BMW X3 começa ser produzido hoje em Santa Catarina

 

Apresentada mundialmente em 2017 no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, a 3ª geração do SAV (Sport Activity Vehicle ou Utilitário de Atividade Esportiva, em português) integrará a linha de produção catarinense, que já produz para o mercado brasileiro as gerações atuais dos modelos BMW Série 3, BMW X4 e BMW X1— este último foi exportado aos países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) nos últimos anos graças à flexibilidade da linha de produção.  

A produção local do X3 representa um marco importante dentro do projeto estratégico do modelo, iniciado há quatro anos, quando foi aprovada a sua vinda para o Brasil. Nos últimos meses, colaboradores de diversas áreas da fábrica do Brasil e da central na Alemanha trabalharam intensamente na preparação e treinamento para o lançamento do veículo. Para assegurar o padrão premium mundialmente reconhecido do BMW Group, foram enviados dezenas de colaboradores da fábrica brasileira para diferentes localidades na Alemanha e nos Estados Unidos, como parte do processo de preparação e aprendizado. 

A fábrica do BMW Group em Araquari foi erguida em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados – dos quais 500 mil m² de área pavimentada –, a infraestrutura local tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano e contempla ainda atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Atualmente, os veículos da linha X respondem por 55% das vendas do grupo no país. Em 2017, com as exportações do BMW X1 para os países do NAFTA, aproximadamente 60% dos veículos produzidos na unidade do BMW Group em Araquari (SC) eram modelos da linha X. 

X3

Entre as opções de motorização, a versão xDrive30i X Line tem motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm). Já a versão M40i traz um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).

Ambas as opções contam com câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive. Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. Além da versão produzida na planta catarinense, o modelo está disponível nas concessionárias autorizadas da marca no Brasil, importado dos Estados Unidos, na versão M40i (R$ 397.950). O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s, a partir da inércia.

 

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