Turismo

Empresários se unem para transformar Vila Yolanda em referência gastronômica e cultural

Empresários de diferentes setores estão unindo forças para promover o desenvolvimento de um bairro histórico de Foz do Iguaçu. O Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda nasce com o objetivo de encontrar soluções para os desafios em comum e potencializar as oportunidades do local.

O associativismo foi o caminho encontrado pelos empreendedores para definir e realizar as ações coletivas.  O grupo conta com apoio da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), por meio do Programa Empreender, e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda já tem a participação de mais de 20 empresários com negócios nas principais ruas e avenidas do bairro. “A ideia é unir gastronomia, entretenimento, cultura e arte”, afirmou o empresário Ralf Smaha, um dos entusiastas da proposta, que ressalta a parceria estratégica com a UniAmérica.

Entre os estabelecimentos que integram o grupo estão restaurantes e lanchonetes de diferentes especialidades, cervejarias, pubs, galeria de artes, empanaderia, restaurante vegetariano e confeitaria.

Desafios e oportunidades

O bairro tem registrado o fortalecimento e o surgimento de novos estabelecimentos comerciais. O desafio está na preservação da sua identidade sem fechar as portas para o aproveitamento do seu potencial econômico, sobretudo por causa da localização geográfica privilegiada: entre o centro e o corredor turístico da BR-469.

Para radiografar as oportunidades, os empresários do bairro participaram de um planejamento estratégico, em setembro, coordenado pelo Sebrae. Nos encontros, foram apontadas as necessidades e demandas em infraestrutura, ordenamento urbano e paisagístico – incluindo revitalização de espaços públicos, como as praças.

“O bairro tem se destacado de forma orgânica e natural, queremos agora impulsionar o crescimento”, completou Smaha. Outro propósito é atrair novos empreendimentos culturais, gastronômicos e de segmentos relacionados. “Com muita criatividade e disposição, podemos criar uma alternativa a mais para moradores e turistas”, finalizou o empresário.

O Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda está na fase de execução do planejamento estratégico. As reuniões são promovidas quinzenalmente (às quartas-feiras, às 15 horas) na sede da ACIFI e são abertas para convidados. Para mais informações, ligue para (45) 99954-0274 e fale com Ralf Smaha.