Caneta azul, azul caneta: conheça as cores automotivas mais populares

Olá amigos. Já iniciou nossa coluna cantando? Então realmente você faz parte dos grupos que tão rapidamente distribuíram essa “música” nas redes sociais.
Basicamente, a música que foi composta pelo maranhense Manoel Gomes conta a história de um estudante que perdeu sua caneta azul no caminho da escola e deseja encontrá-la novamente.
A causa de tanto oba-oba ainda é desconhecida: a simplicidade, talvez, nas suas duas estrofes e um refrão? Ou o sentimento singelo de um rapaz por seu objeto favorito (a tal da caneta azul)?
Será que os designers automotivos perderam suas canetas ou continuam insistindo em tentar mudar as cores dos carros que circulam em nossas cidades?

A popularidade entre os consumidores na América do Norte e Europa é de 10% de veículos na cor azul. Na América do Sul apenas 3% dos veículos escolhidos possuem a cor azul.
Esses dados foram apresentados no 67º Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas, produzido pela Axalta, que revela quais são as três primeiras: branca (38%), preta (19%) e cinza (13%). Desde 2011, o branco ocupa o topo da lista ao redor do mundo.
Neste ano, a prata caiu das três primeiras posições, ficando com 10% da preferência, o que representa a menor popularidade que a cor já obteve em mais de uma década.

A pesquisa também aponta que o cinza está ganhando popularidade em todas as regiões. Mas, essas quatro cores – branco, preto, cinza e prata – continuam a dominar, representando 80% da fatia do mercado global.
“Nós estamos felizes em divulgar o Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas 2019”, disse Nancy Lockhart, Gerente de Produto Global da Axalta – Cores. “Após mais de 65 anos estudando as preferências do consumidor em relação às cores automotivas, nós realmente somos líderes em identificar tendências e ajudar nossos clientes a entregarem ótimos carros com a maior variedade possível das cores mais populares”.
Regionalmente, a predileção mudou pouco no ano passado, com apenas uma mudança significativa. O branco caiu 1% na Europa e o cinza aumentou em 2%, o que fez com que ficasse no topo do ranking, na Europa, pela primeira vez.

“Após a demanda de cinza subir na categoria de SUV na Europa, no ano passado, nota-se 5% de crescimento no segmento de compactos/esportivos este ano. Pela primeira vez, na Europa, a variedade de cinza ultrapassou o branco como o favorito, afirma Elke Dirks, Designer de Cor para Europa, Oriente Médio e África.

Em outras partes do mundo, o branco continua a liderar o mercado, com a Ásia registrando 1% de aumento, totalizando 49% em sua popularidade. “Os compradores chineses favorecem o que é moderno, sofisticado e clean, fazendo do branco uma escolha óbvia”, declara Annie You, Designer de Cor da China.
A América do Sul e a América do Norte continuam a colocar o branco no topo, mas também foi observado um aumento no interesse por carros cinzas.

“Enquanto as quatro principais cores neutras – branco, preto, cinza e prata – mantêm a liderança globalmente”, continua Lockhart, “estamos começando a ver outras cores se movimentarem em termos de popularidade, o que talvez não fosse possível imaginar nos últimos anos. Com certeza, o consumidor está realmente começando a mudar sua maneira de ver as cores de seus veículos”.

Vários tons, desde verde azulados, inspirados pelo oceano, até azul marinho, azul gelo e azul jeans, estão sendo encontrados ao redor do mundo.

Vermelho é o mais popular na América do Norte, com 9%, e as versões de marrom/bege dominam na Rússia com 12% de popularidade. A cor impacta nas escolhas do consumidor e na marca do produto, e a Axalta é comprometida em aprimorar seus revestimentos para veículos futuros por meio da ciência das cores e da tecnologia.

“Tons coloridos nos veículos são rapidamente notados nas estradas hoje em dia, como azul, vermelho e marrom/bege. Eles são exibidos em nuances espetaculares”, conclui Lockhart.

“Dentre os carros coloridos, azul é o mais popular na América Norte e na Europa com 10% dos veículos. Então, encontrar um tom dessa cor que atenda seus gostos pessoais não é um problema”.


Destaques regionais de 2019 incluem:
América do Sul – Única região em que a prata aumentou 1%.
África – Cores claras, como prata e branco, continuam em alta com 58%.
Ásia – Branco perolado é o mais popular na região e continua a ganhar prestígio.
Europa – Cinza é a cor mais popular, ultrapassando o branco.
América do Norte – Azul aumentou em 2%, totalizando 10% dos veículos.
Rússia – 12% dos veículos são tons quentes de bege e marrom, mais do que em qualquer outra região.
Publicado pela primeira vez em 1953, o Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas da Axalta é o mais antigo da indústria e o mais completo. Com o Relatório de Tendências, a história e o futuro das cores automotivas são compilados pelos experts em cores da Axalta e o documento proporciona à indústria de pintura original insights sobre as preferências dos consumidores, ajudando-a a tomar decisões fundamentadas a respeito das cores de automóveis.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest