A Equipe Nissan de Fórmula E concluiu os testes de pré-temporada no Circuito del Jarama, em Madri, enquanto a equipe continua a se preparar para a abertura da 11ª Temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA, prevista para dia 7 de dezembro, em São Paulo.
Oliver Rowland e Norman Nato, que retorna à equipe, entraram na pista nos novos carros GEN3 Evo que estarão presentes nas próximas duas temporadas, enquanto a pilota da Alpine Academy, Abbi Pulling, participou na sessão de testes exclusivamente para mulheres.
Tanto Rowland como o francês Nato foram ao circuito com foco na compreensão dos novos aspectos dos veículos Nissan e-4ORCE 05, como os pneus Hankook atualizados e o sistema de tração integral.
A tarde de quinta-feira deu às equipes a oportunidade de testar o novo recurso Pit Boost, definido para ser introduzido na temporada 2024/2025, que fornecerá um aumento de energia de 10% aos bólidos por meio de uma carga rápida de 600 kW de 30 segundos no pitlane, permitindo que os pilotos ativem posteriormente ‘Modo de Ataque’.
A última sessão de testes na sexta-feira resultou em ambos terminando entre os 10 primeiros pilotos, com Rowland em sexto e Nato em 10º. No geral, nos dias de testes oficiais, o britânico marcou o sétimo, enquanto o francês foi o 12º na tabela de tempos. A dupla obteve muitos dados e informações úteis ao longo da semana, totalizando 389 voltas combinadas entre eles.
Na tarde da última sexta-feira houve a tão esperada sessão de testes exclusivamente feminina, com Abbi Pulling, membro da Alpine Academy, entrando na pista. A líder do campeonato da F1 Academy entrou no ritmo imediatamente, estabelecendo tempos de volta positivos e terminando no topo da tabela de tempos no final da sessão de três horas.
A 11ª temporada começa em São Paulo no dia 7 de dezembro de 2024, com a campanha também marcada por uma rodada dupla no e-Prix de Tóquio, que acontecerá no fim de semana de 17 a 18 de maio de 2025. O calendário completo pode ser encontrado aqui.
Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: “Foi uma semana de aprendizado sobre a nova tecnologia GEN3 Evo e coletamos uma enorme quantidade de dados. O sistema de tração integral e os pneus novos fizeram a maior diferença, então esta será uma curva de aprendizado para todas as equipes na preparação para São Paulo. Também foi ótimo testar o Pit Boost na quinta-feira e estamos confiantes de que trará uma dimensão extra ao campeonato.
“Do lado dos pilotos, Norman adaptou-se muito bem à equipe e Oli está recuperando a velocidade com força enquanto tentamos continuar de onde paramos em Londres. Também foi ótimo ter Abbi participando da sessão de testes exclusivamente feminina. Ela foi muito profissional e teve um desempenho fantástico no carro para liderar a tabela de tempos. Estamos muito satisfeitos com nosso trabalho esta semana e isso estabelece uma ótima plataforma para melhorar ainda mais antes de irmos para o Brasil.”
“Por fim, os nossos pensamentos permanecem com o povo de Valência após as trágicas inundações da semana passada.”
Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: “Foi uma semana valiosa para nós, ajudando a compreender os novos carros GEN3 Evo, bem como o novo motor e pneus. Os pneus são difíceis de entrar na ‘janela’ correta, mas uma vez lá, eles trazem muito mais aderência em uma volta e devem ser interessantes durante as corridas. Coletamos muitos dados ao longo das sessões e agora precisamos trabalhar na análise para maximizar nosso desempenho em São Paulo.”
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: “O objetivo final dessas sessões de teste é garantir que tenhamos a configuração correta para a rodada de abertura. Sinto-me forte no modo 300kW, o que é encorajador, e continuaremos a trabalhar no desempenho assim que a potência for aumentada. Agora é tudo uma questão de entender o que aprendemos esta semana e nos preparar para um evento forte em São Paulo no próximo mês.”
Abbi Pulling: “Foi uma sessão realmente emocionante e foi incrível colocar na vida real o que aprendi no simulador e experimentar a emoção de dirigir um carro Nissan de Fórmula E. Os tempos de volta foram fortes, o que é muito agradável. Acho que houve mais tempo para extrair o máximo do pneu, mas no geral estou feliz com o desempenho. Toda a equipe foi ótima, explicando-me tudo e tirando todas as dúvidas que eu tinha, então um grande obrigado a eles. Estou muito satisfeito por ter ajudado a Equipe Nissan de Fórmula E na preparação para a nova temporada e espero ter outra oportunidade de conduzir o carro no futuro!”