A Nissan desembalou essa semana o NOVO KICKS, utilitário esportivo realmente novo. Para apresentar o produto que foi pensado para redefinir os padrões do segmento de SUVs, a montadora reuniu 90 jornalistas e influencers de várias partes do Brasil e da Argentina no interior de São Paulo. A revista Sobre Rodas participou.
Depois da apresentação do carro, fizemos um test-drive de Mogi da Cruzes até Itatiba. Tudo para conferir as novidades do NOVO KICKS.
Ousado e cheio de energia, o novo Nissan Kicks foi desenvolvido para garantir um dia a dia sem estresse, com conforto e segurança, atendendo as mais diferentes situações e estilos de vida de seus usuários.
Ele chega com design robusto e sofisticado, tecnologias que garantem segurança e conforto, muito espaço e versatilidade. São 4 versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Cada versão surge com seu pacote de equipamentos específicos, mas todas elas trazem como base um conjunto moderno e disruptivo.
As caixas de rodas salientes, por sinal, emolduram as exclusivas rodas desenvolvidas para o modelo, que tem aro 19 nas versões Exclusive e Platinum, tamanho inédito em um modelo desse segmento. A pitada extra de personalidade é garantida por vários easter eggs que estão espalhados pela carroceria, como na base dos retrovisores externos e colunas C.
Assista ao vídeo: https://www.instagram.com/p/DLC8KfdRr0f/
Dentro, o novo Nissan Kicks tem visual tão moderno e arejado como o do exterior, tendo sido projetado para ser um contraponto com a robustez externa ao passar sensação de uma proteção envolvente, como se fosse um casulo.
No painel, que forma uma espécie de monolito tecnológico, uma tela para acomodar os instrumentos e outra para o sistema de infoentretenimento, ambas de alta definição, ficam lado a lado. Para as versões Sense e Advance, são de 7 polegadas, enquanto na Exclusive e na Platinum são de 12,3 polegadas, totalizando uma área de 24,6 polegadas.
O desenho do painel diferencia-se também ao adotar uma base na parte inferior, como uma prateleira. Com acabamento em tecido, essa área reforça o conforto por ser macia ao toque e ressaltar a alta qualidade do modelo. Uma iluminação discreta em linha contínua, que começa nas laterais das portas dianteiras e está em toda extensão do painel, dá um toque diferenciado à cabine da Platinum.
O teto solar panorâmico, com abertura e fechamento com acionamento elétrico, traz luz e leveza adicionais para o interior. O equipamento, que também confere um toque de esportividade, foi desenvolvido para ser prático e interferir o mínimo possível no espaço do teto do veículo.
Interno
Além da garantia de conforto para os passageiros, o novo Nissan Kicks também é generoso com a carga. Na cabine, o modelo conta com 19 espaços para acomodação de objetos. Os porta-copos nas portas e console central são grandes o suficiente para acomodar garrafas de até 1 litro – os que ficam entre os bancos têm ajustes de tamanho. Nessa área central, no apoio de braços, há ainda um espaçoso compartimento. Já o encosto do meio do banco traseiro abriga outro apoio com espaço para dois copos, quando rebatido.
Com 470 litros de capacidade, o porta-malas tem a maior capacidade de seu segmento. Ele pode ficar ainda mais versátil com a opção do Flexible Board. Essa placa móvel permite otimizar a distribuição da bagagem com um espaço extra que fica “escondido” sob o equipamento, que deixa o assoalho alinhado com a base do carro, sem degraus. Esse recurso está disponível de série a partir da versão Advance e facilita também o transporte de itens longos quando o encosto do banco traseiro é rebatido.
Entretenimento e comodidade
Para atender às crescentes necessidades da vida conectada, a Nissan equipou o novo Kicks com um sistema de infoentretenimento com soluções que facilitam o manuseio e a vida a bordo. Tudo projetado no painel em estilo de monolito tecnológico.
Reforçando o posicionamento topo de linha da versão Platinum, o sistema de som conta com a exclusiva tecnologia de áudio Bose® Personal Plus com dez alto-falantes, que proporciona um som nítido e realista em toda a cabine. A imersão oferecida pelo equipamento atinge um patamar único no segmento graças aos apoios de cabeça dos bancos dianteiros – motorista e carona – com alto-falantes embutidos. Eles garantem a difusão surrounding do som para envolver os usuários.
Como recurso extra para garantir o bem-estar no interior, o novo Nissan Kicks é equipado com acionamento do motor e do ar-condicionado à distância, um item disponível também no sedã Nissan Sentra. Assim, o aparelho de climatização opera com as configurações deixadas na última utilização, permitindo que a cabine esteja em uma temperatura agradável para os ocupantes antes deles entrarem no veículo. O acionamento é feito à distância, pelo botão na chave.
Escudo de segurança
Um dos pilares da vanguarda do novo Nissan Kicks está na segurança. A proteção começa pela estrutura reforçada da sua moderna plataforma, a mesma utilizada pelo Nissan Juke europeu. Versão de topo da família de plataformas CMF-B, por isso denominada High Spec, ela garante alta rigidez torcional, tem suspensão com elevada capacidade de absorção de impacto e circuitos desenvolvidos para atuar com eletrônica avançada.
É exatamente a tecnologia embarcada um dos grandes diferenciais do novo utilitário esportivo brasileiro da Nissan. No total, são 23 equipamentos de segurança e conforto intuitivos e de assistência ao motorista. Fazem parte do “escudo de segurança” Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem.
Como primeira linha de defesa do carro e seus ocupantes, o novo Nissan Kicks vem equipado com um robusto pacote de equipamentos para o monitoramento, que inclui, de acordo com a versão: Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA); Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP); Faróis com Ajuste Inteligente de Altura e Intensidade (HBA); Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Visão 360° Inteligente e Detector de Objetos em Movimento (AVM + MOD) e sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro.
A proliferação de equipamentos avança nos sistemas de resposta (reação). Além dos obrigatórios ABS e controle de estabilidade (VDC), o modelo conta com Monitoramento Inteligente de Ponto Cego com Intervenção (BSWI); Assistente Inteligente de Centralização em Faixa (LKA); Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem e Detecção de Pedestre (FCW/FEB); Assistente Inteligente de Frenagem Traseira com Detecção de Pedestres (RAEB) e Sistema de Auxílio à Condução Semiautônomo (ProPILOT). O FCW/FE e o RAEB apresentam recursos importantes na segurança com a intervenção no sistema de freio em função do movimento do carro da frente e no caso da detecção de pedestres avançando em direção ao veículo na frente ou atrás.
Pela primeira vez no Brasil, a Nissan disponibiliza o seu sistema de direção ProPILOT, que, no novo Kicks, é posicionado no nível 2 da Norma SAE, o mais avançado regulamentado no Brasil em relação ao apoio à condução. Esse sistema da Nissan foca não somente na prevenção de acidentes, mas também no conforto e na conveniência para o motorista.
Assim, o ProPILOT mantém, de acordo com a estrutura de pavimentação, o novo Nissan Kicks dentro das faixas de rolamento das ruas e rodovias sem intervenção direta do condutor. Ele analisa e compreende as situações de tráfego e executa a direção de forma precisa, permitindo que o veículo trafegue naturalmente entre as faixas de rolamento ao corrigir desvios da rota – funciona a partir dos 32 km/h. Para manter o veículo dentro das faixas, também é acionado o Assistente Inteligente de Centralização em Faixa (LKA), que controla o sistema de direção.
Outra novidade importante desse sistema para o conforto e a segurança é o Controle de Cruzeiro Adaptativo de Velocidade e Distância (ICC), equipamento que mantém uma distância segura do carro à frente. Quando identificada a desaceleração desse veículo, a velocidade do novo Kicks é reduzida automaticamente até uma eventual parada completa e, logo após, a aceleração é retomada novamente (versão Platinum).
Complementando o escudo de segurança, ainda há os itens de proteção, como seis airbags (frontais, cabeça e laterais); sistemas Isofix e Tether de fixação de cadeiras infantis; cintos de três pontos em todos os assentos e com pré-tensionador e limitador de carga atrás também. Além deles, o modelo ainda conta com recursos como Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) e Freio Eletrônico de Estacionamento com Auto Hold (EPB + Auto Hold).
O novo Nissan Kicks também incorpora uma tecnologia da marca japonesa que ajuda a evitar esquecer animais, crianças e objetos no veículo: o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. O sistema é acionado ao abrir uma das portas de trás. Chegando ao destino, caso o motorista saia e tranque as portas sem abrir uma das traseiras, esse recurso tecnológico, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro. É um item de série em todas as quatro versões.
Powertrain ágil e inovador
O propulsor do novo Nissan Kicks é o novíssimo 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta, que é produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), onde também é fabricado o novo SUV da marca japonesa. Esse motor desenvolve 125 cv de potência, com etanol, e 120 cv, com gasolina, ambos a 5 mil rpm. O torque é de 22,4 kgfm a 2.500 rpm, com etanol, e 20,4 kgfm a 2 mil rpm, com gasolina.
Com anos de expertise no desenvolvimento de produtos para o consumidor brasileiro, a engenharia da Nissan do Brasil trabalhou seu novo motor para atender aos gostos locais. Um exemplo está na rápida resposta ao comando do pedal de aceleração em retomadas em situações urbanas, como após passar por uma lombada.
A agilidade do novo Nissan Kicks é ressaltada pelo trabalho em harmonia do propulsor com a transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo, mesmo sistema utilizado pela Nissan em carros como icônico GT-R. Com ela, as mudanças de marchas ficam mais rápida, com sensação direta e nenhuma interrupção do torque. A dupla embreagem e a dupla caixa de velocidades deixam a próxima engrenagem sempre pronta para o engate, evitando perda de força entre as mudanças. Com o sistema “WET”, essas trocas são mais suaves, mais silenciosas e oferecem maior durabilidade do que as embreagens secas.
O modelo conta também com sistema Stop/Start, que liga e desliga o motor em congestionamentos, paradas no sinal e religa automaticamente ao retomar a aceleração, colaborando para a economia de combustível.
O novo Nissan Kicks produzido no Brasil foi desenvolvido para trazer o máximo de conforto e inovação para os clientes locais. Por isso, para operar a troca de marchas do câmbio do modelo, a Nissan introduz uma inovação no segmento: o seletor da transmissão por botões e-Shifter.
De fácil uso, nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões “D”, “R”, “N” e “P”. Ele proporciona conveniência de operação, já que há menos esforço e movimento do motorista, e ganho de espaço no console central, que fica ainda com um visual mais limpo. O novo Nissan Kicks tem também a possibilidade da troca de marchas por aletas na parte de trás do volante (paddle shift), permitindo a seleção manual da engrenagem – disponível a partir da versao de entrada Sense.