Turismo

É hoje! #CataratasDay2019 terá coleta de resíduos eletrônicos

Foto: Marcos Labanca

Hoje (10), o #CataratasDay2019 traz uma novidade: além de aproveitar o clima de alegria e descontração para fazer uma selfie no maior conjunto de quedas d’água do planeta, os participantes poderão colaborar com o meio ambiente dando destinação correta aos resíduos eletrônicos sem serventia armazenados em casa ou no trabalho.

Nos dias 10 e 11 de novembro, haverá pontos de coleta na Praça da Paz, no centro de Foz, e no Parque Nacional do Iguaçu. Quem quiser poderá levar o chamado lixo eletrônico a esses locais, entre 9h e 17h.

A iniciativa está sendo realizada pela ONG Bioma Brasil, por meio do Projeto Lixotec, e pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Cataratas S/A, Prefeitura de Foz do Iguaçu, ICMBio, Ibama, G&V Assessoria e Análises Ambientais, APP Sistemas, Diego Aguiar Arquitetura e Interiores e BIP Garage Motorcycle.

O presidente do Comtur, Carlos Silva, destaca a importância da participação dos membros do conselho em ambas as iniciativas: “Será um momento de congraçamento e de divulgação das Cataratas do Iguaçu durante o #CataratasDay2019, reforçado pela bem-vinda campanha de conscientização ambiental. Convidamos os integrantes do Comtur a participar tanto das selfies quanto desse mutirão de coleta de resíduos eletrônicos”.

Silva ainda pede para os integrantes do Conselho Municipal de Turismo mobilizarem seus associados e demais contatos para se integrarem ao mutirão, para assim a campanha ter um melhor resultado.

De acordo com a coordenadora-geral do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, essa ação de coleta tem a proposta de “sensibilizar a população e os turistas para a importância da correta destinação do lixo eletrônico e de projetos como o do nosso parceiro Lixotec, que já realiza, há alguns anos, ações de coleta desse tipo de lixo e conscientização dos moradores de nosso destino”.

O diretor-presidente da Bioma Brasil e cocriador do Projeto Lixotec, Leandro Benhur Martins, estima que sejam arrecadadas duas toneladas de resíduos eletrônicos. Para ele, “a participação da comunidade em geral vem com a importância da própria preservação, pois esses materiais, se descartados de forma incorreta, contaminam o solo e o lençol freático, trazendo de volta à vida humana inúmeras doenças graves”.

O que levar

Aparelhos de DVD, aparelhos de fax, aparelhos de som, aparelhos de controle de videogame, aquecedores, ar-condicionado, baterias de celular, cabos, caixa de som, carregadores, CD-ROM, celular, central telefônica, chapinhas, computadores, placa-mãe, placa de vídeo, placa de computador, conectores, copiadoras, CPU, HD, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, modem, bateria de no breaks/moto/carro, monitor LCD, mousenotebookpen drives e similares.

O que não levar

Garrafas, lâmpadas, tubo de televisão, tôner de impressão, cartucho de impressão, vidros em geral. Apesar desses materiais serem recicláveis, não são considerados lixo eletrônico e/ou possuem componentes químicos que podem causar danos à saúde se não destinados de maneira correta. Para saber mais sobre coletores oficiais desses materiais, acesse www.pmfi.pr.gov.br e destine corretamente.

Serviço

Dia D de conscientização no #CataratasDay2019

Quando: domingo e segunda-feira, 10 e 11 de novembro

Horário: das 9h às 17h

Locais: Praça da Paz (centro de Foz do Iguaçu) e Parque Nacional do Iguaçu

Deixe uma resposta