Lançamentos

Calibragem correta dos pneus reduz consumo de combustível

 

Direção mais leve

Assim como a bicicleta exige mais esforço das suas pernas para sair do lugar quando os pneus estão murchos, o carro também precisa deste cuidado para trazer mais leveza na direção. Com os pneus calibrados, o esforço do veículo é muito menor.

Mais estabilidade

Manter os pneus bem calibrados também é muito importante para o equilíbrio do veículo, principalmente nas curvas. “É essencial que os pneus estejam bem calibrados para responderem bem aos comandos do motorista”, afirma a gerente.

Segurança

Com a maior estabilidade, a segurança também fica garantida. Deste modo, motoristas, passageiros e os demais envolvidos com o trânsito, nas grandes cidades ou estradas, estarão mais protegidos.

Menos esforço, mais economia

Além de melhorar o seu conforto ao dirigir e garantir mais longevidade ao veículo e suas peças, o estado do pneu também pode garantir mais economia de combustível. Se ele estiver murcho, o esforço será maior e o consumo também.

Durabilidade dos pneus

Uma vida mais longa ao seu pneu também pode ser garantida apenas com a calibragem adequada. Pneu descalibrado desgasta desregularmente fazendo com que o motorista acabe gastando dinheiro antes do tempo para trocar os pneus.

Dicas para calibrar seus pneus

Mariana Bertolini ressalta que além de calibrá-los, é necessário que isso seja feito da maneira correta. Vale a informação de que o valor de pressão identificado no pneu não é o que deve ser usado para calibrar. Ali só indica qual a pressão que o pneu suporta sem estourar. O processo deve ser feito enquanto eles ainda estiverem frios. Depois, verifique a pressão ideal que consta no manual ou num adesivo na lataria da porta do motorista e faça isso com frequência. 

 

Deixe uma resposta