Variedades

Feira do Livro 2019 traz atrações nacionais e internacionais a Foz

Ao longo de 9 dias, o Clube Gresfi será transformado num grande palco para o maior encontro literário da região. A 15ª edição da Feira Internacional do Livro e o 2º Festival Literário de Foz do Iguaçu (FILFI) acontecem de 5 a 13 de setembro e reunirão grandes nomes da literatura na cidade. A homenageada este ano será a escritora Conceição Evaristo, que fala ao público dia 9 (segunda-feira). Foi de autoria da escritora mineira de 71 anos, o tema adotado pela feira este ano: “Escrevivência – vivendo a literatura”.

“A escolha pela Conceição foi natural. Aguardávamos por esse momento quando poderíamos trazer uma personalidade tão emblemática e forte quanto essa escritora, que também carrega consigo a representação da voz negra feminina na literatura brasileira”, comentou o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Entre as principais obras da escritora está “Ponciá Vivêncio”, lançada em 2003. A obra foi incluída nas listas de vestibulares de instituições em todo o país naquele ano. Becos da Memória, Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Olhos d´Água, também integram a bibliografia da escritora, que utiliza como temática a vivência no subúrbio e a figura feminina como protagonista da resistência à pobreza e à discriminação.

Autores
A curadoria do evento está a cargo do escritor, editor e jornalista Rogério Pereira. A programação inclui 30 escritores e escritoras como Mia Couto, Zeca Camargo, Carpinejar, Miriam Leitão, Luiz Ruffato, Cíntia Moscovich, Cristovão Tezza e muitos mais (veja na programação). Valter Hugo Mãe abre a feira no dia 5, às 20h com a mesa: A convicção da palavra.

Além da participação dos escritores (as) em palestras e mesas, as oficinas também serão ministradas por convidados especiais como o jornalista e escritor Luiz Henrique Pellanda, José Castello e do cartunista Allan Sieber. Autores locais também serão prestigiados durante o evento, com lançamentos, encontros e um sarau.

Toda a programação estará disponibilizada no site oficial do evento: www.feiradolivrodefoz.com.br

Deixe uma resposta