Consideradas somente as unidades importadas, as associadas à entidade, com 2.631 veículos licenciados em outubro, anotaram queda de 7,2% ante setembro, quando comercializaram 2.834 unidades. Em relação a outubro de 2019, a retração é de 22,8%. O acumulado de importados representa 22.472 unidades este ano, contra 28.451 do ano passado, retração de 21%.
As quatro associadas à Abeifa, também fabricantes, a BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki, fecharam outubro último com 3.149 unidades emplacadas, total que representou queda de 4,3% em relação a setembro de 2020, quando totalizaram 3.289 unidades, e também baixa de 9,3% ante outubro de 2019 (3.471 unidades). No acumulado do ano, o licenciamento de veículos nacionais das associadas à entidade ainda significa baixa de 10,%: 23.734 unidades emplacadas este ano contra 26.358 veículos em 2019.
“Infelizmente tivemos a tendência de alta mensal de nossas associadas interrompida por falta de alguns modelos importados. Além disso, o último dia útil do mês de outubro foi ponto facultativo dos servidores públicos em estados importantes do País”, explica João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, para quem ainda persistem a instabilidade cambial – 40% de valorização do dólar e do euro em relação ao real em 2020 –, que dificultam trazer produtos importados em volumes maiores.
Participações
Em outubro último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade – total de 2.631 unidades -, o setor significou marketshare de 1,28%. Com 5.780 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa caiu para 2,82% do mercado total de autos e comerciais leves (205.239 unidades).
No acumulado do ano, os veículos importados da Abeifa, com total de 22.472 unidades, representam participação de 1,49% do mercado interno. Somadas unidades importadas e nacionais, com 46.206 unidades licenciadas, o marketshare das associadas à entidade é de 3,07%.