Enquanto o Brasil entra em ritmo de Carnaval, a equipe Honda Racing de Motocross investe em duas semanas de treinos e competições na Europa. O trabalho de pré-temporada tem como base a estrutura oficial do time de fábrica da HRC que disputa o Campeonato Mundial da modalidade (MXGP), em Milão, na Itália.
Além de uma série de treinamentos e troca de experiências, a programação inclui a participação dos pilotos Enzo Lopes e Pietro Piroli no Motocross Internacional de Sommieres, na França, no dia 22 de janeiro. O objetivo é atingir o melhor momento de preparação para a disputa das principais competições do calendário nacional, o MX1GP Brasil (Brasileiro do Motocross) e o Arena Cross.
“É uma oportunidade única e transformadora para a evolução de todo o nosso time”, afirmou Reinaldo Almeida, chefe da equipe Honda Racing. “Ter acesso direto às motos, equipamentos e aos processos do time HRC representa um salto importante no nosso nível de profissionalismo e preparação. É uma imersão completa em uma estrutura de excelência, que nos permite absorver conhecimento técnico, metodologia e cultura de alto desempenho.”
Comandada por outro brasileiro, Marcus Pereira de Freitas, o gerente geral da Honda HRC Petronas, a equipe internacional presta todo o suporte necessário para a experiência. “As nossas portas estão abertas para que a equipe Honda Racing leve para o Brasil o máximo de conhecimento. Os times da Honda são como uma família e esperamos que a temporada 2026 seja de grande sucesso”, disse Freitas, reforçando que a logística do intercâmbio contou com o suporte de Giacomo Gariboldi (chefe da equipe Honda HRC Petronas).
Estreia de peso – Novidades da Honda Racing 2026, os gaúchos Enzo Lopes e Pietro Piroli estão animados com o intercâmbio e a oportunidade de estrear pela equipe na tradicional competição francesa, em sua 59ª edição. O primeiro piloto irá competir pela categoria MX1 e Piroli, pela MX2, sendo que tradicionalmente no Motocross Internacional de Sommieres as duas classes se unem para uma bateria única no encerramento do evento.
A pré-temporada já está rendendo muitos frutos. “É uma oportunidade incrível estar aqui com nossa equipe do Brasil, junto ao time HRC. Está sendo tudo muito legal, uma viagem de muita aprendizagem. Para fechar com chave de ouro, poder fazer a primeira corrida do ano com a Honda Racing, ao lado do meu time do Brasil, e andando com a moto da HRC, não tem preço”, analisou o heptacampeão brasileiro Enzo Lopes, de volta ao motocross nacional após nove anos competindo nos Estados Unidos.
Dono de dois títulos nacionais de motocross, Piroli concordou com o companheiro. “A viagem está sensacional, uma oportunidade incrível que só vai agregar para minha evolução no Brasil. Estou muito feliz em conhecer novas pistas e aprender junto com as pessoas da equipe. Temos bastante trabalho pela frente.”
A Honda Racing de Motocross também conta com o belga Jeremy Van Horebeek e enviou mecânico exclusivo para acompanhar a pré-temporada do piloto em seu país natal. A equipe tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Consórcio, Axalta, DiD, Ogio, NGK, Pirelli, Alpinestars e ASW.



