A GOL Linhas Aéreas, Companhia Aérea mais pontual do Brasil, escolheu o Cais do Porto, em Fortaleza, com sua vista poética e panorâmica do Mucuripe, para comemorar a chegada de suas mais novas rotas diretas a partir da capital cearense: a doméstica Foz do Iguaçu (IGU), no Paraná, e a internacional Montevidéu (MVD), no Uruguai, apresentadas aos Clientes e ao mercado em parceria com Governo do Ceará. Ambas as operações terão início no próximo dia 29 de novembro, com 1 frequência semanal de ida e volta, aos sábados, a partir do Aeroporto Internacional Pinto Martins (FOR).
O restaurante Esttaleiro, local do evento, tingiu-se de laranja, cor tema da GOL, para receber os convidados: autoridades governamentais, como Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Estado, entes do trade turístico, a exemplo da ABAV Ceará, e imprensa. Representaram a GOL Marcos Tognato, especialista em Relações Institucionais, e Marcos Almeida, gerente Comercial da Companhia.
Com as duas novas rotas sem escalas, a GOL reforça sua presença estratégica em Fortaleza, uma das principais portas de entrada do Nordeste. A operação desde Foz do Iguaçu atenderá à demanda por voos para a região a partir da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), enquanto os cearenses e outros passageiros em conexão no Aeroporto Pinto Martins poderão contar com a facilidade de voar semanalmente para um dos mais importantes cartões-postais do Brasil, as Cataratas do Iguaçu.
Foz do Iguaçu será o sexto destino/aeroporto doméstico da GOL atendido a partir de Fortaleza, onde a Companhia já opera voos para São Paulo/Congonhas e Guarulhos, Brasília, Rio de Janeiro/RIOgaleão e Salvador. Além desses destinos, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, voos entre Fortaleza e Manaus foram disponibilizados para atender a demanda de alta temporada.
Montevidéu, agora mais próxima do Ceará
A capital uruguaia será o terceiro destino internacional atendido pela GOL a partir da capital cearense. Em Fortaleza, a Companhia mantém saídas regulares e diretas rumo a Buenos Aires – aeroportos de Ezeiza (EZE) e Aeroparque (AEP) – e Orlando (MCO), nos Estados Unidos. Com a rota FOR-MVD, os cearenses poderão ter acesso, com comodidade, a uma das mais charmosas e tranquilas capitais da América do Sul.
Montevidéu é, atualmente, a cidade fora do Brasil que gera o maior volume de passageiros internacionais para Fortaleza de maneira indireta (ou seja, com uma cnexão), dentro da malha da GOL. Em 2024, foram mais de 3 mil Clientes transportados entre as duas cidades, e até julho de 2025, o número ultrapassou 1.800 passageiros. Essa nova ligação, inédita, garante opções rápidas entre as duas cidades.
“O início desses novos voos marca mais uma etapa do esforço permanente do Governo do Ceará para ampliar a presença do nosso estado na malha aérea nacional e internacional. A parceria com a GOL reforça a confiança do setor no turismo cearense e no papel estratégico de Fortaleza como ponto de conexão. A chegada das operações para Foz do Iguaçu e Montevidéu amplia as opções para quem visita e para quem sai do Ceará, fortalecendo a economia, estimulando a competitividade e gerando impacto direto na vida das pessoas. O governador Elmano tem sido firme ao defender que cada nova rota representa mais desenvolvimento e mais portas abertas para os cearenses”, disse Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará.
“Com os novos voos para Foz do Iguaçu e Montevidéu a partir de Fortaleza, a GOL reafirma seu compromisso de investimentos no estado do Ceará, onde se posiciona de forma estratégica. IGU e MVD ampliam e diversificam nossa oferta doméstica e internacional em Fortaleza, ligando essa importante capital do Nordeste a um dos mais cultuados cartões postais brasileiros e a uma capital sul-americana reconhecida pela riqueza histórica e pela qualidade de vida. Temos a convicção de que, com esse apoio sem precedentes do Governo do Ceará, a GOL promoverá cada vez mais o desenvolvimento do turismo e da economia na região”, afirmou Rafael Araujo, diretor executivo de Planejamento da GOL.
Os voos entre Fortaleza (FOR) e Foz do Iguaçu (IGU) e Montevidéu (MVD) serão operados com as modernas aeronaves Boeing 737, incluindo o 737 MAX 8, modelo mais sustentável da frota da GOL. A capacidade é de 186 passageiros na rota doméstica e de 176 na rota internacional.
Os bilhetes já estão disponíveis nos canais da GOL – site e app – e Smiles.
Confira, abaixo, as frequências e os horários dos voos:
Fortaleza (FOR) – Foz do Iguaçu (IGU): a partir de 29/11/2025
|
|
|
|
|








