Testamos: A brasileira L200 Triton Sport é sofisticada, mas com pegada bruta

 

Fabricada na fábrica de Catalão (GO), a quinta geração da Mitsubishi L200 Triton Sport reúne sofisticação, conforto e tecnologia dos automóveis de luxo, mas com uma “pegada” forte. Robusta e resistente.

Apesar de ter sido toda remodelada, a picape mantém o DNA 4×4 de série e traz todo o know-how que a Mitsubishi Motors tem no off-road, mas que se adapta perfeitamente para o dia a dia. 

Testando 

O test-drive foi dividido em três fases: estrada, autódromo e terreno acidentado. Na estrada, foram 100 quilômetros. Onde foi possível verificar a potência do motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. Um dos itens que mais chamou a atenção foi o conforto, baixos índices de ruído e boa dirigibilidade. 

Por dentro, muita sofisticação com os acabamentos Piano Black e Chrome-Like Silver no painel e console central, nos painéis de porta e no seletor eletrônico da tração 4×4. Para proporcionar um interior ainda mais envolvente e confortável, essa picape vem equipada com ar-condicionado Dual Zone, Sistema Multimídia Power Touch com tela de 7”, botão Start/Stop para partida sem chave, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento. Os bancos com couro têm melhor ergonomia e foram desenvolvidos para oferecer ainda mais conforto – e menos fadiga – em viagens longas. O do motorista vem com regulagem elétrica.

É equipada com nove air bags: frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. Além de cintos dianteiros pré-tensionados que se ajustam ao máximo para reduzir os impactos ao corpo do passageiro em caso de uma eventual colisão frontal. 

No trajeto foi possível verificar que a  L200 Triton Sport permite até 20 combinações de marcha, mostrando toda a aptidão off-road desta picape, que é a única equipada com Paddle Shifters, permitindo a esportividade da transmissão manual com a praticidade de automática. Na versão GLS, o câmbio é manual de seis marchas.

Off-road completo

Primeira picape a utilizar um motor de alumínio, a L200 Triton é muito forte nos terrenos acidentados e leve na estrada. A caçamba está com paredes laterais mais altas para reforçar a robustez do design exterior. Com isso ela se tornou mais funda, ampliando sua capacidade volumétrica. Já a capacidade de carga é de 1.075 kg. O Brake Light vem integrado à tampa traseira, aumentando a segurança. 

Como um verdadeiro veículo off-road, a All New L200 Triton Sport tem excelentes números 4×4:

Ângulo de entrada – 30°

Ângulo de saída – 22°

Ângulo de rampa – 26°

Inclinação lateral – 45°

Altura livre do solo – 220 mm

Travessia com água – 600 mm

Passando por pequenos lagos, foi possível conferir a função de dissipador de água para trechos alagados. Com essa característica, a água não é projetada para o para-brisa, que atrapalha a visão do motorista, mas é lançada para as laterais.

A Suspensão SDS II, é macia, pois a barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham em perfeita harmonia com os amortecedores. Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas.

Tecnologias

A L200 é uma picape, mas com muita tecnologia e sofisticação. O volante possui ajustes de profundidade e altura, além dos comandos de áudio, cruise control e acesso ao telefone por bluetooth. Com o Keyless Operation System, é possível travar e destravar as portas sem o uso da chave. E, para dar partida no motor, basta pressionar um botão.

Para a completa comodidade do motorista e passageiros, são 16 porta objetos e 11 luzes de cortesia, além do porta-óculos no console de teto. O porta-luvas tem o prático “Push Lock”, que tem a tampa com abertura amortecida e facilidade de acesso também pelo lado do motorista.

Ela vem equipada com controle de tração e estabilidade ATSC, que garante mais segurança, precisão e controle. O Controle de Estabilidade (ASC) atua em momentos de instabilidade, quando os pneus estão escorregando em pisos com baixa aderência ou quando o veiculo está fazendo movimentos súbitos que indiquem perda de direção. O Controle de Tração (ATC) freia as rodas que estão derrapando e otimiza a entrega de torque do motor em condições de perda de tração, seja ela provocada por pisos escorregadios ou durante a transposição de um difícil obstáculo. Além disso, o veículo vem com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que facilita as manobras.

A All New L200 Triton Sport é equipada com o exclusivo TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança. O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

Em conjunto com tudo isso está o ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.

A máxima segurança foi priorizada na construção dessa picape. Projetada sob o conceito RISE, o chassi tem alta eficiência em absorção de energia e grande rigidez estrutural. Adicionalmente, a carroceria recebeu proteção extra com o uso de materiais de alta resistência aplicados em regiões estratégicas. Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em caso de um eventual acidente.

Cores 

A All New L200 Triton Sport tem a MitRevisão com preço fixo, o mais baixo da categoria, e será oferecida em oito cores: Branco Alpino, Branco Fuji, Prata Rodhium, Prata Cool, Cinza Londrino, Preto Ônix, Vermelho Rubi, Marrom Cacau e Azul Petróleo.

Versões

L200 Triton Sport HPE Top, L200 Triton Sport HPE e L200 Triton Sport GLS, todas com um novo e moderno visual. E vem para complementar a linha da L200 Triton, que continua a ser comercializada no Brasil nas versões: L200 Triton Savana MT/AT, L200 Triton Outdoor AT, L200 Triton GLX, L200 Triton 2.4 Flex Outdoor e L200 Triton GL. No total, são nove versões que atendem todos os tipos de clientes.

 

Valores

L200 Triton Sport HPE Top – R$ 174.990,00

L200 Triton Sport HPE – R$ 164.990,00

L200 Triton Sport GLS – R$ 131.990,00

 

L200 Triton Savana MT- R$ 138.990,00

L200 Triton Savana AT – R$ 146.990,00

L200 Triton Outdoor AT – R$ 136.990

L200 Triton GLX MT – R$ 111.990,00

L200 Triton GL MT – R$ 105.990,00

L200 Triton 2.4 Flex Outdoor – R$ 91.990,00

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp