Dirigir com ar-condicionado gasta mais combustível?

 

Quando se dirige com os vidros fechados, a aerodinâmica é melhor e o, consumo, em consequência disso, é menor. “Isso é mito”, disse. Por outro lado, se o veículo está em marcha lenta, numa fila, a resposta é sim. “Gasta dois litros (de combustível) por hora mais ou menos, além de prejudicar o motor, que precisa de ar para funcionar”, avisa.

Ele também falou sobre a importância de se esquentar o caminhão, trafegando com uma velocidade mais baixa no início da viagem. “Sempre falo que o caminhão é igual ao jogador de futebol, que faz aquecimento ante de jogar. Mas não é só aquecimento de fôlego. Ele faz alongamento, aquece músculo, tendão, essa coisa toda”, ressalta.

No caminhão, lembra Moita, é preciso aquecer molas, pneus, água do radiador, óleo do motor. “Vai a 40, 60 quilômetros (de velocidade) nos primeiros cinco, dez quilômetros. Depois está tudo aquecido”, conta. O técnico salienta que a mola é um dos equipamentos que mais risco corre quando o caminhão está frio. “Você sai de manhã e não aqueceu, no primeiro buraco que você passa ela quebra”.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp