A tecnologia híbrida como alternativa para o automóvel brasileiro

Chegamos ao final da 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo e a pergunta que sempre fazemos é sobre o que vai ficar marcado dessa edição quando o assunto é o futuro do automóvel? Aliás, o futuro que já está presente entre nós. Foi isso que acompanhamos nas apresentações de imprensa e também nas tecnologias que os fabricantes apresentaram.

O Salão do Automóvel é muito mais que um laboratório para entender como o cliente deseja seu próximo veículo, mas principalmente para os fabricantes revelarem o que querem vender e sentirem o interesse na compra.

Será mesmo que o cliente brasileiro vai querer comprar um carro elétrico? A conta da energia já anda tão alta que basta falar em ligar uma lâmpada que todo mundo reclama.

Muitas vezes o Brasil é um país que procura viver a realidade que não é a sua, mas que já acontece no vizinho. Eu explico. A razão de uma tecnologia ser tendência num mercado externo, não nos obriga a ter que seguir o mesmo caminho, ou pior, ultrapassando suas etapas de evolução.

Nós temos o etanol. Dito isso, precisamos valorizar nossa fonte renovável de energia. Ainda temos o apelo do meio ambiente, que nos ajuda positivamente. E o que precisamos então? Precisamos aumentar a eficiência energética, a autonomia. É isso o que ainda falta no carro elétrico? Então vamos combinar os dois mundos!

Líder e pioneira no desenvolvimento e disseminação da tecnologia híbrida em todo o mundo, a Toyota apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo, por meio de um display técnico detalhes do Prius, primeiro modelo híbrido produzido em larga escala em todo o mundo e o primeiro da marca comercializado no Brasil.

O Prius é hoje o automóvel híbrido mais acessível à venda no mercado nacional. O veículo oferece, entre outras inúmeras vantagens em termos de conforto e dirigibilidade, alto índice de eficiência de combustível no ciclo urbano, chegando a 18,9 km/l (segundo dados INMETRO), o que faz dele um dos modelos mais econômicos no território brasileiro.

A tecnologia híbrida flex já surge como conceito e tão logo estará sendo ofertada no mercado nacional.

Do mesmo grupo da Toyota, a Lexus, líder mundial em veículos híbridos de luxo, reforça sua estratégia de oferecer toda sua linha unicamente com sistemas híbridos para o Brasil.

 

No mais recente lançamento, a marca usou sua experiência em engenharia no UX 250h 2019, com um novo motor híbrido. Com 181 cavalos de potência, o UX 250h possui sistema híbrido que combina o novo motor a gasolina de quatro cilindros 2.0 litros a um motor elétrico em um transeixo híbrido de nova geração, mais compacto, mais leve e com menos atrito interno que os sistemas híbridos anteriores da marca.

Comparado ao híbrido Lexus de tamanho similar, a unidade de controle de potência do UX é mais poderosa, mas 20% menor e 10% mais leve.

A aplicação de veículos híbridos em nossa região já era prevista por alguns estudos, é o caminho lógico de combinar duas fontes de energia para conseguir eficiência energética e autonomia, com baixo custo. Com certeza uma forte alternativa no primeiro momento ao veículo elétrico.

Em todos os países do mundo a inserção do veículo elétrico só acontece devido incentivos governamentais.

Não há dúvidas que o brasileiro gosta de carros. Apesar de ouvirmos de alguns “especialistas” do setor automotivo que os salões estão com os dias contados, talvez essa seja a realidade lá de fora, mas não a nossa.

Ainda temos muito que evoluir para entender melhor o consumidor, seus desejos e ambições, e o Salão do Automóvel permite esse rápido amadurecimento.

O mesmo jovem que dizem não querer mais um carro, lotou o Salão do Automóvel para conhecer de perto as novidades, tendências e criar seus sonhos.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

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