Feira do Livro destaca escritores iguaçuenses

A 12ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu tem sido uma vitrine para as publicações dos escritores da cidade. Inteiramente dedicado à produção literária local, o evento promove lançamentos, bate-papos e debates sobre as obras e os temas abordados nas edições. A venda de livros de escritores iguaçuenses durante a feira também reflete o destaque da programação para as “pratas da casa”. 

A Feira do Livro acontece até domingo, 6, no Shopping Catuaí Palladium, com uma agenda gratuita de atividades de arte, cultura, leitura e literatura, destinada a públicos de todas as idades. Os leitores podem visitar dezenas de estandes de livrarias e sebos, que oferecem livros e publicações em condições promocionais, abrangendo lançamentos, raridades e clássicos em todas as áreas do conhecimento humano. 

O diretor de cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Márcio Vitor Queiroz, conta que além da visibilidade para a produção literária da cidade, a comercialização de livros produzidos por iguaçuenses também está sendo satisfatória. “Em nosso levantamento preliminar, constatamos que as publicações de autores da cidade representam parte significativa das vendas de livros na feira. Este ano, o evento enfatiza o escritor da cidade”, expõe. 

Novos autores

O livreiro Ernani Brito, diretor da Livraria e Editora Epígrafe e coordenador do Núcleo de Livrarias e Sebos da Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), explica que há um aumento da produção literária no município, decorrente da ampliação da estrutura educacional, especialmente do polo universitário. Com efeito, a Feira do Livro consolidou-se como canal importante para a divulgação e a promoção dos autores locais. 

“Temos uma atividade acadêmica maior, com mais universidades e instituições de ensino e pesquisa instaladas no município, resultando no aumento de publicações”, reflete Ernani Brito. “A feira é o principal espaço para fomentar o trabalho dos escritores da cidade, da escrita e da produção intelectual. Hoje conseguimos fazer uma feira apenas com autores locais, talvez antes não fosse possível”, assinala. 

Realização 

A 12ª Feira Internacional do Livro é uma realização compartilhada entre a Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural, Shopping Catuaí Palladium, Acifi, por meio do Núcleo de Livrarias e Sebos, Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu. O evento conta com o apoio das instituições de ensino Colégio COC, Uniamérica, Unioeste e Unila.

Fonte: Assessoria

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp