Autos e Motos - Roberto Nunes

Edge, SUV para impor respeito nas estradas

Imagina ai um SUV. Pense em um carro com motorzão forte, bem equipado e espaçoso. Essas são qualidades dos verdadeiros utilitários esportivos Made in USA. A Ford é uma das três grandes fabricantes de automóveis com know-howpara a produção de SUV´s urbanos no mundo. Feito no Canadá e com perfil das highways dos Estados Unidos, o novo Ford Edge tem em sua versão esportiva ST o que há de mais atual.

Sob o capô o eficiente motor 2.7 V6 da família EcoBoost, que gera excelentes 335 cavalos e absurdos 54,5 kgfm de torque já nos 3.250 giros. É quase um coice de um puro sangue Mustang – o esportivo da Ford traz motor maior 5.0 V8 com 466 cv – e surpreende pelo tamanho e, especialmente, pelo conforto e tecnologia do carrão.

Se as nossas ruas com péssima pavimentação e irregularidades desfavorecem no rodar macio, a Ford compensa com conforto e luxo. Cobra R$ 300 mil – são R$ 299 mil – para você estacionar o novo Edge ST na garagem. O jornalista Roberto Nunes testou  por uma semana o novo Edge ST para avaliação na #GaragemdoNunes do @AUTOSEMOTOSTV e aproveitou para botar o SUV na estrada em uma viagem de Salvador até Feira de Santana, a princesa do sertão baiano.

A imponência do Edge abre as portas das estradas e sem cerimônia o utilitário da Ford divide “espaço” com os brutamontes das rodovias. São quase cinco metros de comprimento – exatos 4,796 metros – e entre-eixos de 2,849 metros. Oferece conforto para todos os passageiros e o motorista tem toda a tecnologia e funcionalidade do Edge ST em suas mãos nos comandos do volante e nos modernos painel de instrumentos e multimídia oferecido com SYNC 3 e compatível com android auto e car play. De quebra, há sistema de monitoramento por sensores em 360 graus no veículo.

O Edge ST é uma “espaçonave” de última geração e deixa o mundo dos carros em um elevado nível de tecnologia. A Ford tratou de incluir itens essenciais como controle de cruzeiro adaptativo, start/stop, alerta de manutenção na faixa e de colisão frontal, sistema de estacionamento automático, câmera de ré e serviço de assistente de emergência com ligação para o SAMU. É um reforço ao pacote de segurança com pneus 245/40 e rodas de 21 polegadas, sistemas de controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, airbags laterais e faróis com duplo refletor.

Motorzão V6

A moderna família Ecoboost traz o motor V6 auxiliado pela transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração integral sob demanda para patamares de V8. Além da boa potência e da excelente relação de eficiência e consumo, o propulsor do Edge ST empurra bem e chega a velocidade máxima de 210 km/h. Na distância do zero a 100 km/h, o SUV esportivo da Ford faz em 6,6 segundos. A Ford equipa o Edge ST com direção elétrica e consegue potência máxima dos 335 cv na faixa de 5.550 rpm.

O visual do Edge ficou ainda mais valorizado com o capô maior, parachoques com spoilers integrados, difusor de ar traseiro e faróis com moderno sistema de LED e DRL. Tudo é entregue com detalhes de alto padrão como os bancos esportivos e painel de instrumentos com acabamento mais refinado.

O Edge ST é grandioso nas dimensões e na proposta de SUV para toda família. Traz telas de DVD nos apoios de cabeça, sistema de som bang&olufsen e sistema elétrico de ajustes nos bancos. Lembrando que a Ford agora oferece apenas o Edge ST, a versão esportiva. É ofertado nas cores Prata Dublin e Preto Vesúvio (metálicas), Vermelho Vermont, Cinza Moscou, Azul Topázio e Branco Sibéria (perolizadas).

Tem tanque de 70 litros e porta-malas bem generoso com 602 litros para bagagens grandes. Para aproveitar o espaço basta apenas o motorista passar o pé na parte baixa do assoalho para funcionar o dispositivo de abertura e fechamento do compartomento de carga. É prático e extremamete útil caso você esteja com as mãos ocupadas, carregando comprar ou objetos.

Neste segmento de SUV´s de luxo e com potência exagerada, a Ford bate de frente com rivais como o Jaguar F-Pace, Jeep Grand Cherokee, Audi Q5, Mecredes GLC e BMW X3 Destaque para seu teto solar panorâmico com sistema elétrico, sistema de condução semi-autônoma com alertas de auxílio para o motorista e o conjunto de oito airbgs para proteger todo mundo. A Ford oferece garantia de três anos no Edge ST 2020.

Deixe uma resposta