Atravessar para o Paraguai ficará mais seguro. Ponte da Amizade ganhará 130 câmeras

O anúncio da instalação das câmeras foi feito nesta sexta-feira (23), durante a visita do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O ministro veio ao Paraná para uma série de compromissos em Cascavel e em Foz do Iguaçu; a agenda incluiu um almoço no restaurante Porto Kattamaram na Itaipu, onde foi recepcionado por diversas autoridades, incluindo o diretor jurídico da Itaipu, César Ziliotto, e o diretor administrativo, João Pereira. 

“É fundamental que seja feita uma fiscalização adequada na Ponte, sobretudo por estarmos numa região de fronteira. Se, por um lado, essa é uma fonte de riqueza para todo o Brasil, é, também, raiz de problemas que se refletem em todo o país, pois por aqui passam contrabando, drogas e armas”, pontuou o ministro. “Agradecemos a Itaipu por esse apoio.”

O projeto, elaborado pela Polícia Federal de Foz, é totalmente binacional. “Uma vez implantado, [o sistema] será operado pelos órgãos de segurança dos dois países, e cada país terá total controle dos dados coletados em sua respectiva área”, explicou o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu, o general de reserva Luiz Felipe Kraemer Carbonell. 

O projeto está, agora, em fase de aprovação e de elaboração de licitações. Ainda não há previsão para a instalação dos equipamentos, mas, segundo César Ziliotto, o assunto será tratado com celeridade. “A Itaipu tem o compromisso de fazer com que esse projeto não só seja efetivado, como seja efetivado o mais rápido possível, dada sua importância estratégica para os dois países”, disse. 

Com assessoria

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest