Variedades

16ª Feira Internacional do Livro irá homenagear a autora paranaense Alice Ruiz

Foto: Marcos Labanca

A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu divulgou a programação da 16ª Feira Internacional do Livro, que será realizada de 20 a 27 de novembro, no Clube Gresfi. A escritora homenageada será a poetisa paranaense Alice Ruiz, que fará a abertura do evento no sábado (20).

Nesta edição, a curadoria prezou pela diversidade de gênero e literatura, como a presença do escritor indígena Daniel Munduruku, que também estará na abertura do evento, no sábado (20), e Eliane Potiguara, também escritora e ativista indígena, que fará uma palestra na terça-feira (23).

A lista de convidados também inclui Kiusam de Oliveira, autora de livros infantis com enfoque na luta antirracista por meio da literatura. Ela irá se apresentar na quarta-feira (24).

O evento terá autores de renome no Paraná, como Yuri Al’hanati; Caê Guimarães e Giovana Madalosso.

Entre as presenças do cenário nacional estão Henrique Rodrigues; Marçal Aquino; Aline Bei e André de Leones. Como presença internacional, o argentino Luciano Lamberti, para falar sobre a literatura e integração Latino-Americana.

Reencontro com a população

O diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, destaca que será o momento esta edição da Feira do Livro ganha um destaque especial após o cancelamento da edição de 2020, por conta da pandemia. “Em ações de promoção cultural, a Feira do Livro é um carro-chefe, pois se trata de uma semana dedicada à literatura, arte e cultura. A programação que escolhemos é muito rica em diversidade, o que combina com uma cidade como Foz, que acolhe tantas culturas distintas”, afirmou.

A organização é feira por uma junção de trabalho das secretarias de Turismo, Trabalho, Juventude e Capacitação, Educação e Fundação Cultural. Para a diretora de Cultura, Thaisa Praxedes, é importante que toda a comunidade prestigie o evento e compareça para conhecer novos autores e obras.

“O universo literário é muito encantador. Todos os dias há algo novo para descobrir, ler e pesquisar, por isso temos essa semana separada para enriquecer ainda mais a nossa cidade com a cultura”, ressaltou.

Distribuição de vale-livros

Como já é tradição durante as edições da Feira do Livro, a Secretaria Municipal da Educação começou a distribuir os mais de 20 mil vale-livros para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. As trocas poderão ser feitas no estande da secretaria.

A distribuição começou na última semana e ocorre de forma escalonada para os diretores das 50 escolas e 41 CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil). A Prefeitura de Foz do Iguaçu investiu R$ 606 mil na aquisição dos livros.

A Secretaria da Educação também utilizará uma reserva com mais de 3 mil exemplares que serão direcionados aos professores.

Os alunos farão visitas programadas à Feira do Livro com as próprias escolas, mas também poderão escolher os títulos durante visitas com os familiares. O projeto vale-livro existe desde 2014 na Rede Municipal de Ensino e tem como proposta incentivar a leitura entre os estudantes.