Variedades

Como reconhecer os diferentes perfis dos pais e acertar no presente

Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado em 9 de agosto deste ano, várias marcas estão trabalhando em sua comunicação para esta celebração. No entanto, nesse processo, elas devem lembrar a importância de não cair em clichês, se diferenciar e falar sobre cada tipo de pai para ser mais eficiente. Afinal, os filhos precisam reconhecer qual é o presente mais adequado na hora de fazer as compras.

Seguindo esse modelo, a dinâmica é expressa em 6 cores que envolvem uma variedade de estratégias para abordar a paternidade:

1. Vermelho – Exploração

2. Roxo – Idolatria

3. Azul – Disciplina

4. Marrom – Proteção e cuidados

5. Laranja – Cumplicidade

6. Amarelo – Diversão

Datas importantes como o Dia dos Pais apresentam desafios para as marcas reinterpretarem o símbolo da celebração e irem além do que é comum. O sucesso é capturar a emoção que eles querem transmitir de acordo com os diferentes territórios, mas serem consistentes com a identidade da marca.

Confira abaixo as características de cada uma das cores:

Vermelho – O Explorador

Pensando na aventura, há marcas que falam com o pai explorador, aquele que é motivado e inspirado por novas experiências, então fará de tudo para evitar o tédio. Ele é o homem que busca diferentes perspectivas e horizontes, superando seus próprios limites. Ele está em busca de descobertas inesperadas e adota uma filosofia “sem limite”. Ele é altamente individualista, adotando uma atitude de “viva e deixe viver”. Geralmente um modelador de futuro, ele se esforça para ser autêntico e fiel a si mesmo.

Roxo – O Rei

Do lado da supremacia, o pai-rei é encantador, é quem lidera, cria estrutura e organização para expandir ainda mais seu reino. Marca a autoridade como um modelo de imitação e guia outras pessoas para garantir prosperidade e segurança. Inspira a assumir a responsabilidade por nossas próprias vidas, em nossos campos de trabalho e na sociedade; cria um ambiente que recebe bem as perspectivas de todos os envolvidos.

Azul – O Guia

O pai Guia é focado, curioso, estratégico, altamente intelectual, ordeiro, honesto, confiável, receptivo e prático. Sempre racional em suas demonstrações para dar uma orientação clara.

Marrom – O Protetor

Gentil e atencioso, ele conforta e tranquiliza. É generoso, dedicado, caloroso, amigável, inspirador. Ele acredita que as pessoas devem se cuidar e a comunidade deve proporcionar conforto e confiança. Esse é o lema e a maneira de encarar a vida em seu papel parental.

Laranja – O Companheiro

Cúmplice em segredos e conselhos. O que acompanha para cuidar e ensinar a compartilhar experiências. Ele tem um profundo respeito pelo valor de cada pessoa e demonstra isso oferecendo assistência, um sentimento de pertencimento e sendo um parceiro nos altos e baixos da vida.

Amarelo – O Engraçado

Paternidade é sinônimo de diversão e algo para mostrar com alegria e entusiasmo. Eles gostam de alegrar com espírito livre e resgatar o lúdico da infância. Um espírito jovem que acompanha todas as etapas da vida.