Esporte

Atletas de Foz e Arapongas conquistam títulos no Paranaense de Slackline

Foto: Marcos Labanca

O atleta Hallan Garcia (21), de Foz do Iguaçu, conquistou o primeiro lugar na Terceira Etapa do Campeonato Paranaense de Slackline (CPS 2016), disputado no último final de semana (30 e 31 de julho) no Ginásio de Esportes Natalino Spada em Santa Terezinha de Itaipu. O segundo colocado foi Vinicius Souza (25), e o terceiro Anderson Pupo, o Lagartixa (25), ambos de Arapongas, Norte do Estado.

O CPS 2016 aconteceu durante o Festival Itaipu River Games, que contou também com a Asfi Skateboard Contest, a competição que reuniu mais de 40 skatistas. Nos dois dias (sábado e domingo), o público pôde acompanhar gratuitamente as atividades esportivas e assistir a shows com grupos de rap e bandas locais.

Esta é a terceira vitória consecutiva de Hallan Garcia, que foi campeão do Paranaense em 2015 e busca garantir uma vaga para o Mundial de Slackline no final deste ano. “Agora o foco é o Mundial e vou treinar em dobro. Ainda tem muita coisa que quero mudar e preciso perder o medo de tentar algumas coisas mais difíceis”, contou.

Já para Vinicius Souza, este foi o mais importante título desde a primeira etapa do CPS. “Participei das outras edições, mas não tinha chegado tão longe. Estou muito feliz com o segundo lugar”, comemorou o atleta, que dedicou a vitória ao amigo de equipe Anderson Pupo. “Tudo o que eu sei aprendi com o Lagartixa. Só estou aqui hoje é por causa dele”, contou. Lagartixa ficou em segundo lugar na 2ª edição do CPS 2016, realizada em abril na cidade de Santa Helena.

Na categoria Acesso (Amador), o título de campeã foi para a atleta Ana Carolina Andrade (18), de Foz do Iguaçu. Especialmente nesta edição não houve competições na categoria feminino devido ao número reduzido de participantes – apenas três iguaçuenses. Por esse motivo, as meninas disputaram lado a lado com os homens na categoria Acesso. A próxima etapa do Paranaense de Slackline deve acontecer em setembro no Norte do Estado, e a quinta e última fase etapa está prevista para dezembro na capital.

Skate

Promovido pela Associação dos Skatistas de Foz do Iguaçu, a Asfi Skateboard Contest teve o maior público do festival: mais de 40 atletas de Foz do Iguaçu e região, além de representantes do Paraguai e da Argentina. A primeira competição, denominada Timeline, aconteceu no sábado à tarde e premiou os melhores atletas nas categorias mirim (até 13 anos), iniciante (de 13 a 17 anos) e amador (acima de 18 anos).

Neste torneio, cada atleta teve dois minutos para percorrer a pista e executar as melhores manobras sobre os obstáculos. O campeão na categoria Amador foi Pedro Henrique “Beiço” (19) da cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná. “Fiquei surpreso com o título, porque levo o esporte mais por diversão mesmo”, contou o atleta, que anda de skate há seis anos. No domingo foi a vez da Best Trick, a competição que premiou os skatistas com as melhores e mais ousadas manobras. Pedro Henrique também garantiu o primeiro lugar neste torneio na categoria amador, e Claudecir Junior levou o título pela categoria Iniciante.

Avaliação

O Secretário de esportes de Santa Terezinha, Remulo Ramalho disse que o município nunca havia recebido um evento como esse. “Com o skate nós estamos mais acostumados, porque temos uma pista na cidade e bastante gente que pratica, mas com o slackline nós ficamos maravilhados”, afirmou. O Festival River Games é uma promoção da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE) com o apoio da Itaipu Binacional. 

Texto: Thays Petters

Deixe uma resposta