A todo vapor: UPA Dr.Walter Barbosa recebeu mais de 600 pacientes em três dias

Dos pacientes  que buscaram a unidade, 343 foram adultos, 173 crianças e adolescentes e 100 foram pessoas com mais de 60 anos. Segundo o percentual de classificação desses atendimentos 78% foram casos considerados pouco urgentes, 21% sem classificação, 1% foram pacientes de urgência e emergência. 

A  Unidade de Pronto Atendimento do Morumbi fica na Avenida Mário Filho no Morumbi I e conta com uma equipe de 25 profissionais em turnos de 12 horas. Cinco médicos ficam de plantão para atender a população, sendo dois médicos clínicos, um médico pediatra, um médico na observação dos usuários e um na emergência.

Estrutura

A Unidade, que anteriormente era um  Pronto Atendimento (PA), passou por uma reforma que durou cerca de nove meses para atender algumas exigências do Ministério Público, mas com apoio e repasses do Ministério da Saúde a obra foi estendida e foram realizadas várias ampliações na estrutura, possibilitando que a Unidade fosse transformada em uma UPA porte III. 

Hoje a UPA conta com sete leitos observação feminino, sete leitos observação pediátrico, cinco leitos de observação masculino, dois leitos observação individual, quatro leitos de emergência, dois consultórios clínico adulto, um consultório pediátrico, sala de hidratação com poltronas, enfermaria, farmácia, Raio X, central de esterilização e central epidemiológica.

Ela está preparada para atender 10 mil pacientes por mês, visando suprir a demanda dos moradores da Região do Morumbi e Sul do município. Durante o período da  reforma os atendimentos de urgência e emergência que eram realizados na unidade estavam sendo feitos na  Unidade do Maracanã, com a transferência  para nova estrutura, a Unidade do Maracanã voltará a funcionar como Unidade Básica de Saúde (UBS), a previsão é para que o trabalho no local seja normalizado nas próximas semanas. 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp