Autos & Motos: Peugeot apresenta novo 308 no Brasil

Feito na Argentina, o hatch chega reestilizado e com itens como teto panorâmico e multimídia moderno de série. O jornalista Roberto Nunes participou do lançamento e traz todos os detalhes aos leitores da Sobre Rodas.

A Peugeot ataca os rivais Golf, Cruze e Focus no Brasil. O bote é certeiro com o novo 308, hatch médio produzido na Argentina com pacote cheio de equipamentos, opções de motores fortes e a tão propalada conectividade via multimídia. Agora, o 308 ganha cara reestilizada e se distancia do visual da versão europeia, que futuramente pode vir conviver com o hatch “brasileiro” no país.

Já é vendido nas versões Allure 1.6 flex manual, Allure 2.0 flex automática e Griffe 1.6 THP, a topo da gama. Desta vez, há mais novidades, como o teto panorâmico e o multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, na lista de série. A conectividade está garantida pela tecnologia Apple CarPlay, desenvolvida para melhorar a conexão com celulares iPhone. Para aparelhos Android, a Peugeot fez uma parceria com a Sony, que desenvolveu a tecnologia Mirror Link para espelhamento de celulares com operacional Google.

O 308 Allure vem equipada com o motor 1.6 flex, de 122 cv a 5.800 rpm e 16,4 kgfm a quatro mil rpm, e câmbio manual de cinco marchas, sem o tanquinho de partida a frio. Traz ainda direção eletro-hidráulica, ar-condicionado de duas zonas, tela multifuncional sensível ao toque com Apple CarPlay, revestimento parcial de couro, banco do motorista com ajuste de altura manual, além de computador de bordo e sensores de chuva, ré e crepuscular. 

O motorista tem à disposição um volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, retrovisores elétricos, faróis de neblina, regulador e limitador de velocidade. De segurança, o hatch possui seis airbags, sistema Isofix e freios a disco. As rodas são de 17 polegadas.

O carro ganha um pacote de segurança com sistema de controle de estabilidade, já oferecido a partir da configuração intermediária Allure (R$ 75.990) com motor 2.0 flex, de 151 cv a seis mil rpm e 22 kgfm a quatro mil rpm, e câmbio automático de seis velocidades. 

Já o 308 Griffe traz o mesmo motor THP da PSA Peugeot Citroën. É um propulsor 1.6 turbo, feito em parceria com a alemã BMW, que gera 173 cv a seis mil rpm e 24,5 kgfm entre 1.400 rpm e quatro mil rpm, auxiliado pela transmissão automática de seis marchas. Sai por R$ 82.990 e tem ainda sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, GPS, bancos de couro perfurado e rodas diamantadas.

Versões e preços

Allure 1.6 flex, de 122 cv, câmbio manual – R$ 69.990

Allure 2.0 flex, de 151 cv, câmbio automático – R$ 75.990

Griffe 1.6 THP, de 173 cv, câmbio automático – R$ 82.990

 

Direção certa…

Carros elétricos ganham vantagens no Brasil

Enfim o governo brasileiro ampliou as vantagens para quem deseja comprar um veículo com propulsor elétrico ou híbrido. No fim de outubro, a Câmara de Comércio Exterior conseguiu o acordo para zerar a alíquota do Imposto de Importação para carros elétricos ou movidos a células de combustível, que utilizam hidrogênio para recarregar o veículo. 

Até então, esses carros pagavam taxa de importação de 35%. A decisão foi publicada pela Camex, que é formada pelos ministros da Indústria e Comércio Exterior, Casa Civil, Fazenda, Relações Exteriores, Planejamento, Agricultura e Desenvolvimento Agrário. 

Na prática, modelos híbridos ou elétricos devem ganhar um belo desconto. O elétrico BMW i3, por exemplo, um dos poucos automóveis do mercado, teve o preço reduzido para R$ 199.950 e, na modalidade “full”, R$ 209.950 (são quase R$ 30 mil do preço cheio).  

 

Picape Toro desvendada pela Fiat

A Fiat revelou a primeira foto da picape Toro. O modelo só chega no começo do ano que vem e mistura visual de picape com elementos de crossover. A Toro será a rival direta da picape Duster Oroch. A Fiat usa a base do Renegade, com a tração 4×4, motor 2.0 diesel de 170 cv e câmbio automático de nove velocidades. Tem a opção do propulsor 1.8 flex e soluções inéditas, como uma tampa bipartida no porta-malas. A nova Toro sai da fábrica de Goiana com exatos 4,915 metros e capacidade para levar uma tonelada de carga.

BMW produz Série 1 em Santa Catarina

Primeira marca premium a produzir carros na nova fase automotiva brasileira, a BMW anuncia o início de fabricação do hatch Série 1. Da planta de Araquari, Santa Catarina, o Série 1 nacional se junta aos crossovers X1 e X3, Série 3, além do compacto Countryman, da inglesa Mini. 

O novo Série 1 chega nas versões 120i Sport ActiveFlex e 120i Sport GP ActiveFlex, com valores sugeridos de R$ 109.950 e R$ 119.950, respectivamente. Entra na onda dos carros flex com motor 2.0 turbo de 184 hp e câmbio automático de oito velocidades. Destaca-se pelo sistema Driving Experience Control com Eco Pro, função start/stop e tecnologia de regeneração de energia na frenagem. Traz também airbags, controle de estabilidade e pneus com tecnologia Run-Flat.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp