Falta de higiene pode causar câncer e levar à amputação do pênis, afirma especialista

Falta de higiene pode causar câncer e levar à amputação do pênis sim.  No entanto, o médico urologista de Foz do Iguaçu, Dr. Gustavo Cruz, explica que essa é uma condição mais rara que, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, representa 2% de todos os tipos de tumores que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, “o Câncer de Pênis apresenta tumor raro e possui maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens, no início ele pode não apresentar dor, apenas alterações na pele, na glande do pênis, no prepúcio, ou no corpo do pênis, mudança de cor, nódulos, feridas, edemas e/ou secreções, inchaço ou nódulos na virilha”, alerta o médico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de mil homens precisam amputar o pênis todos os anos no Brasil. Em 2015, pelo menos 400 homens morreram em decorrência do câncer de pênis. “A doença está associada à má higiene íntima, normalmente em homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande (cabeça do pênis). Um dos fatores de predisposição ao câncer peniano é o estreitamento do prepúcio, que impede a exposição da glande e que dificulta também a limpeza no local”, complementa o especialista.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou evidências que associam o Papilomavírus Humano (HPV) e o câncer de pênis. O Ministério da Saúde disponibilizou a vacina contra o HPV, que já faz parte do calendário nacional em todo o País para meninas de 11 a 13 anos.

O uso simples de água e sabão pode evitar diversas doenças, entre elas o câncer de pênis. Outro fator de prevenção é a cirurgia de fimose feita ainda na infância. O procedimento retira a pele do prepúcio, quando é estreita ou pouco elástica e dificulta a exposição adequada da cabeça do pênis, para a limpeza correta. Além da higiene diária, é imprescindível o uso de preservativo durante as relações sexuais.

Os sinais e sintomas que podem indicar câncer de pênis também podem ser causados por outras condições clínicas, no entanto ao apresentar qualquer um destes sintomas é fundamental que o homem consulte um médico imediatamente. “O médico urologista fará o diagnóstico e caso seja necessário dará início ao tratamento, quando detectado inicialmente, o câncer de pênis possui tratamento e tem maiores chances de ser curado”, finaliza o especialista.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest