Esporte

Audi apoia projeto de sustentabilidade Voz dos Oceanos da Família Schurmann

A Família Schurmann iniciou no domingo, 29, seu mais novo projeto de sustentabilidade: trata-se da Voz dos Oceanos, cujo objetivo é buscar soluções e conscientizar a sociedade sobre a presença de plásticos nos mares. A Audi do Brasil apoia a iniciativa com três veículos, Audi Q5, Audi Q5 Sportback e Audi Q7, que darão suporte em terra para toda a equipe durante o início da expedição, desde o ponto de partida, em Balneário Camboriú, SC, e passando por Santos, Ilhabela e Ubatuba, no litoral paulista, até chegar em Paraty, RJ, em um percurso de quase mil quilômetros – as emissões serão neutralizadas, em parceria com a StarBoard, com o plantio de espécies típicas de manguezais que integram o ecossistema costeiro.
Para Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil, “a Voz dos Oceanos é um projeto que dará visibilidade a uma situação que afeta não somente a vida marinha, mas a saúde do planeta, que é a presença de plásticos nos rios e oceanos, uma causa que a Audi já apoia em outras ações internacionais. É uma honra contribuir com esta iniciativa da família Schurmann, que além da expedição também contempla pilares de pesquisa científica, inovação e educação, valores presentes nas ações de sustentabilidade da Audi para melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta”.
Voz dos Oceanos
Contando com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Voz dos Oceanos é calcada em quatro pilares. O primeiro é o científico: o veleiro levará equipamentos de pesquisa científica e até mesmo pesquisadores em certos momentos da expedição para investigar a situação dos mares. O segundo é o educacional, que por meio de parcerias levará formação sobre o tema para diversos estudantes. O terceiro é o pilar de inovação, que contempla o fomento de empreendedores e startups que tenham como proposta encontrar soluções para diminuição ou eliminação do plástico no âmbito e escala industrial. E por último há o pilar da comunicação, pois a própria expedição em si dará visibilidade para esta questão.
Segundo Vilfredo Schurmann, o Capitão do veleiro Kat e um dos líderes da Voz dos Oceanos, “há 37 anos, os oceanos têm sido nosso lar, local de lazer e trabalho. Queremos retribuir todos os momentos incríveis que temos vivenciado até aqui, deixando um legado de mobilização para recuperação de nossos mares”. E acrescenta: “esse é um movimento que vai além da nossa família. É uma missão assumida por outros tripulantes e parceiros. Nessa grande onda, recebemos também o apoio da Audi do Brasil, que embarca na nossa expedição, navegando conosco em uma causa tão importante para o planeta e para todos nós”.
A bordo do veleiro Kat, que reúne a mais alta tecnologia de comunicação, captação de imagens e soluções de sustentabilidade em navegação, a expedição partiu de Balneário Camboriú em 29 de agosto e, depois de percorrer a costa brasileira, passará por Estados Unidos, América Central, México, cruzará o Canal do Panamá e navegará pelo Pacífico Sul até chegar na Nova Zelândia. Serão ao todo 60 paradas ao redor das Américas e Oceania durante os dois anos de expedição.
Família Schurmann
A Família Schurmann é internacionalmente reconhecida por diversos projetos de sustentabilidade e também por ser a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, entre 1984 e 1994. Já realizaram três expedições ao redor do mundo e, atualmente, são embaixadores da campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Por várias décadas a Família Schurmann compartilha conhecimento com o público por meio de reportagens, documentários para o cinema, programas e séries para as TVs aberta e por assinatura e conteúdos digitais. Lançaram ainda 6 livros, sendo quatro deles campeões de vendas no País e um dos filmes produzidos já foi escolhido como representante do Brasil na disputa pela indicação ao Oscar.
Veículos utilizados na expedição
As equipes de apoio em terra e os participantes da expedição utilizarão três modelos durante todo o início, de Balneário Camboriú até Paraty: os SUVs Audi Q5, Audi Q5 Sportback e Audi Q7. Lançado em junho de 2021, o Audi Q5 está disponível nas carrocerias SUV e a inédita Sportback. Além da icônica tração quattro com tecnologia ultra, os veículos possuem controle de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros Full LED Matrix, lanternas traseiras OLED com três tipos de assinaturas exclusivas, carregador de celular por indução, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica de 12v.
Já o Audi Q7, lançado em setembro de 2020, é o maior modelo da marca e o único com capacidade para sete ocupantes. O modelo é altamente eficiente graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. Com esta inovação, o veículo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o alternador de correia reinicia o propulsor de forma rápida e confortável. Há ainda o sistema start-stop, que desativa o motor a partir de 22 km/h e tem como principal objetivo a redução na emissão de CO2.