Variedades

Aprovada: Ministro da Saúde conhece instalações da UPA Dr. Walter Barbosa 

A unidade era um posto de saúde até o início de 2017, quando passou por uma grande reforma que custou aos cofres públicos municipais R$ 2 milhões, e, foi reconhecido como UPA, de porte III. Agora, conta com uma ala com cinco leitos pediátricos e 10 leitos adultos divididos entre masculino e feminino. Contará também dois leitos de isolamento e quatro leitos de emergência, classificados como ala vermelha. A previsão é atender 10 mil atendimentos por mês.

A nova unidade contará também com farmácia básica, que passará a funcionar a partir da data de inauguração, Raio X, central de esterilização e central de epidemiologia.

Como UPA, o Ministério da Saúde repassará cerca de R$ 500 mil/mês para custeio. 

Dr. Walter

 

O nome da Unidade é uma homenagem ao pediatra Walter Cavalcanti Barbosa falecido em outubro de 2016. Ele atendeu por mais de 30 anos no posto de saúde do Morumbi. Dr. Walter era um dos primeiros a chega na unidade. Ele atendia todas as crianças no primeiro horário e depois seguia para seu consultório particular, na região central de Foz do Iguaçu. 

Para a população de Foz, a escolha do nome da UPA foi uma decisão acertada. Foram dezenas de depoimentos nas redes sociais.

– Marilene Prudêncio: “Ele foi um pai para as minhas filhas. Merece ser lembrado por todos que ajudou.Tenho muita gratidão”.

– Sirlei Dias de Oliveira: “Igual ao Dr. Walter, jamais existirá. Médico competente, ser humano sem igual. Muito justa essa singela homenagem, àquele que não media esforços para ajudar as crianças, e despreocupar os pais”. 

– Delfina Santos: “Sou grata a ele pela vida do meu filho, que foi desenganado por outro profissional. Nunca vou esquecer. Liguei para ele fora de hora e mesmo assim, salvou meu filho da morte.

– Marli Fontoura: “Excelente homenagem. Como faz falta um ser humano exemplar. cuidava das criancinhas como se fossem seus netinhos, até fazia comparações com eles. Costumava dizer,  minha netinha ou minha filha era assim.Que tenhamos outros médicos assim, merecedores de muitas homenagens”.

Deixe uma resposta