Nos primeiros sete meses do ano, os hatches pequenos ultrapassaram os modelos de entrada e tornaram-se a principal alternativa entre os consumidores que optam pelo financiamento na hora de adquirir um automóvel leve zero quilômetro. A categoria vem aumentando sua presença ao longo dos anos e passou de 16%, em 2011, para 27%, em 2016.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
Já os carros de entrada, considerados os mais básicos e mais baratos no portfólio das marcas, perderam participação no mercado de vendas financiadas de autos leves novos e passaram de 35%, em 2011, para 22%, em 2016.
Apesar de terem a menor participação no mercado, as SUVs vêm aumentando sua presença. De janeiro a julho de 2011, as SUVs representavam 8% do total financiado. No acumulado deste ano, a categoria já responde por 15% do mercado.