Variedades

Detran Paraná lança projeto “Amigo da Bike”

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou hoje o projeto “Detran Amigo da Bike”, voltado para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e opção de mobilidade segura. O projeto prevê uma parceria com lojas especializadas para distribuição de materiais educativos, além de palestras e oficinas com apoio do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), Federação Paranaense de Ciclismo e Federação Paranaense de Triathlon

“A ideia é abordar o ciclista no momento da compra ou do reparo da bicicleta. Entendemos que é necessário educar e falar sobre segurança para todos, seja para quem usa a bicicleta todos os dias como meio de locomoção, para quem só pedala aos finais de semana, para os esportistas, ou para quem usa a bike como lazer”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O projeto prevê parcerias com empresas e lojas que têm contato direto com os usuários. Serão distribuídos materiais sobre os direitos e deveres dos ciclistas, além de promoção de encontros, palestras, oficinas, treinamentos e eventos variados.

O vice presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Roberto Brunel, disse que muitos dos problemas causados pelos ciclistas amadores, é a falta de conhecimento da forma correta de com conduzir uma bicicleta, “Esse projeto é sensacional, pretendemos divulgar muito. Hoje abrangemos grande parte do comércio do Paraná, a ideia é que com a divulgação da campanha consigamos uma redução nos acidentes envolvendo ciclistas.”, comenta Brunel.

“É um projeto que faltava o envolvimento com uma entidade como o Detran, pessoas comprometidas, fazendo com que o ciclismo seja valorizado e respeitado. Espero que haja uma continuidade e maior participação da comunidade.” Comentou o presidente da Federação Paranaense de Triathlon, Luiz Iran Guimarães.

O presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, Eduardo Pereira, lembra que o ciclista também tem direitos e obrigações no trânsito, “Todos nós conduzimos o trânsito, e essa abertura que o Detran está nos oferecendo é uma forma de educar os ciclistas, ter uma responsabilidade maior. Ensinar a utilizar os itens de proteção e desenvolver um trabalho de consciência no trânsito.”, diz.

Diretor do Detran/PR, Marcos Traad, durante o lançamento do programa. Crédito: Pamella Garcia Rosa

(Com informações da assessoria do Detran/PR)

Deixe uma resposta