Audi RS 5 estreia na versão Sportback

 

O design externo do novo RS 5 Sportaback combina curvas agitadas e superfícies tensas e atléticas. A distância entre-eixos maior, balanços mais curtos e capô alongado com um domo que envolve o motor são características que enfatizam o dinamismo do modelo. A característica forma ondulada da poderosa linha de ombros é um destaque visual do cupê de alto desempenho. Quando visto em um ângulo traseiro, as laterais do modelo se mostram particularmente impressionantes. As caixas de rodas com fortes protuberâncias foram aumentadas em 15 milímetros.

Na dianteira, o RS 5 Sportback traz a grade Singleframe ampla, entradas de ar com grade estilo colmeia, típica dos RS, e spoiler dianteiro de alumínio fosco com o logotipo quattro. O veículo também apresenta elementos de design adicionais na cor preto brilhante, fazendo com a dianteira pareça ainda mais ampla. Um difusor específico da linha esportiva, sistema de escapamento RS com saídas ovais e spoiler fixo oferecem esportividade extrema à traseira. O RS 5 Sportback vem com rodas de 19” de série, mas pode receber rodas aro 20 opcionais. O modelo pode ainda ser personalizado com os pacotes ópticos Gloss Black, Carbon e Matte Aluminium.

O motor 2.9 TFSI V6 oferece performance e eficiência, rendendo até 444 cv. Seu torque máximo de 600 Nm é disponibilizado em uma ampla faixa de giros entre 1.900 rpm a 5.000 rpm. Dessa forma, o RS 5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima de 280 km/h. Os dois turbocompressores do V6 geram até 1,5 bar de pressão de carga. Como acontece com todos os novos motores V6 e V8 da marca, os turbocompressores são montados em um ângulo de 90º em relação aos bancos de cilindros, o que significa que o lado de escape dos cabeçotes está para dentro e o lado de entrada está do lado de fora. Esse layout permite um design compacto e percursos de combustível mais curtos, com perda mínima de vazão – o motor 2.9 TFSI reage de forma extremamente espontânea aos movimentos do acelerador. O processo de combustão do ciclo B com injeção direta central contribui para a eficiência geral.

A potência do 2.9 TFSI é transferida para o sistema de tração integral permanente quattro com diferencial central por meio de uma transmissão tiptronic de oito velocidades com tempos de trocas otimizadas, ajustadas especialmente para a direção esportiva. A potência é distribuída assimetricamente entre os eixos na proporção 40:60 – isso garante uma dirigibilidade dinâmica com tração otimizada ao lado da maior segurança possível. Quando ocorre derrapagem em um eixo, a maior parte da potência flui imediatamente para o outro eixo – até 85% para a dianteira e até 70% para a traseira. Esse efeito permite uma distribuição de torque claramente definida e uma cooperação precisa com os sistemas de controle. O diferencial esportivo opcional desloca seletivamente o torque entre as rodas traseiras.

A suspensão five-link nos eixos dianteiro e traseiro permite um conforto substancialmente melhorado, mesmo nos modos de condução mais desportivos. Com a suspensão esportiva RS de série, o RS 5 Sportback é 7 mm mais baixo que o S5 Sportback. Alternativamente, a Audi Sport oferece a suspensão esportiva RS plus, com controle dinâmico de direção (DRC), freios de cerâmica e direção dinâmica específica para a linha RS. Os motoristas podem criar a sua própria experiência de condução – tornando-a mais personalizada, mais dinâmica ou mais confortável – utilizando o sistema Audi drive select, equipamento de série.

O interior esportivo de alta qualidade do modelo tem acabamento na cor preta e oferece espaço para cinco pessoas. O porta-malas tem capacidade de 480 litros, que pode chegar a 1.300 litros com os bancos rebatidos. O encosto do banco traseiro é dividido em uma proporção de 40:20:40. O peso do carro é de 1.840 kg.

A natureza esportiva do cupê de cinco portas de alta performance é enfatizada por detalhes como os bancos esportivos RS com costura em formato de favo de mel de couro Napa e o volante multifuncional esportivo RS com base aplanada revestido de couro. Os emblemas RS podem ser encontrados nos assentos, no volante, nas soleiras das portas e no câmbio. Um display especial RS no Audi virtual cockpit fornece informações sobre a pressão dos pneus, torque e força G. No modo manual, uma luz solicita ao motorista que mude as marchas quando o limite de velocidade do motor for atingido. Destaques ainda para o pacote de design RS, que inclui costura vermelha contrastante no volante e na alavanca de câmbio, forrações de couro Alcântara e cintos de segurança e tapetes vermelhos com o logo RS. Para o RS 5, a Audi Sport oferece a cor Sonoma Green como opção de pintura exclusiva.

O RS 5 Sportback será oferecido inicialmente nas concessionárias dos EUA e do Canadá no segundo semestre de 2018.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp