Estampados nos para-brisas dos 94 ônibus da Viação Santa Clara (VISAC) — responsáveis por transportar diariamente mais de 50 mil passageiros em Foz do Iguaçu —, adesivos rosa em formato de placa de trânsito chamam a atenção dos iguaçuenses e turistas para a importância da prevenção ao câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença causou mais de 20 mil mortes em 2023, com maior incidência nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A campanha, que já é tradicional na empresa, tem como objetivo incentivar homens e mulheres a ficarem atentos às mudanças no corpo e a buscarem o diagnóstico precoce — medida essencial para reduzir a incidência e a mortalidade pela doença.
Um estudo do INCA aponta que, até o final de 2025, cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil. No entanto, quando detectado no início, o tratamento pode alcançar até 90% de chance de cura.
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais recorrente entre as mulheres em todo o mundo. O tumor também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre o público feminino, com alta taxa de mortalidade ajustada por idade.
Os principais sinais e sintomas suspeitos incluem: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Mais informações em: www.visac.com.br ,@ visac_foz e pelo WhatsApp: 45 99970-0173