Turismo

A partir desta quinta-feira (15), UDC realizará pesquisa sobre o tráfego e perfil de turistas na Tríplice Fronteira

Entre os dias 15 e 18 de junho, Professores e estudantes do Centro Universitário UDC e Vila A e UDC Monjolo realizarão o 9º levantamento sobre o trânsito de pessoas e veículos na tríplice fronteira, além do perfil das pessoas que passam pelas Pontes da Amizade e Tancredo Neves, fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Argentina respectivamente. 

As ações começam às 6h da manhã de quinta-feira (15) e terminam às 18h de domingo (18). No sábado (17), os grupos realizarão o trabalho das 6h da manhã até à meia noite. 

A Pesquisa é Coordenada pelo Pró-Reitor do Centro Universitário UDC, Professor Doutor Fábio Prado, a primeira, foi feita em 1996, durante sua graduação em Engenharia Civil, Prado trabalhou sozinho na coleta de dados e tabulação dos resultados.  

A Pesquisa acontece em parceria entre a UDC, Receita Federal, Polícia Federal, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Acifi – Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e CODEFOZ – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Fundo Iguassu, Polo Iguassu, Secretaria de Turismo, Consulado Argentino e Consulado Paraguaio. 

A pesquisa

Universitários acompanhados dos Professores seguem alguns critérios para levantar os dados sobre o tráfego de veículos e também definir o perfil das pessoas que transitam pelas duas fronteiras.

A exemplo dos anos passados serão observadas duas vertentes, em uma delas a pesquisa fará a contagem de pedestres que vão e vem dos países vizinhos assim como o número de caminhões, ônibus, van, taxi, carros e motos, de qual país é o veículo e qual o horário de passagem. 

O questionário para a pesquisa de perfil será aplicado aos turistas em modo geral. As questões basicamente traçam um perfil das pessoas que vêm para a fronteira. Entre as perguntas, algumas sobre o estado de origem, trabalho, meio de transporte utilizado, quanto tempo ficará em Foz, dentre outras.

Para realizar a pesquisa os estudantes utilizaram um sistema exclusivo elaborado pelo Coordenador do Curso de Sistema de Informação do Centro Universitário UDC, o que facilita e permite mais exatidão na tabulação dos dados.

Nesta edição a Universidade de Roma TRE, na Itália, também será parceira da pesquisa.  

Situação Econômica

As atuais situações, política e econômica do país devem aparecer nos resultados da pesquisa. 

Fonte: Assessoria 

Deixe uma resposta