Esporte

Canal Itaipu volta a receber o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom: dia 28

O Canal Itaipu vai receber, entre os dias 28 e 30 , o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom. Mais de 100 atletas devem participar – entre eles, cinco que estiveram nas corredeiras de Deodoro, durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto. O evento é aberto ao público.

Estão confirmadas as presenças dos atletas olímpicos Pedro Gonçalves, Ana Sátila, Felipe Borges, Charles e Anderson Corrêa. Haverá disputas nas categorias K1 (caiaque individual), C1 (canoa individual) e C2 (canoa dupla), masculino e feminino, nas faixas infantil, menor júnior, sênior e máster, em duas divisões.

Oito associações estarão representadas na competição. Parte dos atletas já está na cidade, como é o caso do Pedro Gonçalves, o Pepê, que obteve a sexta colocação nos Jogos Olímpicos no K1 masculino e há duas semanas conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Pan-americano. Agora, no Brasileiro, ele quer repetir o bom desempenho. “Foz do Iguaçu é a minha segunda casa. Comecei a remar aqui quando tinha 16 anos. Conheço bem a pista, o que me dá uma vantagem para buscar o melhor resultado”, comenta o atleta.

O iguaçuense Felipe Borges não vê a hora de a competição começar. Único representante de Foz do Iguaçu na Rio-2016, ele conta com o apoio da torcida para conquistar novamente um ouro na competição. A última vez que Felipe conseguiu o primeiro lugar no pódio foi no Brasileiro de 2013, também no Canal Itaipu. “Acho que a torcida fez a diferença, por isso quero ir com tudo para ganhar em casa de novo.”

Ana Sátila busca manter a invencibilidade na competição. Desde 2012 ela vem conquistando ouro em todas as edições do Brasileiro que participa, em duas categorias (K1 e C1). Mesmo com o favoritismo ela busca manter os pés no chão. “Nem sempre o favorito é o que vence, por isso eu preciso sempre continuar remando firme para vencer mais uma disputa”, comenta.

Pontuação dobrada

O Campeonato Brasileiro é o evento mais importante do circuito nacional. Os pontos são contados em dobro no ranking brasileiro – que define os recursos do Bolsa Atleta para o ano seguinte. “As três melhores embarcações de cada categoria na soma total do ano estão aptas a obter a bolsa”, explica João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Transmissão pela TV e Internet

O canal Sportv fará a transmissão ao vivo das provas finais, no domingo (30), das 12h30 às 14h. Durante a competição, o canal da Canoagem Brasileira no Youtube transmitirá também ao vivo todas as provas de sábado (29) e domingo (30).

Programação

28/10 – Provas da segunda divisão – 10h às 15h

29/10 – Classificatórias 1da primeira divisão – 10h às 17h

30/10 – Semifinais e finais da primeira divisão –  8h30 às 14h

Mais informações no site: www.canoagem.org.br

Deixe uma resposta