços – a principal trindade econômica da cidade.
“É um momento muito especial que estamos vivendo na nossa cidade. É contagiante a emoção ao ver as famílias e os amigos recebendo as vacinas e celebrando a vida. Renovamos a esperança e já podemos sentir que dias melhores estão chegando para todos nós! Estou emocionado de ver tantos amigos e familiares recebendo a vacina. Não tem como pensar em turismo e negócios. A vida é sempre mais importante”, reagiu Adélio Demeterko, diretor do Grupo Cataratas.
O empresário Paulo Pulcinelli disse que a vacina trouxe a felicidade esperada por toda família iguaçuense. “A importância dessas doses trouxe ainda maior felicidade a nossa família. Hoje (sábado), tivemos o batizado da nossa netinha mais nova, a Carolina, filha do meu primogênito, que foi batizada tendo como padrinho meu filho caçula, mas para acrescentar ainda mais alegria a esse dia, meus dois filhos, Paulinho, de 37, e Bruno, de 33, foram vacinados hoje”, exultou.
“Para nossa família, que todos tivemos todos os cuidados e que continuaremos a nos cuidar, sabemos dos problemas sérios dessa doença, que sempre valorizamos demais a vacina, só temos que agradecer a Deus, à ciência e a essas doses extras vindas para Foz para mantermos nossa família ainda mais segura e unida”, completou.
Vacinação em massa
Para cumprir com a meta de aplicação das 37 mil doses extras, as equipes de vacinação da saúde municipal aplicaram 19 mil vacinas entre sábado (12 mil) e domingo (sete mil).
O presidente da Acifi (Associação Comercial de Foz do Iguaçu), Faisal Ismail, lembrou da localização e demanda fronteiriça que exigiram mais atenção das autoridades, mas que os cuidados sanitários devem ser mantidos. “Nossa cidade por ser de fronteira, precisa de atenção especial das autoridades, somos duramente afetados pela nossa geolocalização. Esta nova remessa nos dá um pouco de conforto, porém precisamos sem mais ágeis e eficazes na vacinação como um todo. Mesmo tendo a vacinação avançando, devemos manter os cuidados sanitários, distanciamento e uso de máscaras”, disse.
Turismo
O empresário Marcelo Valente, do setor de turismo e comunicação, reafirmou que “quanto mais vacinas melhor” para Foz do Iguaçu. “Junto com as vacinas, chegam também a esperança e o otimismo das pessoas em retornar às suas vidas com segurança”.
O presidente do Fundo Iguaçu (Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu), Enio Eidt, destacou também a importância da vacinação em massa para o turismo da tríplice fronteira. “A retomada do turismo depende do aumento das imunizações e estamos felizes por receber as doses necessárias para a conclusão da vacinação até agosto. Podemos a partir daí acelerar as promoções e divulgação de nosso destino, visando termos diversos fluxos de turistas do mundo todo de volta”, vaticinou.
O empresário Jin Bruno Petrycoski também avalia a importância das doses extras em função da fronteira exposta entre o Brasil e Paraguai e por a cidade receber, em tempos normais, visitantes do mundo inteiro. “É importante a população de Foz do Iguaçu, na sua totalidade, receber as vacinas o quanto antes, porque a economia depende muito do turismo e o setor não defende apenas uma abertura parcial que pode desencadear a enfrentar uma nova variante”, disse.
“Agradecemos e muito por essas novas doses e com elas, vamos ter uma retomada mais rápida do turismo, vamos passar para o mundo que Foz do Iguaçu é um local seguro e que essas pessoas vão poder nos visitar com a maior brevidade possível”, completou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp